Administração de unidades escolares Brasília, DF

A gestão escolar atualmente é tarefa muito complexa, pelos mais variados motivos. A começar pelos interesses políticos que muitas vezes são antagônicos aos pedagógicos, passando pela falta de credibilidade da escola perante a comunidade. Entenda mais abaixo.

Wizard
(61) 3322-1214
CLS-102, s/n, Qd 102 Bl D Lj 35, Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Traduções Aildasani Ltda
(61) 3223-7000
SHS Quadra 6, s/n, An 18 Sl 1801, Asa Su
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Aprovação
(61) 3225-3073
Sds Bl P, s/n Ed. Venâncio III Sala 212 Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
CFC-B Teka Auto Escola
(61) 3327-4938
SCLM Qd 703 Bl A Sl 2, s/n Asa Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Aprenda Fácil
(61) 3468-6600
Shin Ca 7, s/n Bl G7 Lj 100 Largo Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Ativa Ltda
(61) 3301-5414
Sds Bl H, s 506 Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercia
(61) 3313-8877
SCS Quadra 6, s/n, A Lj 246, St Coml Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola F&M
(61) 3323-9637
SDS, Bl O Te Lj 59 Ed. Venancio VI Conic Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Octogonal
(61) 3361-1581
R AOS 4/5, S/N Bl B Lj 15 Sub Solo Área Octagonal
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Octogonal
(61) 3361-1581
R AOS 4/5, S/N Bl B Lj 15 Sub Solo Área Octagonal
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Administração de unidades escolares

O sucesso de uma escola está intimamente ligado ao bom relacionamento entre o diretor e o corpo docente, quanto mais afinada essa relação, maiores as probabilidades de bom rendimento nos trabalhos pedagógicos, facilitando o aprendizado dos alunos.

Acredito que um dos maiores e mais importantes desafios do diretor de uma unidade escolar, seja fomentar o espírito de equipe entre os professores e funcionários da escola, ou seja, fazer a transição de um grupo para uma equipe escolar. Existe uma diferença entre um grupo e uma equipe: um grupo pode ser comparado a pescadores, todos realizando suas tarefas de forma isolada com objetivos individuais (mesmo que a tarefa seja semelhante). Por outro lado, a equipe se assemelha aos remadores de um barco, onde cada elemento realiza sua tarefa (que pode ser semelhante ou não) visando atingir o mesmo objetivo. Esses conceitos têm muita aplicabilidade na educação, metaforicamente os professores podem ser comparados aos remadores do mesmo barco. Quando isso acontece está instalado o espírito de equipe, em que todos os elementos da escola trabalharão para atingir as metas estabelecidas no plano escolar, culminando em bons resultados obtidos pelo alunado.

Quando a equipe funciona em harmonia, o trabalho do diretor se torna menos árduo, porém, não menos importante. A ele cabe a função de oferecer suporte, tanto pedagógico como material, para que os professores desenvolvam seus trabalhos da melhor maneira possível, cobrar e trabalhar junto com a equipe para que as metas sejam alcançadas, proporcionar momentos de liderança aos professores (todos eles), estabelecer a ligação entre escola e comunidade suprindo, dentro do possível, algumas de suas necessidades.

Administrar uma escola é uma empreitada complexa, nesse contexto a gestão participativa assume papel fundamental. A figura do diretor centralizador, autoritário e conseqüentemente temido por alunos, pais de alunos, funcionários e até mesmo por professores, aquele que apenas cobra resultados, mas não contribui efetivamente para que eles aconteçam, que está preocupado apenas com a boa reputação de sua escola, principalmente no que diz respeito à disciplina, e não com o conteúdo trabalhado dentro dela não deve, ou não deveria ter mais espaço.

O gestor moderno tem sua liderança reconhecida naturalmente, através da sua conduta, seu relacionamento com todos os integrantes do universo escolar e de seu conhecimento nos mais variados assuntos que permeiam esse universo.

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com