Aumente suas vendas com a gestão do conhecimento Barbacena, Minas Gerais

A Gestão do conhecimento não possui caratér passageiro e sim renovador. A educação corporativa e a inteligência empresarial são conceitos fundamentais para a implantação desta gestão. Veja mais neste artigo.

Tri Banco
(34) 3218-1400
av Cesário Alvim, 2209, S Terezinha
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Atual Empréstimos
(32) 3211-0508
r S Sebastião, 554 lj 44 Centro
Juiz de Fora, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Banco Cacique
(32) 3212-0128
r Batista Oliveira, 470 sl 603 Centro
Juiz de Fora, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Banco Rural S/A
(31) 2126-5047
r Antônio de Albuquerque, 271, An 14, Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Consiga Empréstimo e Cobrança
(31) 3392-1988
r Alemanha, 403 sl 105, Glória
Contagem, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Banco Santander Banespa S/A
(34) 3239-8800
pça Tubal Vilela, 55, Centro
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Construir Vendas de Consorcios Ltda
(31) 3043-0001
r Carlos Magno, 302, Caiapós
Contagem, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Banco Bonsucesso S/A
(31) 2103-7900
r Alvarenga Peixoto, 974, An 7, Lourdes
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Banco Safra S/A
8001-51234
av Afonso Pena, 778, Centro
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Capital Brasil Empréstimo Pessoal
(32) 3215-0897
av Br do Rio Branco, 2231 sl 14 Centro
Juiz de Fora, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aumente suas vendas com a gestão do conhecimento

O conhecimento representa a base de sustentação do homem moderno, muito embora às informações assimiliadas no decorrer de sua evolução tenham servido para outro enfoque: o instinto de sobrevivência! É bastante notória esta alteração. Primeiramente a sua "organização social " era baseada nos processos, atualmente o foco está novamente no homem e suas percepções.

É a partir desta cultura de busca contínua do homem gestor do conhecimento, que às organizações modernas e consequentemente de sucesso, estão gerindo os seus empreendimentos alcançando metas e objetivos jamais imaginados. A Gestão do conhecimento é uma ferramenta que visa relatar, analisar e aplicar todos os saberes incluídos no patrimônio intelectual ,no ativo intangível destas instituições a fim de equacionar eficácia, eficiência, custos e lucratividade.

Apesar de não ser considerada uma idéia recente, (meados dos anos 80), este tipo de gestão expressa um perfil em atualização constante e ganha neste novo momento empresarial, o destaque merecido. A GC exige a instalação de uma nova cultura organizacional voltada a busca de renovações dos antigos conhecimentos e implementação de conceitos modernos. A mudança parte da atitude dos gestores, que visando o processo de melhoria continua, estão procurando cada vez mais a multidisciplinaridade e multifuncionalidade, abrangendo aréas nunca antes cogitadas num perfil de gerência e ,obviamente, servindo de referência aos seus colaboradores subordinados para que se sintam motivados e compreendam esta nova exigência do mundo organizacional comteporâneo.

A educação corporativa e a inteligência empresarial são conceitos fundamentais para a implantação desta gestão. A primeira, porque atua diretamenta na mudança desta cultura empresarial, e no estímulo pró-ativo dos colaboradores gestores do conhecimento, e está pautada na definiçao do trabalhador do conhecimento.A seguinte, por se tratar das metas e objetivos da empresa, a busca pela melhor maneira de realizar os processos e principalmente do " fazer fazer ",tudo sustentado para a excelência da Visão e Missão das organizações.

As vantagens de uma organização gestora do conhecimento são inúmeras, principalmente pelo envolvimento de todos os setores, havendo melhorias no complexo organizacional sem exceção, além das técnicas de mensuração destes conhecimentos, transformados em ativos intangíveis, tendo uma representação , um valor agregado, ao tipo e a quantificação destes mesmos conhecimentos. A empresa gestora, ao buscar as informações necessárias para esta atualização,terá uma poder de barganha amplo ao se tratar da concorrência esmagadora do mercado.

Como exemplo básico do sucesso deste tipo de gestão,temos a MICROSOFT que apresenta em seu patrimônio 90% de ativos intangíveis e seu valor de mercado é de cem (100) vezes o seu faturamento. Isto é justificável, pois a sua concorrente IBM, apresenta um percentual de vendas superior a MICROSOFT ,mas em comparativo ao já citado valor de mercado ,a MICROSOFT compraria dez empresas com valor aproximado de venda da IBM.

A Gestão do conhecimento não possui caratér passageiro e sim renovador. As empresas que mais rapidamente se adaptarem conseguirão ampliar consideravelmente o seu nicho de mercado e irão permanecer sempre valorizadas e se adaptarão mais facilmente às oscilações do mundo moderno. O espírito do empreendedor de sucesso deverá ter como mola mestra a GC, que será incrustada em sua vida empresarial não apenas no discurso, mas principalmente em atitudes pioneiras e que façam desta organização gestora do conhecimento, um referêncial de organização que valoriza o que há de mais humano em seu interior e que ao invés de moldar-se às vias tendeciosas dos negócios, ditará às regras que sustentarão o futuro dos acionistas, gerentes e colaboradores.

Ícaro Cordeiro

Mais um ser pensante que acredita na troca de experiências como uma referencial ferramenta facilitadora do aprendizado.

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com