Aprendendo a preparar a lancheira do seu filho Brasília, DF

Selecione os alimentos que o seu filho leva para escola. A nutricionista Izaara Alvarenga ensina como preparar uma lancheira com três grupos alimentares essenciais para o crescimento saudável. Ela adverte que hábitos incorretos provocam consequências futuras, tais como, diabete e obesidade.

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Aprendendo a preparar a lancheira do seu filho

É HORA DO LANCHE CRIANÇADA

Além do fator diabetes, crianças e adolescentes também enfrentam o perigo da obesidade. Pesquisa realizada pela ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade, revela que 80% desse público permanece obeso na vida adulta.
A infância é o melhor período para a formação dos hábitos alimentares. Cabe aos pais e, muitas vezes, aos educadores escolares, a responsabilidade de acompanhar e auxiliar as crianças na escolha dos alimentos.
O fato de destaque é a qualidade de vida, pois é sabido que a obesidade é fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças. Alimentar-se bem ou até mesmo alimentar-se com o objetivo de emagrecer não é fácil, ainda mais quando trata-se de crianças.
Em vários Estados do Brasil foram promulgadas normas para que as cantinas escolares ofereçam alimentos saudáveis aos alunos. Proíbem a venda de refrigerantes, salgadinhos e balas. Já nas escolas em que a merenda é distribuída gratuitamente, os alimentos servidos sofrem uma fiscalização.
É nesse contexto que se compreende a verdadeira importância do papel da escola na saúde e na qualidade de vida das crianças.
Nas escolas, novas normas estão substituindo salgados fritos por assados, refrigerantes por sucos e doces por barras de cereais. As que já adotaram essa prática observam a fácil adaptação das crianças ao novo cardápio. Infelizmente, para muitas mães, é mais fácil colocar na lancheira dos filhos um pacote de salgadinho e um refrigerante, ao invés de preparar um sanduíche natural e um suco de frutas.

LANCHEIRA CHEIA DE SAÚDE

Uma alimentação saudável e equilibrada deve conter os três grupos alimentares: proteínas, carboidratos e lipídios. Desta forma as necessidades de vitaminas e minerais também serão alcançadas.
Para uma lancheira saudável, combine os três grupos abaixo:
Grupo A
- Pães - francês, de forma, integral, bisnaguinha, sírio, caseiro, de cenoura, de batata ou brioche
- Biscoitos - integral, salgado ou doce, sem recheio e sem cobertura
- Bolos simples - fubá, chocolate, cenoura, abacaxi e laranja
- Cereais matinais - à base de milho, aveia ou arroz
- Barras de cereais
Grupo B
- Queijos - mussarela, prato, minas fresco, minas padrão, ricota, queijo pasteurizado
- Frios - peru, chester e presunto magro
- Leites - integral ou semi-desnatado, fermentado, achocolatado, de soja e vitaminado
- Iogurtes - simples, com mel ou com frutas
Grupo C
- Frutas em geral
- Sucos naturais
A qualidade de vida está diretamente relacionada à alimentação. Por isso, cuidando dela, estará também cuidando da saúde. Pais e educadores, a melhor forma de educar ainda é por meio de exemplos. Sucesso e boa semana.

Izaara Alvarenga
Nutricionista

Sobre o Autor
Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Cursa Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Com passagem por empresas de porte nacional e multinacional da Alimentação Empresarial, adquiriu extensos conhecimentos neste ramo. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e "Jornal Agora" da cidade de Lavras e "Jornal O Movimento" da cidade de Carrancas, com a coluna “Vida Saudável”.

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