Aprendendo a arte de ensinar à distância Brasília, DF

A educação a distância(EAD) exige um profissional capacitado com competências similares aos docentes do ensino presencial. Entretanto, os tutores não podem nem devem reproduzir nos ambientes virtuais a figura do docente tradicional que se limita a auxiliar na aprendizagem. Aprenda mais no artigo abaixo.

SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercia
(61) 3313-8877
SCS Quadra 6, s/n, A Lj 246, St Coml Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Ativa Ltda
(61) 3301-5414
Sds Bl H, s 506 Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Aprovação
(61) 3225-3073
Sds Bl P, s/n Ed. Venâncio III Sala 212 Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola F&M
(61) 3323-9637
SDS, Bl O Te Lj 59 Ed. Venancio VI Conic Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Aprenda Fácil
(61) 3468-6600
Shin Ca 7, s/n Bl G7 Lj 100 Largo Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Traduções Aildasani Ltda
(61) 3223-7000
SHS Quadra 6, s/n, An 18 Sl 1801, Asa Su
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Wizard
(61) 3322-1214
CLS-102, s/n, Qd 102 Bl D Lj 35, Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
CFC-B Teka Auto Escola
(61) 3327-4938
SCLM Qd 703 Bl A Sl 2, s/n Asa Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Octogonal
(61) 3361-1581
R AOS 4/5, S/N Bl B Lj 15 Sub Solo Área Octagonal
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Traduções Aildasani Ltda
(61) 3223-7000
SHS Quadra 6, s/n, An 18 Sl 1801, Asa Su
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprendendo a arte de ensinar à distância

Dominar a arte da tutoria em EAD é um trabalho que existe do profissional competências similares as docentes do ensino presencial. Entretanto, os tutores não podem nem devem reproduzir nos ambientes virtuais a figura do docente tradicional que se limita a auxiliar na aprendizagem. Eles devem possuir uma formação multidisciplinar que englobem o desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e tecnológicas que vão além dos conhecimentos acadêmicos especializados. O tutor atua como mediador do processo de aprendizagem que ocorre entre os atores (professor-aluno e aluno-aluno), significando que “mais do que ensinar, tratá-se de fazer aprender” (Perrenoud, 2000). Na perspectiva do ensino a distância, o tutor precisa organizar e utilizar bem o seu tempo, nas oportunidades deve oferecer atendimento e dar respostas alunos e no risco, que consiste na possível perda do aluno caso não aproveite a oportunidade.

O segredo está em utilizar inteligentemente os recursos tecnológicos ferramentas disponíveis para estabelecer uma interação com os cursistas. Oportunamente o tutor usará as TIC's em prol da construção de sólidos conhecimentos até para aqueles alunos que ainda não sabem como utilizar estes mecanismos, o docente orienta-los-a de forma que estes possam vencer esta barreira. Além disso, é desejável que o tutor que possua uma boa “formação acadêmica e pessoal, capacidade intelectual e domínio da matéria” também terá que demonstrar maturidade, empatia e cordialidade para lidar com as diferenças culturais e regionais que se deparar nesta atividade.

Não esqueça, a tutoria deve ter capacidade de análise e síntese, além disso, estar atentos aos avanços tecnológicos buscando capacitar-se continuamente. Seu objetivo de ensinar o aluno aprender a aprender enseja o aprendizado organizado e contínuo com técnicas atualizadas pois, segundo Authier os tutores “são produtores quando elaboram suas propostas de curso; conselheiros, quando acompanham os alunos; parceiros, quando constroem com os especialistas em tecnologia abordagens inovadoras de aprendizagem”.

E finalmente, listamos algumas funções essenciais da tutoria. É papel do tutor estimular a interação entre os pares, ser o responsável pelas ferramentas de avaliação, dar feedback sobre os atividades e dúvidas dos alunos, monitorar seu desenvolvimento e participação no ambiente virtual de aprendizagem, indicar livros ( de bibliotecas normais e virtuais) sites e blogs incentivando a pesquisa de materiais fora do ambiente virtual. Promover discussões dentro dos objetivos do curso para ensejar novos conhecimentos, resolvendo conflitos e problemas online, se necessário abordando o aluno por outros meios como telefone, fax e email. O tutor deve envolver-se no processo empaticamente, para que o aluno sinta-se a vontade para aprender e desenvolver-se durante o processo de ensino aprendizagem. Consideramos como características básicas do tutor: ser capaz de uma boa comunicação, ter uma clara concepção de aprendizagem, dominar bem o conteúdo, facilitar a construção de conhecimentos através da reflexão, intercâmbio de experiências e informações, estabelecer relações empáticas com os alunos e buscar filosofias (base do ato de educar).O tutor diferente não é aquele que inventa a roda , mas o que utiliza os conhecimentos existentes a seu favor.

Referências Bibliográficas

Machado, Liliana Dias; Machado, Elian de Castro. O Papel da tutoria em Ambientes EAD. Texto disponível no Modulo III. Abril 2004.

Sarmet, Maurício Miranda; Abrahão, Júlia Issy. O tutor em educação a distância: análise ergonômica das interfaces mediadoras. In Educação em Revista. Dez. 2007.

Rosa de Cátia Souza Silva

Graduada em Secretariado Executivo e Especialista em Assessoria Gerencial pela UniversidadeFederal da Bahia. É articulista do site Konvenios, Artigonal e de Sonia Jordão e também escreve Contos,Poesias e Haicais. Recentemente publicou o miniconto "Aprendizado para a vida" no livroMicrocosmos da editora Guemanisse.

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com