Aprendendo a organizar a escola com o gestor democrático Fortaleza, Ceará

Aprenda como organizar uma entidade de ensino com o gestor democrático. Com as transformações políticas e sociais nas últimas décadas em nosso país, a gestão escolar se torna cada dia mais complexa. Administrar os elementos que compõem o universo escolar, a falta de estrutura familiar e interesses políticos que são antagônicos aos pedagógicos são algumas das funções do diretor de uma escola.

Palestrante André Morrevi
(85) 8701-9080
Rua Otoni Façanha de Sá 09
Fortaleza, Ceará
 
Trust Cons Empresarial
(85) 452-1315
r Osvaldo Cruz, 1, sl 1208, Jangurussu
Fortaleza, Ceará
 
João Anisio A
(85) 454-2267
r Felino Barroso, 92, sl c 4, Fátima
Fortaleza, Ceará
 
Bratt Treinamento Gerenciamento Empresarial Sc Ltda
(85) 246-3436
av Barão de Studart, 2360, sl 1003, Meireles
Fortaleza, Ceará
 
Abelardo MP Dias
(85) 261-6009
r República do Libano, 888, lj 10, Meireles
Fortaleza, Ceará
 
Easy Way Intercâmbios
(85) 9608-4689
Av. Santos Dumont, 3060 Sala 515
Fortaleza, Ceará
 
V Três Cosultoria e Rep
(85) 257-7884
r Silva Paulet, 3265, bl a lj 10, Meireles
Fortaleza, Ceará
 
Cons e Asses de Eng Sanitária
(85) 278-5467
av Washington Soares, 2155, sl 62, Messejana
Fortaleza, Ceará
 
Line Promoções Treinamento e Marketing Ltda
(85) 257-6183
vl Treze de Maio, 1096, José Bonifacio
Fortaleza, Ceará
 
Maquine Cons e Asses Tec Empresarial Ltda
(85) 261-3500
tv Santos Dumont, 3060, sl 503, Alto Da Balança
Fortaleza, Ceará
 

Aprendendo a organizar a escola com o gestor democrático

A escola atual vem assumindo tarefas e enfrentando situações mais complexas e diversificadas do que antigamente: pressões políticas que refletem na educação, recursos insuficientes e mal aplicados, o enfraquecimento do papel da escola pela própria classe política, contrastes sociais que desmotivam a continuidade nos estudos e falta de estrutura familiar em grande parte dos alunos. Dentro desse contexto o diretor tem papel fundamental, convivendo com incertezas e encontrando respostas para situações novas freqüentemente, o que torna ainda mais complexo seu trabalho de gestor, pois se vê obrigado a lidar com a dicotomia existente entre decisões dos órgãos centrais e os interesses da comunidade escolar.

O trabalho do gestor em uma escola deve se basear em um plano de ação denominado plano escolar, elaborado por toda a comunidade da escola (pais, professores, alunos e servidores), que estabeleça metas de forma coletiva, sempre direcionadas ao desenvolvimento do alunado. O plano escolar confeccionado dessa forma é um grande passo para que se estabeleça uma gestão democrática, assegurando que todos participem das decisões, inclusive a comunidade, deixando bem claro os direitos e deveres, onde decisões e tarefas serão compartilhadas. Porém, existe uma dificuldade de aproximação entre comunidade e escola, geralmente a presença dos pais só é solicitada quando seu filho apresenta problemas de comportamento. A gestão participativa (democrática) pode ser capaz de despertar a população para a importância do processo educativo e da responsabilidade que os pais também têm com a formação de seus filhos. Existem algumas estratégias interessantes para aproximar a comunidade da escola, uma delas seria a realização de encontros ou palestras de interesse de todos em horários onde a maioria possa participar, fazendo com que os pais freqüentem o ambiente escolar em outras ocasiões e não somente na reunião de pais e mestres. A APM, o conselho de escola e o grêmio estudantil são órgãos que podem facilitar essa aproximação. Segundo a administração moderna, o bom gestor, entre outras coisas, conhece seu potencial e as necessidades do seu entorno, gerencia de forma participativa envolvendo no processo o maior número de pessoas e valoriza a criatividade de todos, ou seja, elementos fundamentais para uma administração participativa e democrática.

O que encontramos nas escolas atualmente, sobretudo nas públicas, é uma grande falta de motivação. A gestão democrática torna-se motivante a medida em que a sociedade participa efetivamente das ações escolares e percebe de perto o resultado do trabalho. Passando, assim a valorizar mais a educação de seu filho.

alex batalha machado

Professor de educação física efetivo da rede estadual de São Paulo. Cursando pedagogia - gestão escolar.

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com