Aprendendo a sensibilizar o olhar para o idoso Brasília, DF

Aprenda abaixo como se sensibilizar com os idosos que nos rodeiam e a cuida-los com respeito e amor. Pesquisa mostra que a educação, com base na sensibilização do olhar para o idoso, gera resultados concretos e contribui para a formação de indivíduos conscientes da importância do tratamento com a terceira idade. Leia mais abaixo.

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Aprendendo a sensibilizar o olhar para o idoso

Assistindo a reportagens que denunciam maltratos contra os idosos, me lembrei de um livro que li no ano passado que propõe a sensibilização do olhar para o idoso. O livro do médico e professor universitário de Marília, Ricardo Komatsu, aborda questões fundamentais da sociedade em relação aos idosos. O professor realizou uma pesquisa que mostra que a educação, com base na sensibilização do olhar para o idoso, gera resultados concretos e contribui para a formação de indivíduos conscientes da importância do tratamento com a terceira idade.

Antes de qualquer coisa, Komatsu relata que é preciso uma aproximação dos estudantes com a pessoa idosa. Para isso, ele sugere mudanças na metodologia de ensino. A formação dos cidadãos e profissionais oferecida atualmente nos ensinos fundamental e médio inibe a capacidade criativa dos estudantes ao oferecer a aquisição passiva do conhecimento, não aliando o conhecimento (teoria) à experiência (prática). Essa metodologia dificulta a formação de um cidadão mais humano e reflexivo.

É preciso perceber que a terceira idade se configura hoje como um mercado crescente e cada vez mais promissor no mundo dos bens de consumo, da cultura, do lazer, da estética, dos serviços de prevenção, atenção e reabilitação da saúde. Ou seja, esse público está em todos os lugares e, infelizmente, o que se observa no sistema de ensino brasileiro é a ausência de disciplinas voltadas para o envolvimento dos alunos nas questões sociais, que envolve o público idoso. Os estudantes não estão em contato com o público que vai fazer parte da sua vida profissional. Os idosos, que são cada vez mais a maioria da população, são um exemplo.

Como resultado de um aprendizado alheio à realidade social, crescem os casos de discriminação e desrespeito para com os idosos. Se a iniciativa em introduzir uma disciplina humanitária, baseada na convivência e experiência, fosse aplicada por todos os educadores, o tratamento para com os idosos seria diferente. Eles certamente teriam o mesmo tratamento que uma pessoa jovem. A discriminação seria abolida e, assim, eles ocupariam um lugar digno na sociedade.

Aelton Aquino

Nascido em 16 de Janeiro de 1989, Aelton Aquino é estudante de Jornalismo da Unesp/Bauru desde 2007. Atualmente colabora com textos para o Jornal da Cidade de Bauru e escreve textos diversos com enfoque para a Política e Economia.

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