Aprendendo a acompanhar os filhos na escola Arapiraca, Alagoas

Aprenda dicas de especialistas para acompanhar como anda o seu filho na escola. O acompanhamento dos pais às crianças é de suma importância para a qualidade da educação. Entretanto, muitos pais se sentem constrangidos em questionar a escola sobre a vida estudantil da criança.

CRECHE ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PEQUENO MUNDO
(82) 9977-1915
RUA SÃO PEDRO 64 ALTO DO CRUZEIRO
ARAPIRACA, Alagoas
 
Curso Contato Interativo
(82) 3336-2775
r José Alencar, 86 an3 Farol
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Curso de Português Professora Socorro Padilha
(82) 3338-7779
av Nelson Marinho Araújo, s/n qd.L it10
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Curso Quiz LTDA
(82) 3326-4913
r José Alencar, s/n Farol
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Espaço Professor Alfredo Alves
(82) 3326-5413
av Julio Marques Luz, 530 cA sl3 Jatiúca
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
CRECHE ESCOLA PEQUE MUNDO
(82) 9977-1915
RUA SÃO JOSÉ 552 ALTO DO CRUZEIRO
ARAPIRACA, Alagoas
 
Curso Planeta
(82) 3336-1441
r Com Palmeira, 400 Farol
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
CIH Vestibulares
(82) 3327-4436
Tv Pedro Américo, 8A Poço
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
IBC-Instituto BRasileiro d Cursos
(82) 3221-0430
r Com Teixeira Bastos, 707 Prado
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Alagoas Cursos
(82) 3326-1227
r Princesa Isabel, 159 Farol
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprendendo a acompanhar os filhos na escola



O acompanhamento dos pais às crianças é de suma importância para a qualidade da educação

Qual é a melhor forma de educar os filhos? Vários estudos revelam que a família tem grande influência na qualidade da educação dos filhos. Porém, a escola também tem uma grande parcela de responsabilidade. Sendo assim, é necessário que os pais estejam em harmonia com a escola.

Entretanto, muitos pais se sentem constrangidos em questionar a escola sobre a vida estudantil da criança. Especialistas alertam a família, para que ela evidencie o interesse pelo aprendizado da criança, porque esse é o primeiro passo para que ela melhore na escola.

Sendo assim, para auxiliar os pais, especialistas em educação sugerem 10 questionamentos que podem servir de ponto de partida. São eles:

• 1- Meu filho participa das aulas? É importante saber se a criança tem feito as lições propostas em classe. A participação indica o envolvimento do aluno.
• 2- Como meu filho se relaciona com colegas, professores e escola em geral? A criança precisa se socializar e respeitar as regras da escola. Muita agitação ou timidez podem ser sinal de que algo vai mal.
• 3- Devo ajudar nas tarefas de casa? Muitos pais ficam em dúvida nesse ponto, mas muitas vezes, isso não importa tanto para o educador, que observa o conjunto e a evolução do aluno.
• 4- Como ajudar nas tarefas? Os pais podem acompanhar a lição, supervisionando a atividade e, assim, estimular a autonomia da criança.
• 5- Como posso me integrar à escola? Muitas escolas têm associações de pais, e, além disso, podem possuir projetos sociais no contra turno e no fim de semana.
• 6- Qual a rotina da escola em relação às tarefas? Conhecer a rotina da escola em relação aos deveres pode ajudá-lo a acompanhar a criança, e lembrá-la de fazer tarefa todo dia.
• 7- Como a escola organiza comemorações? Comemorações são ótimas formas de integração entre pais e mestres. Aproveite para se aproximar do professor do seu filho.
• 8- Como a escola avaliará o avanço do meu filho? É importante conhecer os critérios de avaliação da escola e como a média é composta.
• 9- Como é a comunicação entre a família e a escola? A comunicação pode ser feita via agenda, bilhetes ou telefone. Mesmo assim, os pais podem ligar para escola quando acharem necessário.
• 10- Qual a sua posição com relação à faltas? Em todo Brasil, a falta de professores na rede pública é um problema sério. Por isso, é importante antecipar-se e perguntar sobre o número de ausências previstas e sobre a postura do professor em relação a isso.

“O acompanhamento dos pais às crianças é de suma importância para a qualidade da educação, mesmo que seja um acompanhamento pequeno, mas intenso”, reforça a Juliana Daher Sabatin, tutora de idiomas do Portal Educação .

Portanto, nada melhor, do que uma ou várias conversas com o professor da criança para descobrir como ajudar.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Clique aqui para ler este artigo na Portal Idiomas