Aprendendo a escolher um bom livro para leitura Brasília, DF

A verdadeira sabedoria vem através dos estudos e, principalmente, da leitura. "Quem não lê, mal sabe, mal ouve, mal vê", já dizia Monteiro Lobato. Através da leitura dos prós e contras a respeito de qualquer assunto, você adquire muito mais do que conhecimento: você adquire sabedoria.

Auto Escola Aprovação
(61) 3225-3073
Sds Bl P, s/n Ed. Venâncio III Sala 212 Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Ativa Ltda
(61) 3301-5414
Sds Bl H, s 506 Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola F&M
(61) 3323-9637
SDS, Bl O Te Lj 59 Ed. Venancio VI Conic Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercia
(61) 3313-8877
SCS Quadra 6, s/n, A Lj 246, St Coml Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Aprenda Fácil
(61) 3468-6600
Shin Ca 7, s/n Bl G7 Lj 100 Largo Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
CFC-B Teka Auto Escola
(61) 3327-4938
SCLM Qd 703 Bl A Sl 2, s/n Asa Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Wizard
(61) 3322-1214
CLS-102, s/n, Qd 102 Bl D Lj 35, Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Traduções Aildasani Ltda
(61) 3223-7000
SHS Quadra 6, s/n, An 18 Sl 1801, Asa Su
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Octogonal
(61) 3361-1581
R AOS 4/5, S/N Bl B Lj 15 Sub Solo Área Octagonal
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Octogonal
(61) 3361-1581
R AOS 4/5, S/N Bl B Lj 15 Sub Solo Área Octagonal
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprendendo a escolher um bom livro para leitura

Leitura e sabedoria

Precisamos ter consciência de que um livro fechado numa estante é como um corpo sem vida, inerte, frio. Um livro, qualquer livro, tem vida, mas só a manifesta quando é lido. A vida de um livro não está apenas no que está escrito, mas, principalmente, no ato de ser lido e compreendido por alguém. Só deste modo o livro constrói, transforma, ensina, alegra, educa. Aliás, o próprio Deus nos fala através do livro dos livros: A Bíblia Sagrada. Esta mesma ferramenta maravilhosa que foi usada por Deus para se revelar aos homens – o livro - está à disposição de todos para que propaguemos o conhecimento e a sabedoria acumulada ao longo dos tempos.

É claro que o papel aceita tudo. Toda e qualquer idéia, pensamento, construtivo ou destrutivo, se pode imprimir nas páginas de um livro. Do mesmo modo que existem livros que são verdadeiras bênçãos, elevando e aprimorando o homem em direção às mais sublimes alturas, há também livros que destroem, dividem e apequenam os homens, tornando-os abjetos e repulsivos. Ao escolher um livro para ler, voce está tomando uma atitude extremamente importante na sua vida, por mais que este ato lhe pareça corriqueiro e sem importância. A leitura de um livro mal escolhido pode começar a destruição de uma vida, ao considerarmos que há uma tendência natural nas pessoas em aceitar idéias e argumentos bem arquitetados e argumentados. Mesmo as idéias e fatos mais absurdos e inverossímeis, quando bem apresentados por alguém que tenha o dom de escrever e conheça bem as técnicas de persuasão, convence com relativa facilidade aos mais descuidados na arte do raciocínio. Até porque, grande parte das pessoas possui mente que se assemelha a esponjas, absorvendo tudo que se lhes apresenta como se fosse a mais cristalina das verdades. São aqueles tipos que todos conhecemos e que abundam ao nosso redor e que mudam com muita freqüência seu modo de pensar e agir, surpreendendo-nos com suas mudanças, em pequenos decursos de tempo. Não é sem razão que percebemos nos tempos atuais um excesso de volubilidade nas pessoas. Vive-se a novidade do momento e esquece-se dos valores permanentes e cristãos, que transformam e elevam os seres humanos e os aproximam da presença de Deus.

Portanto, ao leitor incipiente que está começando a descobrir este prazer imenso que é a leitura, recomenda-se que tenha um orientador que, obviamente, será alguém que cultive este hábito, tão presente na vida dos sábios. É preciso que seja alguém que não só leia muito, mas que tenha princípios éticos e morais arraigados e elevados, bem como sabedoria na verdadeira acepção da palavra e não somente conhecimento. Que seja um mestre experimentado e não afeito às superficialidades da vida. Que seja ponderado, culto, amigo verdadeiro e exemplo de ser humano. Que valorize mais o próximo do que a si mesmo, sem, contudo, desvalorizar-se. Quem sabe um professor, um amigo, um parente que além de boa e sólida cultura, tenha uma grande experiência de vida. Talvez você pense que uma pessoa assim não exista. Ledo engano. É claro que existe, basta procurá-la. Escolha-a com muito cuidado. 

 Não dedique seu precioso tempo à leitura de livros que nada acrescentam e nada ensinam de bom, de positivo. Existem milhões e milhões de livros maravilhosos e centenas de milhões de livros ruins. Nem eu nem voce nem ninguém jamais poderá lê-los todos. Portanto, devemos selecioná-los como selecionamos os amigos. Assim deve ser com o livro que se vai ler. Da mesma forma que não podemos nos casar com todas as mulheres lindas do mundo, mas, apenas com uma delas, assim devemos agir com os livros. Não podemos ler todos os livros excepcionais existentes, portanto, saibamos escolher os poucos que poderemos ler ao longo de nossa curta existência. Ao eleger um livro para sua leitura, proceda como se você estivesse se casando com ele e dissesse para si mesmo: “Este eu preciso ler, eu tenho de ler”. Depois de lido, mesmo que voce não queira, ele passará a ser parte integrante de voce mesmo, influenciando seus pensamentos e ações, pois sempre ficará algo dele na sua memória. Mesmo que voce discorde do que nele leu, de um modo ou de outro, ele exercerá influência em sua vida, pois, pelo menos uma parte dele ficou gravada no seu consciente e subconsciente. Nos momentos cruciais da vida, de uma forma ou de outra, o que foi lido e absorvido vai se manifestar na sua vida, através de seus pensamentos e ações.

Chegará um tempo em que voce não mais precisará de um orientador. Você cresceu , se agigantou em sabedoria e conhecimento e perceberá que é capaz de fazer com inteligência sua própria seleção de bons livros. E mais, você passará a ser, então, orientador de outras pessoas. Um orientador de leitura sabe, e sabe que sabe, sem se envaidecer com isso. Até porque, há mais sabedoria e lucidez na humildade do que na vaidade e na prepotência. A leitura é um hábito insubstituível e imprescindível. É um meio inigualável de se produzir riqueza que não se perde e nem se dilui nos contratempos da vida. E que o ladrão não rouba e nem tampouco a cobiça.

Mas, atente para isso: Leitura é uma coisa, estudo é outra. No entanto, leitura e livro são palavras que se confundem e são sinônimos de sabedoria. Ame os livros e os estudos e o conhecimento estará sempre presente em sua vida, fazendo parte e fluindo de você como uma fonte de águas cristalinas a jorrar sabedoria.

Ebenézer Anselmo

Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, membro da Sala de Letras Gabriela Mistral de Petrópolis, professor de Motivação Pessoal, escritor, cronista, contista, articulista de vários jornais, autodidata. E-mail: ebenezeranselmo@yahoo.com.br

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com