Analisando a tecnologia Flex Alagoinhas, Bahia

Entenda quais são as vantagens do sistema bicombustível. Examine a expansão da comercialização de carros com tecnologia Flex. "A possibilidade de escolha de combustível passou a ser uma realidade no mercado nacional e se estendeu a todas as outras montadoras nacionais", destaca o autor.

Narcio Willyam Dias Taufner - Me
(73) 3291-8598
tr Mauá, 660, Sta Rita
Teixeira de Freitas, Bahia

Dados Divulgados por
C Lobao & Cia Ltda Me
(73) 3525-6893
av Landulfo Caribe, 103, Centro
Jequié, Bahia

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Azul Diesel Mecânica e Peças Ltda
(71) 3644-3464
r Machado de Assis, 125, Lama Preta
Camaçari, Bahia

Dados Divulgados por
Colobrisa Ltda
(77) 3613-5391
r José Bonifácio, 607, Centro
Barreiras, Bahia

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V. L. Guimarães de Moraes - Me.
(73) 3292-6392
av Alcobaca, 207, Tr, Nova América
Teixeira de Freitas, Bahia

Dados Divulgados por
Valdelio Catarino dos Santos - Me
(71) 3627-0511
r Machado de Assis, 83, Gp, Lama Preta
Camaçari, Bahia

Dados Divulgados por
Mecânica Tartaglia Ltda
(73) 3292-5284
av Uirapuru, s/n, Cs, Bela Vista
Teixeira de Freitas, Bahia

Dados Divulgados por
J R J Oficina Mecanica e Servicos Ltda
(75) 3223-5732
r Rio Araguaia, 70, Capuchinhos
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Francisco do Nascimento
(77) 3423-4054
av Dutra,Pres, 2626, B, Brasil
Vitória da Conquista, Bahia

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M. L. Autopeças Ltda
(73) 3617-0077
av José Soares Pinheiro, 395, Centro
Itabuna, Bahia

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Analisando a tecnologia Flex

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Em março de 2003, a Volkswagen apresentava o primeiro veículo de produção em série com sistema bicombustível. Na época, a novidade dividiu opiniões em função da sua eficácia, economia e manutenção. Em questão de meses, no entanto, a possibilidade de escolha de combustível passou a ser uma realidade no mercado nacional e se estendeu a todas as outras montadoras nacionais: Chevrolet, Fiat, Ford, Toyota, Honda, Nissan, Mitsubishi, Citroën, Peugeot e Renault.

Atualmente, a situação é praticamente irreversível; aproximadamente 90% dos carros novos licenciados no País possuem o sistema que permite o abastecimento de álcool ou gasolina, em qualquer proporção. Ou seja, se você nunca teve, é bem provável que ainda vá ter um carro flexível em sua garagem. E essa vantagem não se estende só a automóveis de passeio; veículos maiores, como picapes, monovolumes e SUV´s já oferecem blocos flexíveis.

A maior vantagem, com certeza, está na economia no bolso do consumidor que trafega em regiões onde o álcool vale até 70% do preço da gasolina. Desvantagens também existem. Em alguns modelos, por exemplo, ainda existe a dificuldade em fazer o motor entrar em funcionamento quando a temperatura está baixa, mesmo com o tanque de partida a frio, quando abastecido com álcool. Todos os carros bicombustíveis, com exceção da versão E-Flex do VW Polo, utilizam o “tanquinho”. O compartimento é usado para armazenar gasolina utilizada durante a partida do motor em temperaturas inferiores a 17ºC, em média.

Mesmo anos após a apresentação da tecnologia, o sistema flex ainda provoca dúvidas nos usuários, principalmente no que diz respeito à manutenção do motor e da economia de combustível em relação à utilização do álcool. De qualquer forma, a tecnologia está consolidada no País, é exportada para a Europa e já foi estendida, inclusive, ao segmento das duas rodas.

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