Aumentando a produtividade agrícola com máquinas Rio Branco, Acre

Queremos apresentar neste texto as formas e recursos disponíveis hoje no mercado quanto à utilização de máquinas e financiamentos, tendo como objetivo ampliar as possibilidades do pequeno e médio produtor. Em relação à aquisição desses bens e serviços para o aumento da produtividade. Veja mais no artigo abaixo.

Aumentando a produtividade agrícola com máquinas

Queremos apresentar neste texto as formas e recursos disponíveis hoje no mercado quanto à utilização de máquinas, equipamentos, insumos, serviços e financiamentos, tendo como objetivo ampliar as possibilidades do pequeno e médio produtor em relação à aquisição desses bens e serviços para o aumento da produtividade.

O Portal Orgânico esteve presente na Hortitec - maior Feira de Horticultura e Cultivo Protegido, realizada em Holambra/SP, e pudemos acompanhar diversos produtores orgânicos em busca de novidades e aprimoramento de técnicas quanto à utilização de equipamentos e insumos aplicáveis à sua produção.
Tivemos o cuidado em selecionar alguns dados e disponibilizá-los a todos os interessados, para que possam ter acesso a este material, inclusive visualizá-los em nossas fotos ilustrativas (veja abaixo).

Máquinas e Equipamentos: Observamos que o mercado hoje dispõe de muitas opções, como tratores e equipamentos de pequeno e médio porte e com custos reduzidos, propondo soluções de maior acesso e proporcionando o melhor custo/benefício diante da real disponibilidade econômica do pequeno/médio produtor.
Equipamentos como estufas agrícolas, biodigestores, câmaras frigoríficas, sistemas de irrigação, telas de sombreamento (sombrite), arames, cordoalhas, embalagens de papelão são também os grandes aliados do produtor, tendo em vista as inúmeras possibilidades apresentadas hoje no mercado, com propostas personalizadas, indo ao encontro da necessidade e disponibilidade financeira de cada produtor.

Lembramos ainda que segundo os Consultores, as máquinas e os equipamentos utilizados em unidades de agricultura orgânica, não podem conter resíduos contaminantes, dando-se prioridade ao uso exclusivo à produção orgânica. Destacamos ainda quanto à restrição no uso de máquinas e equipamentos que causem a compactação e pulverização dos agregados do solo, assim como promovam a inversão das camadas, como os arados.

Implementos, Insumos e Fertilizantes: Os implementos e insumos direcionados para a agricultura orgânica e apresentados como bio-produtos já se destacam no mercado e são de grande utilidade no controle de pragas e doenças. Algumas marcas já contam com o carimbo de Certificadoras, inclusive também observadas na produção de sementes certificadas destinadas ao cultivo orgânico.

Serviços: Todos os produtores presentes foram unânimes quanto à primeira preocupação do produtor: Onde e como buscar apoio para a produção. Primeiramente aparecem as figuras das Cooperativas e Associações. Contando com o apoio desses sistemas participativos é que o produtor consegue sanar suas dúvidas, baratear o custo de sua produção (através da utilização conjunta de equipamentos e/ou compra de insumos em maior quantidade, porém com menores preços), viabilizar financiamentos bem como o sistema de escoamento de sua produção, ter acesso a profissionais especializados também em custos reduzidos, enfim, sem o apoio dessas instituições e sem a junção de forças seria quase impossível o pequeno produtor subsistir.

Em apoio participativo e direcionado destacamos também o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que trabalha pelo desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte promovendo cursos de capacitação, orientando o acesso a serviços financeiros, estimulando a cooperação entre as empresas, contribuindo para a geração de emprego e renda dentro de cada área específica, inclusive a de Produção Orgânica, com projetos gerenciados pelas diversas Unidades de Negócios e de Gestão espalhados pelo Brasil.

Foi destacado também, quando se fala em aumento de produtividade, sobre a importância da Certificação para a regularização e credibilidade do produto orgânico junto ao mercado. Cabe ao produtor ou sistemas cooperados contatar as diversas Certificadoras que atuam hoje no Brasil, e diante de uma análise, optar pela de sua preferência.

Em complementação a todas as opções de Serviços, pudemos avaliar a importância do apoio de um site especializado na internet como veículo de informação e comunicação para todos os produtores orgânicos. Neste momento pudemos concluir conjuntamente sobre a importância desses serviços abertos e participativos disponibilizados pelo Portal Orgânico que oferecem condições tecnológicas para facilitar a troca de informações entre norte e sul do Brasil, através dos canais apresentados como Fórum e Bate-Papo, Consultores Especializados em agricultura orgânica que dão suporte técnico a todas as dúvidas dos produtores (Perguntas e Respostas - FAQ), um extenso Banco de Dados aberto, interativo e gratuito com diversas categorias expondo seus produtos para maiores opções de compra e venda desses produtos e serviços (AGRONEGÓCIOS), cadastros abertos com relações de profissionais especializados (Consultorias, Certificadoras, Cooperativas, etc...) enfim, uma tentativa de proporcionar todo apoio necessário a este produtor, estando sempre aberto e atento à sua real necessidade.

Linhas de Crédito - Outro grande impasse para o Produtor. Em busca de aumentar a sua produtividade, quer para capital de giro, quer para aquisição de máquinas e equipamentos, o Produtor ou Cooperados sempre se deparam com a dificuldade de onde e como captar recursos. Temos hoje no Brasil uma imensa cartela de crédito ofertada por diversas instituições financeiras, e para tanto cabe uma análise rigorosa e minuciosa de onde e como fazer esta captação, analisando criteriosamente os juros aplicados, prazos e garantias para pagamento e procurar neste momento, analisar e negociar com muita cautela.

Concluindo, fizemos um apanhado geral tendo como base os diversos relatos de produtores e cooperados envolvidos com a produção orgânica de alimentos, e tentamos apresentar resumidamente neste texto ilustrativo, algumas possibilidades existentes hoje no mercado, quanto à aquisição de bens e serviços visando o aumento da produtividade.

Nota: É proibida a reprodução deste texto em qualquer veículo de comunicação sem a autorização expressa do autor. Só serão permitidas citações do texto desde que acompanhadas com a referência/crédito do autor.

Fonte: Equipe Portal Orgânico - Maria Regina Chiarinelli

Clique aqui para ler este artigo na Portal Agricultura