Benefícios dos jogos na clínica psicopedagógica Brasília, DF

Os jogos lúdicos estimulam a aprendizagem crítica e emocional da criança. Por isso, o autor argumenta, "os jogos e as brincadeiras são recursos indispensáveis na terapia de crianças e adolescentes". Confira nesse artigo, algumas recomendações para entreter e ensinar.

Lojas Marisa
(61) 3426-4508
SDN, s/n, Sn Cj A Lj S78, St Diversões Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
C&A Modas Ltda
8009-90330
SDN, s/n, Sn Cj A Lj T 50, St Diversões Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Lojas Renner S/A
(61) 3223-5959
SCS Qd 7 Bl A, s/n lj 80 s, Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Lojas Renner S/A
(61) 3223-5959
SCS Qd 7 Bl A, s/n lj 80 s, Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Lojas Marisa
(61) 3426-4508
SDN, s/n, Sn Cj A Lj S78, St Diversões Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Lojas Americanas
(61) 3223-4585
SCS Qd 4 Bl A, s/n lj 11, Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Lojas Riachuelo S/A
(61) 2106-3200
r SDN Lote Único, s/n, Cj A 137 1 Ss, Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Lojas Riachuelo S/A
(61) 2106-3200
r SDN Lote Único, s/n, Cj A 137 1 Ss, Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
C&A Modas Ltda
8009-90330
SDN, s/n, Sn Cj A Lj T 50, St Diversões Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Lojas Americanas
(61) 3223-4585
SCS Qd 4 Bl A, s/n lj 11, Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Benefícios dos jogos na clínica psicopedagógica

O jogo na psicoterapia e na psicopedagogia

Os jogos e as brincadeiras são recursos indispensáveis naterapia de crianças e adolescentes. É através do brincar e jogar que se cria umambiente de significação da aprendizagem e dos conteúdos emocionais.

Quebra-cabeça de números

Este é um jogo que estimula o raciocínio lógico-matemático.A criança, ao se deparar com as peças embaralhadas, deve criar uma estratégiade ação que será observada pelo profissional:

Qual pegará primeiro?

Observará os números e sua seqüência?

Começará com peças maiores?

Ao levantar hipóteses estará elaborando estratégias eestimulando suas habilidades mentais.

O profissional sabe a hora exata de interferir, de modo aajudar a criança a conhecer outras possibilidades de aprendizagem e de resolveruma situação-problema. A criança aprende a perguntar e a buscar soluções.

A intervenção do profissional pode estar baseada nasolicitação da justificativa de uma peça colocada.

Esse conhecimento das estratégias usadas pela criançaproporciona conhecimento de si mesma e um modelo para resolver outras situaçõesvividas no dia-a-dia.

Aprendendo a pensar

Com diferentes desafios a criança aprende a pensar sobrecomo superá-los. Esse exercício se estende para todas as outras situações quesão vivenciadas pela criança na escola e em família, por exemplo.

Montagem de cenas

Esse é um jogo de montagem de cenas e reorganização dosfatos para compor uma história. Ao realizar a atividade, a criança estimula oraciocínio de elaboração de seqüência lógica de ações. A intervenção doprofissional está em produzir reflexões na criança, o que a leva a questionar,justificar e organizar suas próprias ações.

Desta forma, o brinquedo não é somente para descontrair, temfunção educativa. Entretanto, a postura do profissional diante da brincadeirada criança, torna-se primordial, pois ele sabe de que maneira intervir a fim deestimular na criança entendimentos e novas ações, tornando-a mais ativa na vidapessoal e escolar.

 www.aldeiadavida.com.br/daniela.htm

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com