Aprenda a ser o melhor professor do mundo Rio Branco, Acre

Saber ensinar é fazer as pessoas aprenderem. Olhe para cada estudante como se eles fossem conviver com você por toda a vida. Eleja cada estudante para ser único e especial....

Faculdade Barão do Rio Branco
(68) 3213-7070
rdv BR-364, 2000, Km 2, Dis Industrial
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
SESI - Serviço Social da Indústria - AC
(68) 3212-4200
av Nações Unidas, 3727, Estação Experimental
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Instituto de Ensino Superior do Acre
(68) 3244-1282
tr Ponta Pora, 100, Capoeira
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
A F Carneiro
(68) 3224-1946
r Bartolomeu Bueno, 163, Cs, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Faculdade da Amazônia Ocidental
(68) 2106-8200
etr Dias Martins, 894, Ch Ipê
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
(68) 3223-3678
av Epaminondas Jacome, 1260, Base
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
UFAC
(68) 3901-2571
rdv BR-364, 4000, Km 4, Dis Industrial
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
M. S. Pre-vestibular Ltda
(68) 3224-0726
r Venezuela, 658, Cerâmica
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Sociedade Educativa Acreana Ltda
(68) 3026-1717
av Getúlio Vargas, 1268, An 2 Sl 202, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
R. L. P. dos Santos - Me
(68) 3221-2301
r Deodoro,Mal, 236, 2 An, Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprenda a ser o melhor professor do mundo

COMO SER MELHOR PROFESSOR

Dicas do Profº Dr. Alberto Matos adquiridas no exercício de magistério por quase três décadas

Dr. Alberto Matos

Após conviver com milhares de pessoas por quase três décadas em sala de aula, senti o desejo de colocar no papel princípios que tenho utilizado para com as pessoas especiais que tenho conhecido em cada curso que tenho ministrado. Durante este período, cada estudante tem me inspirado a ser uma melhor pessoa e um melhor professor. Tenho aprendido muito com eles. A minha grande gratificação não é o aspecto monetário que a função de professor tem concedido- me, mas a satisfação de ver aonde os estudantes que passaram em nossas mãos e pelas mãos de outros colegas , puderam chegar. Esta é a minha sincera e grande satisfação, ver o sucesso destes ex-estudantes.

Para que outros estudantes possam alcançar o mesmo ou outro mais amplo sucesso, compartilho alguns princípios que tenho vivenciado em sala de aula com outros profissionais que estão em processo de formação.

Esteja convicto de sua vocação

Você pode ser um excelente profissional naquilo que faz e no conteúdo que domina, mas isto não é tudo para ser professor. Ser professor é saber ensinar. Saber ensinar é fazer as pessoas aprenderem. Isto somente se consegue tendo convicção de sua vocação como educador e tendo o alvo correto diante de si.

Tenha um norte magnético estabelecido em sua vida

Saiba de onde você está vindo, para onde vai e como vai. Seja uma pessoa orientada. Somente uma pessoa orientada pode orientar a outras pessoas. Tenha posições claras e definidas. Passe segurança para as pessoas. Na maioria dos casos as pessoas são inseguras e desnorteadas por vários fatores. Contribua positivamente. Clareie o rumo de vida das pessoas.

Passe o seu melhor para os seus estudantes

As pessoas vivem de restos. Geralmente, elas não têm acesso ao "melhor bocado". Então nunca ponha uma mesa da qual você não quer participar do conteúdo da mesma. Coloque o melhor de você, o melhor conteúdo, a melhor didática, a melhor ajuda, o melhor aprendizado. Ao terminar a aula, vá para casa tranqüilo e cheio da certeza de que deu o seu melhor. Aquelas pessoas precisam sair com o senso de que foram alimentadas com a "melhor porção".

Seja um deles

Seja um deles. Não se coloque acima deles. Não se coloque abaixo deles. Coloque-se a serviço deles. Ande com eles, coma com eles, viva com eles. Conheça-os! Entre no mundo deles! A partir da realidade deles, conduza-os a um mundo melhor! Para tanto, precisará amá-los! Sem amor nada seremos! Sem amor não chegaremos a lugar algum! Sem amor não impactaremos a vida de ninguém! Sem amor não somos úteis a ninguém! Seja um deles para conduzi-los a serem melhor do que já são!

Eleja cada estudante para ser único e especial

Não massifique aos estudantes numa classe. Cada pessoa é única. Cada pessoa tem um valor único. Cada pessoa é diferente da outra. Portanto, saiba explorar a riqueza de cada um com o propósito de adquirir ferramentas para burilar cada pedra preciosa. Se preciso for transforme pedras brutas em pedras preciosas.

Cative aos seus estudantes

Cativar é estabelecer uma aliança de vida. É estabelecer caminhos de empatia. Caminhos de vida em comum. É estabelecer pontes que permitam a acessibilidade um do outro. É saber que através daquela acessibilidade eu posso ir a um lugar seguro em confiança mútua. É saber que aquela relação há de fazer-me bem e que vou poder proporcionar um bem estar ao outro. Professores que marcam são pessoas que cativam as demais. São pessoas que se sentem bem por estarem na presença de quem as cativou.

Seja sincero com os seus estudantes

Use sempre de transparência com cada estudante. O que você sabe, sabe. O que não sabe, não sabe. Mas, não enrole. Não subtraia as pessoas com o que é vil e danoso. Fale a verdade, viva a verdade e transmita a verdade. Assim fazendo, você influenciará aos seus estudantes a viverem na verdade, com a verdade e pela verdade.

Seja um guia

Vá e chegue primeiro. Não para ser o maior ou o melhor. Mas, pelo fato de que ninguém pode levar outras pessoas a chegarem a algum lugar, sem que antes elas mesmas tenham chegado. Quer conduzir a alguém a chegar a algum lugar? Então, vá à frente e chegue ao lugar pretendido. Analise a sua viagem. Estabeleça o que não deveria ter feito e o que poderia ter feito. Elabore uma rota segura e compartilhe para que outros possam ir além de você!

Seja um exemplo

A vida é um maestro por excelência sem palavra alguma. Não precisa o professor preocupar-se com a eloqüência para ser ouvido por seus estudantes. A força do exemplo é o maior impacto do ensino autêntico para qualquer pessoa. O professor deixa marcas tão profundas com o seu exemplo de vida que od alunos, às vezes, nem lembram tanto dos conteúdos compartilhados em classe, porém nunca esquecem as lições de vida ensinadas pelo professor.

Invista em seus estudantes para toda a vida

Olhe para cada estudante como se eles fossem conviver com você por toda a vida. Não olhe para eles como pessoas anônimas e com rápida passagem por sua vida. Olhe para eles como pessoas que assimilarão os seus ensinamentos para o resto da vida. Então aproveite cada segundo, cada minuto, cada hora, cada dia e cada oportunidade para investir neles. Invista neles pelo valor que eles têm como seres humanos e não pelo valor que você recebe para dar aulas a eles.

Conclusão

Não registro aqui uma receita única para que cada pessoa seja um melhor professor, mas compartilho aquilo que tenho vivido e constatado que tem dado certo. Compartilho estes princípios, não porque eu penso ter a fórmula certa em relação ao fato de "ser professor". Há outros colegas, outros princípios...Entretanto, aqui deixo a minha contribuição , na certeza plena de que outros possam ir além!

 

Alberto Matos

Doutor em Educação (EUA) e em Divindade (England), Mestre em Liturgia (Brasil), Mestre em Teologia (England), Especialista em Administração Eclesiástica, Bacharel em Teologia e em Administração (I). Coordenador de Expansão da Florida Christian University. Preletor na área de Liderança, Educação, Administração, Família, Teologia e Liturgia.
www.albertomatos.net

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com