Aprenda a construir uma network Rio Branco, Acre

Construir uma sólida e bem estruturada rede de relacionamentos, é um trabalho árduo, mas extremamente prazeroso, afinal, fazer negócios nada mais é, do que se relacionar e trocar informações a respeito do que cada um faz, e descobrir como podemos ajudar e ser ajudados pela pessoa que acabamos de conhecer.

Kennedy Eletricista
(68) 322-9505
r Pinheiros ,352, Quadra 46,casa19 ,Cj Universitario
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Nova Comercial Elétrica
(68) 3223-5053
r Rubens Carneiro, 47, Abrahão Alab
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Gr Eletrico
(68) 3026-4943
rod Br 364, 7835 Distrito Industrial
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Sol Engenharia e Serviços De Eletricidades
(68) 3227-1572
r Felicidade, 63 ,c25 Rio Branco
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Elienes Eletricista
(68) 9975-6561
r Da Laranja, 867,Mocinha Magalhaes
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Ferraz & Moraes Ltda
(68) 3227-8257
av Nações Unidas, 1507, Sl 102, Izaura Parente
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
James Eletricista
(68) 9281-1700
r Alvaro Cezar, 220, João Eduardo II
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Chagas Assitencia Eletrica Hidraulica
(68) 3227-9002
tv Raimundo Melo,20 Quadra 04 Conjunto Esperança
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Gloria Cardoso
(68) 3224-4237
tv Capitana,40,Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Raimundo Eletricista
(68) 9998-0692
tv Jose Barbosa, 18 Vila da Amizade
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprenda a construir uma network

Aprimore suas habilidades na

"Arte de Construir Relacionamentos"

e os bons negócios serão conseqüência natural!

Fábio Azevedo


Network é uma palavra que está na moda ultimamente, a construção de um bom Network ou rede de relacionamentos, realmente é imprescindível para todos aqueles que desejam realizar bons negócios em suas áreas de atuação, a internet tem contribuído em muito neste papel, a facilidade que a rede virtual proporciona para que façamos contatos com pessoas do mundo inteiro, tem transformado a forma como nos relacionamos com o mercado.

Construir uma sólida e bem estruturada rede de relacionamentos, é um trabalho árduo, mas extremamente prazeroso, afinal, fazer negócios nada mais é, do que se relacionar e trocar informações a respeito do que cada um faz, e descobrir como podemos ajudar e ser ajudados pela pessoa que acabamos de conhecer.

Uma rede de relacionamentos bem construída, garante uma caminhada mais suave no mundo dos negócios, quem de nós nunca precisou da ajuda de alguém, seja para fazer um negócio ou simplesmente agilizar alguma tarefa que está emperrada.

A construção desta rede deve ser observada diariamente, um simples telefonema pode trazer resultados fantásticos, por isso, devemos estar atentos a tudo! Às vezes, aquela pessoa que você nunca imaginaria que pudesse lhe ajudar pode ser a sua tábua de salvação, mas é fundamental que você seja sincero nos seus relacionamentos, uma abordagem forçada, transmite falsidade, se você acredita que os outros não vão perceber que você está se aproximando deles por puro interesse, está redondamente enganado! Todos nós temos sensibilidade, e percebemos quando não são sinceros conosco.

Algumas atitudes podem auxiliar na construção da sua rede de relacionamentos, e vou tentar enumerar aqui 10 dicas que podem ser fundamentais na edificação de seu Network, mas lembre-se! Estas são apenas algumas formas de iniciar relacionamentos, e cada pessoa desenvolve suas próprias técnicas ao longo do tempo.

1- Conversas de elevador

Seja no prédio que você mora, trabalha ou na empresa que está visitando, um elevador sempre será um ótimo local para conhecer pessoas, um bom dia bem sonoro, abre sorrisos e quebra o gelo para uma conversa informal, é claro que ninguém vai ficar amigo em poucos segundos, mas certamente você terá aberto uma porta para futuros encontros, em um elevador você pode conhecer desde contínuo de uma grande empresa até o seu presidente, por isso use este meio de locomoção comunitário com sabedoria, conversas de elevador podem ser muito saudáveis para a construção de sua rede de relacionamentos.

2- Eventos

Qualquer evento pode ser um forte fator de crescimento para sua rede de relacionamentos, feiras, congressos, palestras, seminários, exposições, locais como estes aglomeram uma quantidade significativa de pessoas, e certamente você terá chance de conhecer várias delas, seja simpático, troque cartões, se interesse pelo produto ou serviço da pessoa que acabou de conhecer, pois você pode ter na sua frente a grande oportunidade de sua vida.

Sempre que eu participo de algum tipo de evento, volto para casa com uma enormidade de folders e cartões, e minha primeira providência é mandar um e-mail para cada um dos contatos que fiz, um e-mail simples, agradecendo pela última conversa e ficando à disposição para um futuro encontro, o efeito de e-mails deste tipo são excelentes, é sempre adiciono novos amigos a minha rede de relacionamentos após eventos como estes.

3- Entidades de classe, associações e federações

Nestes locais sempre são promovidos vários encontros, fóruns e eventos, é terminam transformando-se em excelentes locais para trocar idéias e realizar negócios. Procure descobrir as entidades relacionadas com sua área de trabalho e se envolva com elas, busque informações, participe dos fóruns e eventos e você verá que esta é uma excelente forma de se tornar conhecido e conhecer novos amigos.

4- Hotéis e Aeroportos

Durante minhas viagens de trabalho, sempre procuro ampliar minha rede de relacionamentos, saguões de aeroportos e hotéis são locais maravilhosos para conhecer novos contatos, normalmente as pessoas estão ali fazendo hora, aguardando alguém ou alguma coisa, e uma conversa amigável sempre é bem vinda nestes momentos. Fiz grandes amizades em momentos assim, por isso em vez de reclamar que o tempo não passa ou que o seu vôo atrasou, use este tempo produtivamente e aproveite para solidificar seu network.

5- Cursos

Cursos de aperfeiçoamento, pós-graduação e MBA's são ótimos para conhecer pessoas de sua área e fazer novas amizades, nestes locais você tem mais tempo para conhecer os participantes, desenvolver relacionamentos mais fortes, trocar informações, experiências e reconhecer afinidades, lugares assim podem lhe ajudar muito na ampliação de sua rede.

Muitos profissionais às vezes se matriculam em cursos assim, muito mais para ampliar sua rede de relacionamentos do que pelo objetivo principal, que seria adquirir um novo diploma.

6- Ócio

Quando estamos relaxados, em nossos momentos de ócio e lazer, não percebemos que ali está uma excelente oportunidade para desenvolver relacionamentos extremamente saudáveis, conhecer pessoas em momentos assim solidifica um vínculo muito forte, pois automaticamente associamos a amizade ao momento de lazer, você se torna o amigo do futebol, do tênis, da caminhada, da academia, e isso facilita em muito no estreitamento das relações. Muitas vezes não percebemos que ao nosso lado pode estar justamente o diretor daquela empresa que tentamos fazer negócio há mais de dois anos, por isso valorize os momentos de ócio e lazer e aprenda a reconhecer as oportunidades para ampliar sua rede de relacionamentos.


7- Redes sociais online de relacionamento

Ferramentas como o Orkut, fóruns de discussão entre outros, podem se revelar excelentes para a ampliação de sua rede de relacionamentos, nestes locais existem muitas comunidades que podem conter pessoas estratégicas, já conheci muitos amigos por meio de ferramentas assim, um simples olá seguido da frase "gostaria de trocar algumas idéias sobre tal assunto com você" pode gerar excelentes oportunidades de negócios. Saiba utilizar estas poderosas ferramentas de relacionamento, e defina quais serão de uso pessoal e profissional, não misture! Isso pode lhe trazer transtornos difíceis de serem resolvidos depois! Já conheci casos esdrúxulos, onde a imagem da pessoa envolvida ficou muito comprometida profissionalmente, por isso, saiba separar as coisas, e seja maduro na hora de se relacionar na rede.


8- Comentando matérias e artigos

Outra forma bastante sadia de construir relacionamentos é comentando matérias e artigos publicados em jornais, revistas, sites e portais. Muitas vezes, sentimos aquela vontade de fazer um comentário a respeito do tema abordado por determinado autor, mas não temos a iniciativa de enviar um e-mail para iniciar um contato com esta pessoa. Lembre-se que independente de quem escreveu tal artigo ou matéria, em primeiro lugar ele é um profissional, e certamente gostará de conhecer a opinião de outros profissionais.

Desenvolvendo este hábito, você poderá acrescentar nomes de peso à sua rede de relacionamentos, e criar inimagináveis oportunidades de negócio.

Network não combina com timidez e falta de iniciativa, por isso mexa-se! Comunique-se! E amplie sua rede!

9- Ative suas antigas agendas

Nossas agendas antigas podem conter contatos preciosos, muitos esquecem no fundo do armário as agendas velhas, o ano novo chega e a maioria não se dá ao trabalho de passar os contatos de uma agenda para outra. Às vezes durante o decorrer do ano, encontramos e reencontramos pessoas que poderiam ser preciosas para nossa rede de relacionamentos, mas não anotamos seus telefones e e-mails, e muitas delas terminam ficando esquecidas.

Outra forma de vasculhar as antigas agendas é procurando velhos amigos de infância, imagine o que estará fazendo hoje, aquele seu grande amigo dos tempos da sexta série, ou aquele vizinho da casa da rua de cima, que jogava bola com você todo dia no campinho do bairro. Tentar reativar antigos relacionamentos, além de ser uma experiência extremamente prazerosa, pode ser um fator decisivo para o aumento exponencial do seu network.

10- Não discrimine ninguém

Muitas vezes tendemos a selecionar amizades, acreditamos que pelo fato de determinada pessoa não estar em uma elevada posição social, ela não poderá fazer parte de nosso círculo de amigos, pois não nos trará nenhum benefício. Está visão discriminatória é inconcebível! Todos são importantes, vivemos em sociedade, e aquele que você discrimina hoje, terá atitude semelhante à sua no futuro, gerando um círculo pernicioso de afastamento interpessoal.

Lembro-me de uma certa vez, que eu precisa falar com o diretor de marketing de uma grande empresa de seguros, a qual a sede ficava no mesmo prédio onde um grande amigo possuía um escritório de advocacia que eu visitava com freqüência. O ascensorista do elevador do prédio era um senhor muito simpático, e eu gostava muito de conversar com ele, falávamos a respeito de tudo, um bate-papo bacana, ele já tinha uma idade avançada, e gostava do que fazia, dizia constantemente para mim, que nunca iria conseguir se aposentar e ficar sem ver seus amigos do prédio, ele realmente era uma pessoa muito boa, mas visivelmente de origem humilde e sem estudos. Minha amizade com ele era totalmente despretensiosa, eu realmente gostava das nossas conversas, e constantemente levava alguns pães de queijo para ele quando ia visitar meu amigo advogado.

Certa vez, o simpático ascensorista me abordou logo ao entrar no elevador e me perguntou:

- Dr. Fábio, desculpe a intromissão, mas estes dias, eu ouvi o senhor conversando com seu amigo, dizendo que nunca conseguia ser recebido pelo diretor de marketing da empresa de seguros "X".

Respondi prontamente:

- Sim, realmente faz muito tempo que tento ser recebido por ele, mas ele deve ser muito ocupado, pois nunca pode me receber!

Meu simpático amigo ascensorista completou dizendo:

- Dr. Fábio, ele chega todos os dias pontualmente às 07h30min, e sobe direto da garagem para o 17º andar, se o senhor chegar aqui neste horário, o senhor consegue falar com ele no elevador!

Fiquei surpreso com meu amigo ascensorista, e disse a ele que no dia seguinte eu estaria no prédio às 07h20min, aguardando o momento de encontrar o diretor de marketing.

Contei este fato, pois todos nós algum dia já caímos no erro da discriminação, construir uma boa rede de relacionamentos, não lhe obriga a ter em sua agenda somente nomes de diretores e presidentes de empresas, por isso, socialize-se e não discrimine ninguém!

Espero que estas dez dicas possam lhe auxiliar na construção de sua rede de relacionamentos, cultivar amigos é a melhor forma de alcançar o sucesso, por isso seja cordial, sincero e desinteressado, com o tempo você vai perceber que estes são os principais fatores para você ter um excelente network.

Lembre-se! Qualquer lugar é um bom lugar para se fazer um novo amigo!

www.saladetreinamento.blogspot.com



 


 


Site do Autor


www.fabioazevedo.net


 


Blog do Autor


www.saladetreinamento.blogspot.com



 


 


 


Colunas 



www.saladetreinamento.blogspot.com/

www.administradores.com.br

www.ogerente.com.br

www.gestaodecarreira.com.br

www.rhportal.com.br/

www.wellnessclub.com.br

www.artigonal.com

www.artigos.biz

www.catho.com.br


 


Sobre o Autor

Fábio Azevedo é empresário, sócio-diretor da GT Editora, empresa do segmento editorial e de entretenimento para cinema e TV e Diretor Presidente da Fábio Azevedo Consultoria & Treinamentos, escritor, roteirista, palestrante e consultor de negócios na área imobiliária e de franchising.

Formatou sua carreira profissional na área de vendas com mais de 19 anos de experiência, artista marcial e seguidor da milenar filosofia Budista, é especialista em técnicas orientais focadas para a melhora da qualidade de vida, gestão e desenvolvimento humano nas empresas, maximização de resultados e ampliação de competências em vendas.

Ministra cursos e treinamentos nas áreas de atendimento ao cliente, vendas externas, vendas no varejo, estratégias de vendas, gerenciamento de objeções, motivação em vendas.

Professor da Escola do Varejo da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL – Goiânia, para o Curso de Formação de Profissionais de Vendas para o Varejo.

Colunista e articulista de várias revistas, sites e portais na internet, sobre vendas, qualidade de vida, gestão, liderança, comportamento, franquias, marketing, estratégia, empreendedorismo e inovação. 

Artigos.com