Analisando a tecnologia Flex Alagoinhas, Bahia

Entenda quais são as vantagens do sistema bicombustível. Examine a expansão da comercialização de carros com tecnologia Flex. "A possibilidade de escolha de combustível passou a ser uma realidade no mercado nacional e se estendeu a todas as outras montadoras nacionais", destaca o autor.

Gilvalter D de Oliveira Me
(71) 3644-0354
av Radial A, 1246, Camaçari de Dentro
Camaçari, Bahia

Dados Divulgados por
P.c. de Menezes de Itabuna
(73) 6133-2110
av Antônio Carlos Magalhães, 3359, A, Lomanto
Itabuna, Bahia

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Antonio Fernando Souza Santos-me
(75) 3614-8623
r Almiro,Comdt, 1063, Pilão
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Azul Diesel Mecânica e Peças Ltda
(71) 3644-3464
r Machado de Assis, 125, Lama Preta
Camaçari, Bahia

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Auto Máquinas Mimoso Ltda
(77) 3628-6092
r Contorno, 4, Qd 5, Ouro Branco
Barreiras, Bahia

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Maxservice Automotivos Ltda Epp
(71) 3334-2533
av Vasco da Gama, 828, Lj 11, Federação
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
Getulio Pinheiro de Matos de Jequie Me
(73) 3525-8248
r Florestal, 27, Centro
Jequié, Bahia

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Autolave Camacari Ltda
(71) 3621-0824
av Radial A, 494, 504, Camaçari de Dentro
Camaçari, Bahia

Dados Divulgados por
Itamadil Itamaraju Diesel Ltda
(73) 3292-6800
av Alcobaca, s/n, Sn, Nova América
Teixeira de Freitas, Bahia

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Marilene Ferreira Alves de Souza Me
(77) 3611-5441
r Nezinho Pamplona, 8, Ouro Branco
Barreiras, Bahia

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Analisando a tecnologia Flex

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Em março de 2003, a Volkswagen apresentava o primeiro veículo de produção em série com sistema bicombustível. Na época, a novidade dividiu opiniões em função da sua eficácia, economia e manutenção. Em questão de meses, no entanto, a possibilidade de escolha de combustível passou a ser uma realidade no mercado nacional e se estendeu a todas as outras montadoras nacionais: Chevrolet, Fiat, Ford, Toyota, Honda, Nissan, Mitsubishi, Citroën, Peugeot e Renault.

Atualmente, a situação é praticamente irreversível; aproximadamente 90% dos carros novos licenciados no País possuem o sistema que permite o abastecimento de álcool ou gasolina, em qualquer proporção. Ou seja, se você nunca teve, é bem provável que ainda vá ter um carro flexível em sua garagem. E essa vantagem não se estende só a automóveis de passeio; veículos maiores, como picapes, monovolumes e SUV´s já oferecem blocos flexíveis.

A maior vantagem, com certeza, está na economia no bolso do consumidor que trafega em regiões onde o álcool vale até 70% do preço da gasolina. Desvantagens também existem. Em alguns modelos, por exemplo, ainda existe a dificuldade em fazer o motor entrar em funcionamento quando a temperatura está baixa, mesmo com o tanque de partida a frio, quando abastecido com álcool. Todos os carros bicombustíveis, com exceção da versão E-Flex do VW Polo, utilizam o “tanquinho”. O compartimento é usado para armazenar gasolina utilizada durante a partida do motor em temperaturas inferiores a 17ºC, em média.

Mesmo anos após a apresentação da tecnologia, o sistema flex ainda provoca dúvidas nos usuários, principalmente no que diz respeito à manutenção do motor e da economia de combustível em relação à utilização do álcool. De qualquer forma, a tecnologia está consolidada no País, é exportada para a Europa e já foi estendida, inclusive, ao segmento das duas rodas.

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