Aprenda a usar o diário para pacientes bipolares Cuiabá, Mato Grosso

Conheça o método para monitorar os sintomas do transtorno bipolar. "Ao registar diariamente o estado emocional, o paciente irá dispor de uma informação mais confiável para ajudar o seu médico no tratamento", destaca o autor. Ele explica o benefício desse controle.

Novais, Nilma G
(65) 3322-5291
r Manoel Garcia Velho, 232, Bandeirantes
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Canavarros, Cristina M M
(65) 3623-4428
r 24 Outubro, 324, Centro Norte
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Consultório Tedilamar Arfox
(65) 3642-5066
av Hist Rubens Mendonça, 1836 s 108 an 3, Jardim Aclimação
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Keli Virginia Ebert
(65) 3626-5626
av Miguel Sutil, s/n Santa Rosa Tower Sala 1606, Santa Rosa
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Psicoclínica
(65) 3321-8717
av Gal Vale, 293, Bandeirantes
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Susej Clínica de Pscicologia
(65) 3642-1082
av Hist Rubens Mendonça, 1836 s 101, Jardim Aclimação
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Clínica Psicológica
(65) 3623-0375
r Ten Cel Thogo S Pereira, 255 an 3 s 302, Centro Sul
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Revivere Clínica de Psicologia
(65) 3623-8521
r Cmte Costa, 1496, Centro Sul
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Renata Moron Garcia Pirota
(65) 3626-5626
av Miguel Sutil, 8000 Edif. Santa Rosa Tower - Sala 1606
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Carla Cristina
(65) 3642-2480
av Hist Rubens Mendonça, 1856 s 203, Bosque da Saúde
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprenda a usar o diário para pacientes bipolares

Navegando em busca de novidades sobre Transtorno Bipolar acabei descobrindo uma coisa muito interessante e completamente diferente do que já tinha visto. Este metodo propõe que o portador de TBH faça um diário para monitorar seus medicamentos, sua variações de humor, uma lista de pessoas que podem ser contatadas em caso de crises, atitudes diferentes para serem tomadas de acordo com as crises, etc.. Apesar de achar ótima a idéia, não sei se eu conseguiria manter em dia o meu diário (já é difícil fazer com este aqui), principalmente porque a rotina me enlouquece. Bom de qualquer forma acredito que possa ajudar bastante.

Para que serve este diário?

Entender o padrão de sintomas dos seus episódios é fundamental para um tratamento bem sucedido. Durante a consulta com o seu médico, pode ser difícil tentar lembrar-se dos sintomas das últimas semanas ou meses, especialmente quando estiver mais doente. Ao registar diariamente o seu nível de humor, disporá de uma informação muito mais confiável para poder ajudar o seu médico a decidir qual o tratamento mais adequado para o seu estado.

Os gráficos de humor deste diário tem por objetivo oferecer-lhe uma forma simples de controlar a sua doença. Estes gráficos permitir-lhe-ão agrupar toda a informação importante, como o seu nível de humor, quantidades de medicação e acontecimentos stressantes. Ao registar todo esta informação no gráfico, gera-se um esquema simples que permite reconhecer padrões que, de outra forma, poderiam ser muito difíceis de identificar.

Os gráficos de humor constituem um bom sistema para registar cronologicamente todos os acontecimentos e ajudá-lo-ão a informar mais eficazmente o seu médico sobre as suas variações de humor. Ao fim de poucos meses, estes gráficos converter-se-ão numa ferramenta muito útil. Logo que comece a registar os seus níveis de humor e se habitue aos gráficos, concluirá que introduzir a informação diariamente é um procedimento muito simples e rápido.

Reconhecer os seus sintomas

Os sintomas da doença bipolar podem ser diferentes para cada pessoa. Enumeram-se de seguida os sintomas mais comuns nos episódios de euforia ou de depressão (mania ou depressão). Anote por favor os sintomas que estão presentes normalmente e os que podem aparecer antes de um episódio de euforia ou depressão.

Episódio de Euforia


Normal para mim
Antes de um episódio
Cheio de energia
   
Facilmente irritável    
Menor necessidade de sono    
Sentir-se mais importante que o normal    
Cheio de ideias novas e excitantes
   
Mais falador    
Gasto excessivo de dinheiro    
Fazer coisas impróprias da sua pessoa    

Episódio Depressivo
  Normal para mim Antes de um episódio
Maior necessidade de sono
   
Insônia    
Sentimentos de culpa    
Diminuição de energia    
Perda de interesse e de prazer    
Indecisão    
Dificuldade de concentração    
Sentimentos de inadequação e inutilidade    
Inquietação ou agitação    
Variações de apetite    
Pensamentos sobre morte    


Como devo utilizar este diário?

Este diário foi concebido para uma fácil utilização. Cada mês divide-se em duas secções. A primeira secção contém o gráfico destinado à monitorização do humor e a segunda proporciona-lhe espaço adicional para o registo de qualquer acontecimento que tenha afectado a sua saúde ou nível de humor.

Quando devo utilizar este diário?

Idealmente, deve preenchê-lo antes de se deitar, para poder fazer o resumo do dia. Quanto mais informação conseguir incluir no diário, mais útil ele será ao seu médico.

Instruções para o registo de informação

O primeiro mês que aparece no seu diário é um exemplo de um gráfico de humor já preenchido.

Instruções gerais

Complete a parte superior da página com o seu nome, o mês e o ano. Cada página abarca um mês. Comece no dia correspondente do mês e continue a registar os dados até ao final de cada mês.

Níveis de humor

Por favor, veja a escala de níveis de humor, na pequena régua. Em cada dia, assinale as casas que melhor descrevam o nível de humor mais alto e mais baixo que experimente. A escala de níveis de humor divide-se em três secções: humor eufórico, normal e depressivo. As secções para o humor eufórico e depressivo foram concebidas para avaliar até que ponto a gravidade destes estados afectou a sua capacidade de funcionar normalmente. VEJA-SE O EXEMPLO DE GRÁFICO DE HUMOR MENSAL

Registe a sua ansiedade/irritabilidade

Numa escala de 0 a 3 (em que 0=nenhuma, 1=leve, 2=moderada, e 3=grave) identifique o seu nível de ansiedade e de irritabilidade do dia.

  • Medicação: No início de cada mês, com ajuda do seu médico, registe o nome e a dose de cada medicaçãoque lhe tenha sido prescrita. No final do dia, anote o número de comprimidos que tenha tomado nesse dia. Caso não tenha tomado nenhum comprimido, deixe a casa em branco. Encontrará também um espaço para registar medicamentos adicionais no verso do diário.
  • Assinale o seu período menstrual (para Bipolares do sexo feminino): Faça um círculo em torno das datas que correspondam ao seu período menstrual
  • Horas dormidas: Calcule o número de horas que dormiu na noite anterior.
  • Peso: Registe o seu peso no dia 28 de cada mês.
  • Informação adicional: Está prevista uma linha em branco para poder registar qualquer problema adicional que tenha tido (por exemplo: ataques de pânico, alcoolismo, comer compulsivamente).
  • Notas Diárias: O verso do diário oferece-lhe espaço para anotar qualquer acontecimento importante que tenha ocorrido durante o dia e que possa ter influenciado o seu humor.

Veja o Exemplo de Gráfico de Humor Mensal AQUI

Como impedir que ocorram variações extremas de humor - Ajude-se a si próprio

Esta secção é proporcionada para que possa, juntamente com a sua família, os seus amigos ou o seu médico, fazer um plano de acção que possa ser utilizado no caso de voltarem a aparecer os mesmos sintomas de perturbaçãodo humor. Conceber um plano de acção pode ajudar a assegurar que da próxima vez que surjam os ditos sintomas esteja preparado/a, tal como a sua família, para que todos aqueles que tenham alguma coisa a ver consigo tenham uma ideia das medidas a tomar

Como Lidar com Uma Crise de Euforia
Como lidar com um episódio depressivo

Para poder começar a registar toda a informação no seu diário, basta que faça o "download" e o imprima aqui: Download do diário

Matéria retirada da página do Laboratório Janssen-Cilag

Clique aqui para ler este artigo na O Bipolar