Aprendendo deliciosas dicas de fondue Brasília, DF

Aprenda deliciosas dicas de como preparar o de fondue. Conheça a história e de onde o fondue é originado. Uma forma de fazer fondue rápida e prática é comprar a mistura pronta e derrete-la.

Centro de Treinamento Esgrima Brasília
(61) 3242-5497
Sces Tr 1, s/n, lt 3
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Aabb-associação Atlética Banco do Brasil
(61) 3223-0078
Sces Tr 2, s/n, lt 16
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Aero Clube de Brasília
(61) 3225-9811
Sgas 903, Lt 77
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Le Français Restaurant
(61) 3225-4583
CLS 404 BL B, Lj 27
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Dragon King
(61) 3328-4030
SCN Q 5 BL A, Brasília Shopp Lj 223
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Brasília Clube de Xadrez
(61) 3274-5375
Scrn 706/707 Bl D, s/n, en 12, s 301
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Cafe Cancun
(61) 3327-1451
SCN Qd 2 BL D, s/n Lj 52; Liberty Mall
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Haná Japanese Food
(61) 3242-7331
CLS 408 BL B, Lj 35
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Fuji sushi
(61) 3224-6255
SCS Q 7 BL A, Lj 64
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Cantina Da Massa
(61) 3226-8374
CLS 302 BL A, Lj 4
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprendendo deliciosas dicas de fondue

Equipe Portal Orgânico
Chef Renato Caleffi

Fondue (fundida) é um prato de origem Suíça, normalmente à base de queijo aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como espiriteira ou rechaud, ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem diretamente.

Ao contrário do que muita gente acredita, fondue é uma palavra feminina. Portanto, a fondue significa queijo fundido ou derretido. A palavra fondue é de origem francesa "fondre" que significa derreter. Por isso o queijo usado precisa ser de fácil digestão.

Originária da Suíça francesa, conta-se que no século XIII moradores dos Alpes Suíços tiveram uma superprodução de queijo que endureceu com o inverno. Para evitar a perda e conservá-los, derreteram o excesso produzido e acrescentaram Kirsch (bebida alcoólica de cereja produzida ali). Enquanto preparavam, iam provando com pão para determinar o tempero.

Outras fontes relatam que foi inventado durante os frios invernos alpinos, quando as montanhas e os vales ficavam cobertos pela neve e as pequenas vilas isoladas, quando então, o abastecimento de alimento fresco não era possível. Daí os produtos mais comuns eram o queijo, o pão e o vinho.

Consiste basicamente em uma mistura de queijos (normalmente dos queijos Gruyère e Emmental) fundidos com vinho, que vai à mesa acompanhada de pedaços de pão, batatas e cenouras. Esses acompanhamentos devem ser mergulhados na fondue com um garfo especial antes de serem consumidos. Há ainda a bourguignonne (fondue de carne), de peixe, camarão ou chocolate com frutas.

A tradicional receita de fondue suiço tem o nome da região onde foi criado Neuchâtel e usa os queijos gruyère e emmental. Porém, outras regiões da Suiça usam seus próprios queijos e vinhos. Ingredientes como: presunto, ovos e tomates eram também adicionados, foi como a fondue se espalhou pelos países vizinhos possibilitando outras variações. Por volta do final do século XVII, a fondue chegou à França

Dicas do Chef Renato Caleffi

Uma forma de fazer fondue rápida e prática é comprar a mistura pronta e derrete-la. Pode-se melhorar o sabor, adicionando um pouco de suco de laranja, cachaça, vinho branco seco, pitada de amido de milho dissolvido em água. O importante é não deixa-lo apenas com sabor de queijo derretido, mas de algo a mais, que fique na memória como uma percepção única.

Não é preciso investir na cara bebida tradicional Kirsch, pode-se obter o sabor seco e aromático com cachaça branca e um pouco de vinho branco seco. A vantagem de se preparar à fondue é alcançar a consistência e sabor personalizado. O ato de se preparar deve ser considerado o ápice da conquista, portanto, pode ser um ato romântico e de conquista.

O chef Rentao criou um fondue orgânico, de personalidade e consistência adequada para ser considerado funcional e menos calórico. A caloria nesta receita é abrandada pela banana verde, que serve como espessante que sacia mais rápido e contribui na eliminação das toxinas e gorduras.

Para ver a Receita de Foundue de Queijo Orgânico do Chef Renato,
CLIQUE AQUI

Fonte: Chef Renato Caleffi

Clique aqui para ler este artigo na Portal Gastronomia