A avaliação na Educação Infantil passo a passo Rio Branco, Acre

O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa; mediadores que realizam intervenções pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil.

R. L. P. dos Santos - Me
(68) 3221-2301
r Deodoro,Mal, 236, 2 An, Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Sociedade Educativa Acreana Ltda
(68) 3026-1717
av Getúlio Vargas, 1268, An 2 Sl 202, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
(68) 3223-3678
av Epaminondas Jacome, 1260, Base
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Faculdade da Amazônia Ocidental
(68) 2106-8200
etr Dias Martins, 894, Ch Ipê
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Faculdade Barão do Rio Branco
(68) 3213-7070
rdv BR-364, 2000, Km 2, Dis Industrial
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
SESI - Serviço Social da Indústria - AC
(68) 3212-4200
av Nações Unidas, 3727, Estação Experimental
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
UFAC
(68) 3901-2571
rdv BR-364, 4000, Km 4, Dis Industrial
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
A F Carneiro
(68) 3224-1946
r Bartolomeu Bueno, 163, Cs, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
M. S. Pre-vestibular Ltda
(68) 3224-0726
r Venezuela, 658, Cerâmica
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Instituto de Ensino Superior do Acre
(68) 3244-1282
tr Ponta Pora, 100, Capoeira
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

A avaliação na Educação Infantil passo a passo

A avaliação na Educação Infantil passo a passo

• Observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é

fundamental para redimensionar o fazer pedagógico. Essa compreensão

influenciará diretamente na qualidade da interação dos professores com a infância.

• O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa; mediadores que realizam intervenções pedagógicas no

acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil.

• Ainda hoje, na prática cotidiana, é comum, não só na Educação Infantil,

como nos demais níveis de ensino, os avaliados serem só os alunos. É

necessário que a clássica forma de avaliar, buscando "erros" e "culpados",

seja substituída por uma dinâmica capaz de trazer elementos de crítica e

transformação para o trabalho.

• Nesse processo, todos - professores/recreadores, coordenação pedagógica, direção, equipe de apoio e administrativa, crianças e responsáveis - devem, sentir-se comprometidos com o ato avaliativo.

• Para focar o olhar em como se avalia, sugere-se atenção aos pontos abaixo,

nos espaços de educação infantil:

Análises e discussões periódicas sobre o trabalho pedagógico.

Estas ações são realizadas nos encontros periódicos. Elas fornecem elementos

importantes para a elaboração e reelaboração do planejamento. Igualmente

importante é dar voz à criança. Nesse sentido, a prática de avaliar

coletivamente o dia-a-dia escolar, segundo o olhar infantil, traz

contribuições fundamentais e surpreendentes para o adulto educador, ao mesmo tempo que sedimenta a crença na concepção de criança cidadã.

Observações e registros sistemáticos.

Os registros podem ser feitos no caderno de planejamento, onde cada professor/ recreador registra acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças de seu grupo e de determinadas crianças; dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos.

É real que, no dia-a-dia, o professor/ recreador não consiga registrar

informações sobre todas as crianças do seu grupo, mas é possível que venha a

privilegiar três ou quatro crianças de cada vez e, assim, ao final do período, terá observado e feito registro sobre todas as crianças.

Utilização de diversos instrumentos de registro.

Para darmos espaço à variada expressão infantil, podem-se utilizados como

instrumentos de registro de desenvolvimento arquivos contendo planos e materiais referentes aos temas trabalhados, relatórios das crianças e

portfólios.

O professor/recreador deve organizar um dossiê de cada criança, guardando aí

seus materiais mais significativos e capazes de exemplificar seu

desenvolvimento.

Também durante a vivência de um projeto de trabalho, cada grupo deve ter

como meta a produção de um ou mais materiais que organize o conhecimento

constituído acerca do assunto explorado. Assim sendo, o arquivo de temas é o

dossiê do projeto realizado pelos grupos de uma mesma instituição.

Construção de um olhar global sobre a criança

A fim de evitar um ponto de vista unilateral sobre cada aluno, é fundamental

buscar novos olhares:

- Recolhendo outras visões sobre ela.

- Contrastando a visão dos responsáveis com o que se observa na escola/ creche.

- Conhecendo o que os responsáveis pensam sobre o que a escola/creche diz.

- Refletindo sobre o que a família pensa em relação aos motivos de a criança

comportar-se de determinada forma na escola/creche.

- Ouvindo a família sobre como pensa que poderia auxiliar a criança a avançar em seu desenvolvimento.

Sugestões:

Hábitos e Atitudes:

Está sempre atento na sala de aula

Relaciona-se bem com os colegas e professores.

Ouve com atenção e espera a sua vez de falar.

Faz a tarefa com capricho e é pontual na sua entrega

Porta-se no momento da merenda e higiene.

Colabora com a limpeza da sala de aula.

É cuidadoso com o material escolar.

Confia nas tarefas que realiza.

Comporta-se bem nas atividades desenvolvidas.

A conversa está interferindo no rendimento.

Reparte os brinquedos com os colegas

Linguagem:

Entende bem o que lhe é falado.

Expressa-se com clareza.

Articula bem as palavras.

É desinibido e gosta de participar das atividades musicais e teatrais.

Dialoga sobre suas vivências espontaneamente.

Na hora da história, está disposto a ouvir e participar.

Desenvolvimento Cognitivo:

Apresenta bom raciocínio matemático.

Tem facilidade em compreender as noções matemáticas.

Compõe quebra-cabeça.

Consegue concentrar-se na realização das atividades.

Demonstra interesse e criatividade na execução dos trabalhos.

É responsável na execução das atividades.

Desenvolvimento Psicomotor:

Consegue movimentar-se bem (pular, correr, saltar, arrastar...).

Quando modela cria formas diferentes.

Apresenta boa motricidade fina (recortar, pintar, colar...).

Tem consciência do seu corpo e consegue expressar-se graficamente.

Orienta-se bem no espaço e tempo.

Sobre o Autor

Nome Completo: Samuel de Sousa Santos
Formação: Contabilidade
Especialização: Administração de Empresas Atividades realizadas: 6 anos como Gerente do antigo Banco Bemge, 3 anos como Gerente do Banco Itaú. Gerente de Vendas do Grupo Martins, e atualmente Diretor da Escola Inglês Curso Escola de Idiomas Ltda. Conhecimentos: Conhecimentos avançados de técnicas de SEO, conhecimento avançado em redes, internet, Criação e gerenciamento de sites com Joomla, e oscommerce. Atualmente responsável pelos sites:
http://www.inglescurso.net  Curso de inglês Grátis
http://www.espanholcurso.com.br Curso de espanhol grátis
http://www.profissionalizando.com  Cursos profissionalizantes grátis
http://www.livrariaonline.net  Livraria online


Artigos.com