A importância do mapeamento de competências Manaus, Amazonas

O mapeamento de competências deve contemplar as competências requeridas na pretensão do atingimento da vantagem competitiva, pois os mapas disponíveis são genéricos e devem servir de orientador, porém o produto final deve conter aquelas competências essenciais para as estratégias propostas, as que trarão a diferença para organização.

Cinara de A Nery
(92) 3656-5170
r Jorge Teixeira,Cel, 7581, Lj 33, Lírio do Vale
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
R A Hodietech Informática Ltda ME
(92) 3088-0042
av Álvaro Maia,Sen, 440, An 1 Sl 103, Centro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Ft Imoveis Ltda
(92) 3234-7545
av Constantino Nery, 940, Ap 101, Centro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Lourenco dos Santos Pereira Braga
(92) 3633-1464
r Acre, 26, Ed Mao First Tower, N S das Graças
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Condominio do Centro Comercial Eldorado
(92) 3642-1988
r Recife, 1044, Adrianópolis
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
WHG Engenharia e Consultoria Ltda
(92) 3633-5818
r Porto Alegre,Visc, 149, Centro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
E B Damasceno
(92) 3633-9456
r Vale do Sol, 51, Lírio do Vale
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Procasa Empresa Imobiliária Ltda
(92) 3236-2548
av Tancredo Neves, 295, Prq 10 de Novembro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Jalc Servicos Empresariais Ltda
(92) 3234-8677
av Floriano Peixoto, 215, Sl 616, Centro
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Targo Consultoria e Marketing
(92) 3584-4659
r Rio Jutaí, 488, N S das Graças
Manaus, Amazonas

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

A importância do mapeamento de competências

O mapeamento reveste-se de grande relevância para uma empresa ou área organizacional que pretenda inventariar e monitorar seu portfolio de competências. O objetivo precípuo é manter ou melhorar os níveis de competitividade atingidos na manutenção da sustentabilidade ou almejar a vantagem competitiva frente à concorrência pelo desenvolvimento de competências de essenciais.

Por competências organizacionais* entende-se todo o corpo do conhecimento, medologias, processos, etc. da empresa (capital intelectual) e por competências individuais (capital humano) - o conjunto de saberes dos colaboradores (conhecimentos, habilidades e atitudes) que é o capital diferencial da organização.

Nesta era do conhecimento os ativos intangíveis chegam à cotação cinco vezes maior que os ativos físicos, principalmente em empresas de serviços. Os ativos intangíveis, também conhecidos como capital intelectual*, são constituídos segundo Edvinsson e Malone (1998), pelo capital humano, capital de clientes e capital estrutural (organizacional, processos e inovações).

Os ativos físicos sofrem monitoramento constante em grande parte das empresas tanto nas perspectivas contábil como física visando valorar sua depreciação e estado de conservação para não sofrer solução de con

tinuidade, e quanto ao capital humano? O fato de não se depreciar, gastar ou quebrar leva as organizações a negligenciá-lo quanto ao inventario e monitoramento? Mas, porquê fazê-lo? Quando?

As áreas organizacionais geralmente demandam competências similares quanto ao componente atitudinal (ser), embora que em função da natureza de processo peculiar às diversas funções que as áreas realizam, os componentes de conhecimento (saber) e/ou habilidades (fazer) exigem competências especificas..

Daí, deduz-se que o mapa deve contemplar as competências requeridas na pretensão do atingimento da vantagem competitiva, pois os mapas disponíveis são genéricos e devem servir de orientador, porém o produto final deve conter aquelas competências essenciais para as estratégias propostas, as que trarão a diferença para organização.

O rol de competências necessárias ao sucesso do plano estratégico confrontado com o inventário e avaliação das competências disponíveis na empresa ou área tem como resultado o plano de desenvolvimento de competências, que será incorporado ao planejamento global da organização com objetivos, metas e atribuições.

Os Fatores críticos de sucesso* são excelentes facilitadores na construção do mapa, pois segundo Rockart (1978) - criador do conceito - "FCS são algumas áreas de atividade chave, cujos resultados favoráveis são absolutamente necessários para os gerentes atingirem seus objetivos", assertiva corroborada por Bullen (1981) onde os "FCS são entendidos como um número limitado de áreas nas quais um resultado satisfatório assegura um bom desempenho competitivo aos indivíduos, departamentos e organizações".

A prevalência destas áreas organizacionais sobre outras, sugere o estudo com maior critério no mapeamento e conclusões sobre competências desejáveis versus instaladas. Também um exame acurado da Cadeia de valor (Porter, 1989) e seus elos merece atenção para determinar as competências a serem desenvolvidas e implementadas.

Eventualmente o desenvolvimento de competências* pode não estar atrelado ao planejamento estratégico, sendo direcionado ao aumento de lucros (eficiência operacional), ao incremento de receitas (eficácia da forca de vendas), ao aumento de valor agregado* (atendimento, distribuição, serviços), etc., com conotação tática (departamental), neste caso a metodologia BSC se apresenta como ferramenta ideal.



IMMVII

s-graduação em  Administração Estratégica no IESC- Instituto de Ensino Superior Camões (Ctba-PR)

Sobre o Autor
Graduado em Ciência da Computação e Engenharia de Producao na Universidade Mackenzie (SP) e pó

Artigos.com