Aprenda técnicas de marketing pessoal Brasília, DF

O marketing profissional é uma importante ferramenta para o sucesso tanto pessoal quanto o profissional.Além demonstrar o seu profissionalismo,é um método eficaz de fazer-se um planejamento de carreira.

Auto Escola Aprovação
(61) 3225-3073
Sds Bl P, s/n Ed. Venâncio III Sala 212 Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Traduções Aildasani Ltda
(61) 3223-7000
SHS Quadra 6, s/n, An 18 Sl 1801, Asa Su
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Ativa Ltda
(61) 3301-5414
Sds Bl H, s 506 Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercia
(61) 3313-8877
SCS Quadra 6, s/n, A Lj 246, St Coml Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Aprenda Fácil
(61) 3468-6600
Shin Ca 7, s/n Bl G7 Lj 100 Largo Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Wizard
(61) 3322-1214
CLS-102, s/n, Qd 102 Bl D Lj 35, Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola F&M
(61) 3323-9637
SDS, Bl O Te Lj 59 Ed. Venancio VI Conic Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
CFC-B Teka Auto Escola
(61) 3327-4938
SCLM Qd 703 Bl A Sl 2, s/n Asa Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Octogonal
(61) 3361-1581
R AOS 4/5, S/N Bl B Lj 15 Sub Solo Área Octagonal
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercia
(61) 3313-8877
SCS Quadra 6, s/n, A Lj 246, St Coml Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprenda técnicas de marketing pessoal

Recentemente ministrava uma nova turma do workshop sobre Marketing Pessoal e um dos participantes contou-nos um breve relato de sua experiência profissional. Ele dizia se sentir "excluído" do mercado de trabalho. O principal motivo: sua idade. Rodrigo, 43 anos, durante vinte e dois anos de sua vida dedicou-se quase exclusivamente ao trabalho. Neste período, atuou em duas empresas de médio porte e uma multinacional de grande porte, na qual passou os últimos onze anos. Após concluir a faculdade mergulhou nos negócios e não participou de cursos de atualização e congressos por falta de tempo.

Há nove meses Rodrigo vem procurando um novo emprego. Participou de diversas entrevistas, mas no momento final não consegue a vaga. Procurou os amigos, muitos que ele nem se lembrava quando trabalhava, e por isso mesmo, nada.

O que faltou a Rodrigo - e é comum em muitos profissionais - é o planejamento da carreira profissional. Algumas pessoas ficam esperando que a empresa faça algo por elas; entretanto, como sabemos, o único responsável por nossas vidas somos nós mesmos. Isto me faz lembrar uma história que li na Internet há poucos dias:

"Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada os outros o pegavam e enchiam de pancada. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas. Então substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e afinal o último dos veteranos, foi substituído. Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.

Se possível fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: - Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui."

O Marketing Pessoal atua diretamente neste processo, pois é uma das ferramentas mais importantes para se acabar com o conformismo e o despreparo no que tange ao gerenciamento de carreira, porque:

• É a base para o planejamento de sua imagem pessoal e profissional;

• Permite o reconhecimento de suas competências e a forma correta de expô-las;

• Demonstra como criar, ampliar e gerenciar sua rede de contatos - networking;

• Reforça a auto-estima e a coragem para enfrentar os desafios;

• Desperta o indivíduo para o auto-desenvolvimento e o auto-gerenciamento da sua carreira profissional e vida pessoal;

• Amplia a percepção para lidar com as constantes mudanças;

• Instrui sobre formas adequadas de postura e etiqueta profissional.

Durante nossa história de vida vamos construindo uma imagem perante os outros. Esta imagem é constituída a partir de ações corriqueiras como cumprimentar seu vizinho no elevador, até a postura utilizada em uma reunião de negócios. A maneira como gerenciamos esta imagem pessoal e profissional através das atitudes do cotidiano é que defino como Marketing Pessoal.

Para utilizar a técnica com eficácia, inicie definindo claramente o que quer. Qual é seu objetivo profissional? O que é preciso para atingir esta meta? Estipule um prazo para que isto ocorra - prazo compatível com sua condição atual. Analise o ambiente da empresa atual e do mercado.

Feito este mapeamento, você está preparado para iniciar o trabalho de Marketing Pessoal que envolve, entre outros assuntos:

• Apresentação Pessoal e Comunicação;

• Postura e Ética;

• Relacionamento social e profissional;

• Visão e planejamento da sua imagem;

• Estabelecimento de valor / preço;

• Auto-conhecimento para gerar um plano de auto-desenvolvimento;

• Reconhecimento e mudança de atitude;

• Posicionamento no mercado

Portanto, aprenda, desenvolva e pratique o Marketing Pessoal, antes que seja tarde!

Sobre o Autor

Rogerio Martins é graduado em Psicologia (UNISANTOS) e possui Pós-Graduação em Recursos Humanos (Universidade Metodista de SP) e Psicodrama (ABPS).

Professor Universitário, Consultor de Empresas e Palestrante sobre os seguintes temas: comportamento profissional, liderança e gestão de pessoas, motivação e atitudes, marketing pessoal, administração do tempo, qualidade de vida, mundo corporativo, mudanças e recursos humanos.

Mais de vinte anos de atuação como profissional de consultoria e de recursos humanos nas seguintes empresas: Danone, Petybon, Tec Toy Brinquedos, SEBRAE, Tyco Electronics e Eletropaulo.

Presidente da Persona Consultoria & Eventos, empresa que atua desde 1996 no segmento de educação corporativa (palestras, cursos e treinamentos) e consultoria organizacional.

Escreve artigos para revistas, jornais e sites do Brasil e Portugal. Autor do livro "Reflexões do Mundo Corporativo" - Editora Scortecci.

Membro do Rotary Club de SP Santana (Distrito 4.430).

Site: http://www.rogeriomartins.com.br

(visite o site, deixe seu comentário (crítica, sugestão, opinião, pergunta etc) no formulário CONTATO, cite o código "ARTIGOS.COM" e receba gratuitamente o e-book "O Poder da Motivação - 30 dicas para o sucesso")


Artigos.com