Aprendendo o Marketing de Relacionamento Caucaia, Ceará

Compreenda como o bom atendimento a um único consumidor é capaz de repercutir em propaganda gratuita, gerando mais exposição e atraindo novos clientes. Avalie também as desastrosas consequências do efeito inverso. Diego Berro explica o poder de publicidade do marketing de relacionamento.

Nubia F Costa
(85) 342-3500
r Coronel Correia, 1678, Parque Soledade
Caucaia, Ceará
 
Maria DR Ribeiro
(85) 628-0755
r CEL João Rodrigues Pinto, 69, a, Santa Quitéria
Santa Quiteria, Ceará
 
Curso de Matemática Kumon
(85) 212-3427
r João Carvalho, 800, sl 1207, Aldeota
Fortaleza, Ceará
 
Iteva Inst Tecnológico Vocacional de Aquiraz
(85) 361-1331
rdv CE 4 SN, 2
Aquiraz, Ceará
 
Centec Centro de Ensino Tecnológico
(85) 423-2264
r Estevão Remigio de Freitas, 1145
Limoeiro do Norte, Ceará
 
Colégio J Oliveira
(85) 261-3939
r Coronel Virgilio Tavora, 617, Messejana
Fortaleza, Ceará
 
Francisca Ad Borges
(85) 223-9713
tv Cicero, 481, Mondubim
Fortaleza, Ceará
 
Jackson M Silva
(85) 231-1830
av Universidade, 2176, Benfica
Fortaleza, Ceará
 
Gnose
(85) 254-7011
r João Cordeiro, 2071, Praia De Iracema
Fortaleza, Ceará
 
Alberto Targino
(85) 252-4972
r Aracati, 1430, Benfica
Fortaleza, Ceará
 

Aprendendo o Marketing de Relacionamento

Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE, os maiores desafios das micro e pequenas empresas são: falta de capital de giro, indisponibilidade de recursos financeiros para investimento, escassez de clientes e falta de conhecimentos gerenciais para tomada de decisões.

Os fatores de sucesso para as elas, entretanto, estão ligados ao fato do empreendedor conhecer o mercado onde atua, sabendo aproveitar no momento certo as oportunidades e desenvolver uma boa estratégia de vendas.

Infelizmente, a prática do dia-a-dia leva a maioria das pessoas envolvidas nas transações com os clientes a centrar-se na busca de atração de novos clientes, e esquecerem-se de valorizar ou se preocupar com aqueles que já optaram pela empresa, que a preferem em relação aos concorrentes.

Estou impressionado e indignado de tantas vezes que fui mal atendido pelos vários estados onde tenho passado. São tantas ocorrências por mim vivenciadas que não cabem relatá-las neste artigo tamanha dimensão que teriam na quantidade de páginas descritas.

De acordo com pesquisas SEBRAE (2003), o cliente tem uma enorme capacidade de divulgação da sua insatisfação com o produto ou serviço, tornando público para seus amigos, colegas e familiares a sua insatisfação chegando contar até para onze pessoas sua insatisfação e até seis pessoas no caso de satisfação.

Uma grande vantagem para as empresas que desenvolvem o marketing de relacionamento de forma adequada é que, mesmo em menor número, os clientes satisfeitos também partilham a sua felicidade em ter comprado na empresa. Perante esta situação, normalmente as pessoas são motivadas a comprar, pois a confiabilidade da empresa já foi experimentada e aprovada por alguém.

'Marketing de relacionamento significa criar, manter e acentuar sólidos relacionamentos com os clientes e públicos'.

(Gordon)

É preciso lembrar as empresas que um cliente antigo não gera custos e o novo gera. Ganhar um novo cliente é até oito vezes mais caro, dizem as estatísticas.

É fundamental o gerenciamento das relações com o cliente, pois os clientes satisfeitos e felizes com a organização tendem a continuar usando os produtos ou serviços desta empresa, já para atrair clientes potenciais, a empresa terá que fazer investimentos em marketing que certamente serão bem maiores.

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