A arte de elaborar planos motivacionais Caucaia, Ceará

A motivação é um fenômeno psicológico. O ser humano vive em busca de experiências. Seja ela subjetiva, como amar e ter uma carreira profissional de sucesso ou experiências objetivas, como os cuidados físicos e independência financeira. "Resultados dependem de nossa motivação. Motivação é ter um 'motivo para a ação' Descubra qual o seu motivo para a ação, e seja uma pessoa de sucesso. Basta querer!"Dirk Wolter.

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Caucaia, Ceará
 
Anb Águas do Nordeste do Brasil Ltda
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Persil Sc Adm Asses e Part
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Ana CB Pinto
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Segmeq Cons Repres e Serv Ltda
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Sismet Brasil Sistemas Ltda
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Exa Cons e Assoc Sc
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Ngp Cons e Serv Ltda
(85) 261-6349
tv Santos Dumont, 2626, sl 1105, Alto Da Balança
Fortaleza, Ceará
 

A arte de elaborar planos motivacionais

Você elabora planos motivacionais com freqüência? Tem conseguido bons resultados? Recorre a alguma técnica em especial? Pois saiba que resultados otimizados com ações motivacionais só ocorrem quando alguns cuidados básicos são observados.

A motivação é um fenômeno psicológico. O ser humano vive em busca de experiências. Seja ela subjetiva, como amar e ter uma carreira profissional de sucesso ou experiências objetivas, como os cuidados físicos e independência financeira. Em quase tudo sempre haverá uma questão humana determinante. Pode ser uma atitude, uma crença, uma insatisfação, comportamento etc. que, de fato, funcionará como o fiel da balança entre o triunfo ou fracasso da missão.

"Resultados dependem de nossa motivação. Motivação é ter um 'motivo para a ação' Descubra qual o seu motivo para a ação, e seja uma pessoa de sucesso. Basta querer!"
Dirk Wolter

Podemos considerar que a motivação é a mola propulsora para a realização otimizada de qualquer processo. Um time depende da sinergia do grupo para fazer a diferença. Ter um bom motivo para ação pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do projeto. Se formos buscar a origem da palavra motivação, vamos constatar que vem do latim motivus, que significar mover. Ou seja, mover para fazer alguma coisa.

Muitas vezes, recorrer ao esporte coletivo pode ser uma boa forma de encontrar bons exemplos para o mundo corporativo. Recentemente, presenciamos uma magnífica equipe do futebol brasileiro que conseguiu reunir talento e muita motivação. O resultado foi a conquista do principal torneio nacional com algumas rodadas de antecipação. Porém, com o título assegurado o time pareceu não ter encontrado uma outra boa razão para continuar vencendo. Acabaram derrotados por adversários tecnicamente inferiores nas últimas rodadas.

Ao elaborarmos uma ação motivacional é aconselhável recorrer a alguns conceitos fundamentais, senão vejamos: para Abraham Maslow, a fonte da motivação está ligada às necessidades humanas, que podem ser biológicas ou intuitivas. Para ele, no interior de cada ser humano, existe uma hierarquia de necessidades: fisiológicas, de segurança, sociais, afeto e auto-realização. Já a teoria de ERC ensina que devemos trabalhar em três frentes de necessidades humanas: de existência, relacionamento e de crescimento.

"Metas são necessárias não apenas para motivar. Elas são essenciais para nos manter vivos."
Roberto H. Sderller
Também, podemos refletir sobre a teoria X e Y de Douglas McGregor. Muito embora haja contestações, acho que há muito a ser assimilado, por exemplo, na questão do trabalho como fonte de satisfação do ser humano, da receptividade do trabalhador por novos desafios e da habilidade dos membros do grupo em compartilhar e tomar decisões. Também, não devemos ignorar a teoria dos dois fatores ou teoria da motivação-higiene de Frederick Herzberg, como também é conhecida. Ele defende que a motivação resulta da natureza da tarefa e não somente de recompensas ou das condições do trabalho.
Trazendo essas teorias para o campo prático, eu quero crer, que ao elaborar ações motivacionais devemos, no mínimo, nos ater aos seguintes pontos:
a) Criação de metas inteligentes: desafiadoras, porém factíveis;
b) Participação dos agentes envolvidos. Ao invés de criar e repassar as metas pedir que cada um crie o seu próprio objetivo e negocie a viabilidade da mesma com o seu líder;
c) Mantenha feedback constante para toda a organização da performance das equipes;
d) Recompense bem financeiramente e com honraria. Muitas vezes, uma carta para a esposa exaltando as qualidades do marido funciona mais que um prêmio em dinheiro;
e) Regras simples, transparentes e objetivas;
f) Contemplar pontos qualitativos e quantitativos; individuais e coletivos;
g) Não remunerar de forma parcial. Ou se atinge a meta e ganha-se o acordado ou nada feito;
h) Inove nas campanhas de incentivos. Prêmios de viagens (misto de lazer com trabalho - congressos) são sempre ótimas oportunidades para provocar o desenvolvimento pessoal e profissional à medida que expõe o participante a novas culturas e aprendizados;
i) Recorrer à ajuda de consultores especializados.

Tudo isso é muito importante, mas ao contratar gente para a sua equipe, dê preferência por profissional automotivado. Aquele que depende de terceiro para atingir sua motivação máxima quase sempre ficará a reboque dos que não têm essa dependência.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.

Autor dos livros: "Alavancando resultados através da gestão da qualidade", "Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia" e co-autor do livro "Gigantes das Vendas".

Sobre o Autor
Evaldo é Bacharel em Direito e em Ciências Contábeis, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Coach credenciado pelo ICI com especialização em varejo no exterior. Participa dos principais eventos de varejo no Brasil e no exterior (seminários, congressos, roundtable etc). Com mais de trinta anos de trabalho dedicados ao setor do varejo. Atuou em diversas funções em lojas de departamento, em empresas do setor náutico e automobilístico até alcançar o topo de entidades do varejo. Foi diretor de importante grupo do varejo nacional, ex-diretor Regional Minas da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores - FENABRAVE e do Sindicato dos Concessionários de Veículos - SINCODIV. Foi sócio-diretor, em 1993, de lojas do ramo de perfumaria, nos principais shoppings do Rio de Janeiro, atividade que permitiu acompanhar de perto a evolução e o comportamento do varejo. Palestrante com larga experiência em temas como vendas, motivação e atendimento ao cliente, tendo proferido diversas palestras em todo o Brasil. Possui diversos artigos publicados em jornais e revistas. Como consultor do varejo especializou-se em processos envolvendo as áreas de: Marketing, Vendas, Atendimento e Relacionamento com o Cliente (CRM). É responsável pela realização, no exterior, em especial nos Estados Unidos, de Missões Técnicas às entidades com reconhecimento internacional e eventos como a Convenção & Exposição do Varejo da National Dealers Association, entre outros. Atualmente exerce a função de diretor-presidente do Instituto das Concessionárias do Brasil onde presta consultoria a empresas do varejo, profere palestras e atua como facilitador em treinamentos.

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