Analisando as concorrências empresarias Barbacena, Minas Gerais

Se ficarmos com medo dos concorrentes, eventualmente vamos baixar o nosso preço e se isso ira se tornar uma prática comum. Não existe mercado pequeno ao ponto impedir a coexistência de algum concorrente. Saiba mais como usar a sua concorrencia a seu favor.

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Analisando as concorrências empresarias

Não existe mercado pequeno ao ponto impedir a coexistência de algum concorrente. Não existe mercado, sem a possibilidade de comparação. Na realidade, não existe mais o seu mercado e sim, um mercado único global, onde algum interessado pelos seus produtos, poderá entrar no Google, pesquisar e encontrar dezenas, senão, milhares de concorrentes seus, com preços, portifólios e vantagens muitas vezes superiores as suas.

No mercado local, sempre estamos rosnando como cachorros, ou até demarcando nossos territórios como os cachorros... eventualmente fazemos acordos de cavalheiros não declarados, onde não nos metemos nos clientes dos concorrentes, mas o fato, é que os novos empresários, aqueles que tem gás, boas idéias e tudo aquilo que você teve, não sabe e, sem você pensar, lá se foi o seu cliente de anos.

Então, temos concorrentes globais e locais que não imaginávamos e ainda, continuamos imaginando meios de manter nossos pseudo feudos, que são firmes como um castelo de cartas.

Não é de hoje que vemos no mercado mundial, grandes empresas fazendo alianças estratégicas para uma atuação em determinados mercados, inclusive concorrentes criando ou apoiando novas tecnologias e modelos de negócio. Porque? Porque no mercado, ninguém sobrevive sozinho. Não importa qual o tamanho da sua empresa, qual mercado e qual a sua região, sozinho você certamente estará fadado ao desaparecimento.

Hoje em dia, os clientes querem ter a oportunidade de comparar e com o advento da Internet ele faz isso sozinho ou ainda usa sites como o Busca Pé e outros, que fazem comparações de produtos e preços e ele escolhe a empresa que lhe oferecer mais vantagens.

Então, se você pensa ou acha que o seu mercado está garantido, parabéns, tomara que você esteja certo e continue assim, mas saiba, que de hora para outra, seus principais clientes poderão mudar para um concorrente na Índia ou até, na cidade do lado.

Eu já morei em várias cidades do Brasil e cada região, cada cidade, cada estado tem suas características e empresas locais, mas nunca vi empresas donas de algum mercado. Todas tem que lugar pelos seus espaços.

A melhor forma de se conquistar o mercado, é ensinar o cliente a comprar o seu produto e para isso, a melhor forma, é quando os concorrentes falam a mesma língua, então, o cliente consegue comparar nas vantagens e não no preço.

Então, você precisa procurar seus concorrentes, conversar e quem sabe até criar uma associação local para fomentar mais ainda o mercado. Procure trocar experiências, porque, sempre a grama do vizinho será mais verde, mas quando você olha de perto, é igual ou pior que a sua.

Como trabalhar com a sua concorrência
Todos os mercados grandes precisam de regras, alguns mais e outros menos. Podemos ver que todos tem agências reguladoras, leis e sindicados, se todos estiverem dentro delas, o resto reina a lei de mercado.

Precisamos conversar com a concorrência para aumentar a eficiência, número de clientes e claro, os lucros. Se ficarmos com medo dos concorrentes, eventualmente vamos baixar o nosso preço e se isso se tornar uma prática comum, vai chegar o momento que todos vamos quebrar ou, seremos obrigados a baixar nossa qualidade.

Cada empresa tem o seu nicho, então, cada concorrente fica focado no seu mercado, por melhor ou pior que seja, com isso, evitamos os choques no mercado.

Outra forma é a de consórcio. Eu tenho um grande projeto, mas não terei condições de fazer sozinho, então, escolho o meu concorrente parceiro mais habilitado e vamos a luta juntos.

Ainda tem o caso, quando trabalhamos para cobrir alguma proposta, esta é uma prática difícil e complicada, mas muitas vezes, o próprio cliente procura o seu concorrente, que lhe ajudará neste caso.

E finalmente, o seu concorrente tem o produto ou serviço ou ainda, o portifólio que você precisa. Então, você negocia com ele uma forma de entrega-la para o seu cliente.

Qualquer que seja a forma, o foco é o ganha-ganha, eu ganho e você ganha.

Satisfação total do cliente, só no preço certo
O mercado paga o preço que for necessário pela qualidade, atendimento e satisfação. Se o mercado fosse louco pelo preço, não teríamos carros importados maravilhosos nas ruas... aqui em São Luís, vejo só 4x4 e não moramos em dunas... para que pagar R$ 70 mil em um carro 4x4? Qualquer que seja o desejo, o povo faz prestação e tem o seu zero.

Não existe mercado que sobreviva com valores abaixo do limite da qualidade... o cliente até pode comprar o produto e serviço, mas logo ficará sem fornecedor ou pior, ele ficará tão frustrado, que certamente achará que você o enrolou.

Então, foque sempre na qualidade,e atendimento, que o resultado será satisfação do cliente. Se você conseguir unir um grupo de concorrentes falando a mesma língua, vendendo produtos diferentes, mas com qualidade s e atendimentos satisfatórios, os outros concorrentes certamente serão obrigados a mudar.

Lembre-se, que boa parte da renda do Brasil está nas mãos de menos de 10% da população... todos eles querem qualidade e atendimento. Todos querem ter o melhor ao preço certo... que não quer dizer baixo.

Concorrentes Unidos, jamais serão vencidos!

Ruben Zevallos Jr.

Especialista de projetos para Internet desde 1993, mantém diversos sites e projetos pessoais como owww.direito2.com.br

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