Atingindo a excelência no atendimento Barbacena, Minas Gerais

O grande diferencial atualmente entre empresas está no relacionamento e antendimento aos clientes. O consumidor está exigindo bons produtos, excelência no atendimento e isto inclui, além da rapidez, um sorriso autêntico. Veja mais no artigo abaixo.

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Atingindo a excelência no atendimento

Pensando e agindo fortes somos imbatíveis!

O imediatismo típico de muitas empresas faz com que seus líderes fiquem pensando nos efeitos da chamada crise da economia e esquecem de treinar o seu pessoal.

Não atendem pessoalmente os seus clientes, não conhecem mais os seus funcionários e quando perdem negócios, culpam o mundo.

Recentemente fui, como cliente, a uma loja de um amigo  que havia sido recém inaugurada. ?"timas instalações, local privilegiado, produtos excelentes, um orgulho para a cidade.

Porém, o atendimento sofrível, de um pessoal não treinado, que não sabiam ao certo o que faziam ali. Ou seja, o negócio tem tudo para dar certo, mas se complica naquilo que não creditam como  principal.

Não entendem que o cliente quer bons produtos, excelência no atendimento e isto inclui, além da rapidez,  um sorriso autêntico. Somente se consegue isto com muito treinamento e contratação de pessoas certas para aquele tipo de trabalho.

O mercado é interessante, assemelhando-se a uma Copa do Mundo ou mesmo uma Olimpíada… É preciso conhecer muito bem o seu time e avaliar com exatidão como vai o time dos outros, quem são as estrelas dos concorrentes, quem está marcando gol.

Acontece que ao olharmos para dentro do nosso negócio, existem pessoas ótimas, marcando gols e atingindo os objetivos, mas também teremos a oportunidade de vermos pessoas que estão marcando gols contra, que acham que o cliente é uma amolação, pessoas não comprometidas com a empresa e o negócio, que acham que nada vai dar certo.

Algo como comparar águias e urubus na mesma família. E o pior é que este urubu faz um estrago daqueles destruindo qualquer perspectiva de sucesso!

O grande diferencial virá das empresas que promoverem um show no relacionamento e atendimento aos seus clientes. Tem que ser na prática e não somente em palavras bonitas.

Um empresário me disse certa vez algo sobre uma frase conhecida: “Enquanto a gente chora, o pessoal de fora vem aqui vender lenços para nós… E tem muita gente que compra!”

Vai vencer o jogo da vida o profissional, a empresa que ajudar o cliente a não perder tempo. Tempo hoje vale muito dinheiro.  A empresa leve e fácil de se relacionar se distinguirá das outras. A empresa de sucesso terá facilidade de pagar, entregar, negociar… Prometer e cumprir, porque senão é melhor não prometer.

É preciso repensar e reinventar o seu negócio, o seu trabalho. É preciso eliminar os urubus, os profetas do caos, plantonistas do mal e pensar num mundo diferente.

Vamos acreditar menos em notícias negativas e ter mais entusiasmo. Vamos treinar mais as nossas equipes, criando verdadeiros campeões dentro de empresas campeãs.

O Brasil é um elástico que não arrebenta nunca. Quem tiver dúvidas, volte ao passado e rebusque os discursos de Rui Barbosa, aquele mesmo, que ensinava inglês para os ingleses, e verá que  estamos construindo um grande país, mesmo com todas as mazelas políticas, econômicas e sociais que por aqui sempre convivemos.

Imagine este país, esta pátria nossa e dos nossos filhos, pensando e agindo fortes, só em coisas positivas! Seríamos imbatíveis!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

10/08/08 | Artigos, Empreendedorismo | Site do Autor