Avaliando o novo Astra Brasília, DF

O que era bom ficou ainda melhor. Se o Astra já era um modelo competitivo no mercado nacional de carros médios, agora com a chegada da nova linha, a briga promete ser ainda melhor. Isso porque o custo-benefício do hatch da Chevrolet, que já era relativamente bom, ficou ainda melhor.

Antônio Valter Alexandre Bie
(61) 3326-1337
Sepn 504 BL C LJ 33, Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Cometa Veículos
(61) 3964-3232
Sepn 510 Bl E Lj 450, Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Edmar Veículos
(61) 3274-1266
Sclrn 713 Bl G Lj 21, Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Edmar Veículos
(61) 3274-1266
sclrn 713 Bl D, s/n lj 3, Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Capital Veiculos Ltda
(61) 3225-8450
crs 502 Bl A, s/n lj 42, Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Cometa Veículos
(61) 3349-3232
sepn 510 Bl E, s/n lt 10 lj 450, Brasília
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Concessionária Renault
(61) 3345-8070
Crs 516 Bl B Lj 5, Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Bali Automóveis Ltda
(61) 3362-6200
sia Tr 3, s/n Lotes 725/895, Brasília
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Brazilian Car Veículos Ltda
(61) 3363-8485
sclrn 711 Bl D, lj 33, Brasília
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Dakar Automóveis Ltda
(61) 3424-5500
r SCRN 502 Bl A, s/n lj 74, Brasília
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Avaliando o novo Astra

Fornecido por:

Se o Astra já era um modelo competitivo no mercado nacional de carros médios, agora com a chegada da linha 2010, a briga promete ser ainda melhor. Isso porque o custo-benefício do hatch da Chevrolet, que já era relativamente bom, ficou ainda melhor.

 

Isso porque o preço da nova linha foi mantido (a partir de R$ 44.389,00), apesar de estar ainda mais completa. Passam a ser itens de série, desde a versão de entrada: ar-condicionado eletrônico digital com controle automático da temperatura; regulagem elétrica de altura dos faróis halógenos e faróis com desligamento automático temporizado; espelho retrovisor eletrocrômico e luz de cortesia integrada com ativação e desativação automáticas; limpador do vidro traseiro acionado automaticamente ao engate da marcha à ré; banco traseiro rebatível com encosto dividido 1/3 e 2/3; descansa-braço central; e portinhola de acesso ao porta-malas pelo habitáculo.

 

Mas isso não é tudo! No aspecto design, as novidades do Astra 2010 são as rodas de liga leve aro 16 polegadas (que vieram da versão SS), faróis de neblina no parachoque dianteiro, aerofólio traseiro (exceto para a configuração de entrada), ponteira do escapamento polida e em formato "oval", além de instrumentos no painel com moldura preta, fundo branco, ponteiros pretos e anéis cromados.

 

"Todos esses novos conteúdos somam um valor total de R$ 4.000,00. Quer dizer, era para o Astra 2010 custar R$ 48.389,00, mas ele continua custando os mesmos R$ 44.389,00. Comparando com modelos da concorrência, ele é o que oferece o melhor custo-benefício", garantiu Gustavo Colossi, diretor de marketing Chevrolet, em uma apresentação do novo carro a jornalistas especializados, em Belo Horizonte , no último dia 11 de agosto.

 

Colossi ainda lembra que na faixa de preços do Astra, a concorrência oferece motorização menos potente. "Nosso motor é o Flexpower 2.0 de 140 cv quando abastecido com álcool e 133 cv com gasolina. Ou seja, chega a ser quase 40% mais possante do que alguns modelos da concorrência, que têm motores 1.6 e 1.8" , garantiu. "Além disso, ele é o único nessa faixa de preço que oferece a transmissão automática como opcional, a concorrência oferece apenas a automatizada", ressaltou o diretor.

 

O que ele não mencionou (e, claro, que não iria mencionar) foi o consumo de combustível do Astra comparado com seus concorrentes. A concorrência possui propulsores bem mais econômicos... Além disso, muitos modelos da concorrência também oferecem opção de freios ABS, ao contrário do modelo da Chevrolet, o que é lastimável. Bom, pelo menos, o Astra 2010 oferece como opcional as tão requisitadas bolsas infláveis, mais conhecidas como airbags.

 

 

LÍDER DE VENDAS

 

Além de manter a liderança em 2009, que já dura 10 anos, com as 13.346 unidades do Astra vendidas ao mercado interno, a Chevrolet ainda é mais forte no segmento de hatches médios, ao somar o número de emplacamentos do Vectra GT, que ocupa a quinta posição no ranking, com 5.460 veículos no primeiro semestre deste ano. Desta forma, Astra e Vectra GT, juntos, somam 18.806 unidades entre os hatches médios preferidos dos brasileiros e representam praticamente 35% do segmento.

 

Em junho de 2009, o Chevrolet Astra também ocupou a liderança no segmento dos hatches médios com 3.274 veículos vendidos ao mercado interno, o equivalente a 27% de participação. Foram 1.310 unidades a mais que o modelo segundo colocado no mesmo período.

 

Apesar do segmento de hatches médios no Brasil ser bastante concorrido, com nove marcas diferentes do ranking dos " 10 mais", no acumulado de 2009, a cada 100 carros comercializados, 35 são da Chevrolet. Além disso, somando os volumes do 6º, 7º, 8º, 9º e 10º colocados, eles não alcançam a marca obtida pelo Chevrolet Astra no primeiro semestre deste ano.

 

Ranking dos 10 mais

2009 (janeiro a junho)

1-      Chevrolet Astra - 13.346 (24%)

2-      Volkswagen Golf - 9.573 (17,2%)

3-      Ford Focus - 7.191 (12,9%)

4-      Fiat Stilo - 5.527 (10%)

5-      Chevrolet Vectra GT - 5.460 (9,8%)

6-      Peugeot 307 - 5.104 (9,2%)

7-      Citroën C4 - 3.419 (6,1%)

8-      Nissan Tiida - 2.326 (4,2%)

9-      Huyndai I30 - 860   (1,5%)

10-   BMW 120l   - 409   (0,7%)

 

2008

1-      Chevrolet Astra - 25.354 (22,24%)

2-      Volkswagen Golf - 17.267 (15,1%)

3-      Fiat Stilo - 16.325 (14,3%)

4-      Ford Focus - 13.181 (11,6%)

5-      Chevrolet Vectra GT - 12.949 (11,4%)

6-      Peugeot 307 - 12.421 (10,9%)

7-      VW Beatle - 4.390 (3,9%)

8-      Nissan Tiida - 3.280 (2,9%)

9-      Citroën C4 - 1.308 (1,1%)

10- Audi A3 - 832 (0,7%)

 

 

HISTÓRIA DE EVOLUÇÃO

 

1995 - Chevrolet Astra chega ao Brasil importado da Bélgica nas versões hatch e station-wagon, equipado com motor 2.0 litros

1998 - Início da produção no Brasil da versão duas portas GL com motor 1.8 com 110 cv e versão GLS com motor 2.0 de 112 cv

1999 - Lançamento Chevrolet Astra Sedã com motor 2.0 16V de 128 cv

2000 - Série 500 é lançada em comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil - produção limitada a 500 unidades

2000 - Lançamento da Série Milenium

2001 - Versão Sport chega ao mercado, equipada com repetidor de pisca nos pára-lamas em todas as versões. Versão GL ganha calotas e conta-giros

2002 - Chevrolet Astra passa a ter versão CD e câmbio automático nas versões mais luxuosas

2002 - Lançamento da Série Expression

2002 - Lançamento da Série Sunny

2003 - Chevrolet Astra é reestilizado e versão GSi ganha motor 2.0 16V (136 cv) e opção de quatro portas

2004 - Motor Flexpower 2.0 8V passa a equipar o Astra, que ganha novas versões Comfort, Elegance e Elite e GSi

2004 - Lançamento do Chevrolet Astra Multipower movido a álcool, gasolina ou GNV; e da versão Advantage hatch 2 portas

2005 - Lançamento do Chevrolet Astra SS

2006 - Chevrolet Astra Advantage passa a ter versões de hatch e sedã

2008 - Lançamento Chevrolet Astra Advantage Plus como versão de linha

2009 - Chevrolet Astra passa a ser equipado com motor Flexpower 2.0 de 140 cv de potência; lançamento linha 2010 com novos conteúdos de série

 

 

                                                                                                                                    

 

 

Clique aqui para ler este artigo na Autopista.com