Benefícios dos jogos na clínica psicopedagógica Rio Branco, Acre

Os jogos lúdicos estimulam a aprendizagem crítica e emocional da criança. Por isso, o autor argumenta, "os jogos e as brincadeiras são recursos indispensáveis na terapia de crianças e adolescentes". Confira nesse artigo, algumas recomendações para entreter e ensinar.

Lojas Marisa
(86) 3302-6100
r Teodoro Pacheco,Sen, 1074, Centro
Teresina, Piauí

Dados Divulgados por
Paraíso Magazine Ltda
(68) 3223-6272
av Getúlio Vargas, 98 Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Lais B Amaral
(68) 224-6044
r Riachuelo, 101, José Augusto
Rio Branco, Acre
 
Bubi Ltda
(68) 224-2431
av Epaminondas Jacome, 585, sl 117, Base
Rio Branco, Acre
 
SM Paiva
(68) 224-4009
tv Ceará, 371, lj 4, Sobral
Rio Branco, Acre
 
Paraíso Magazine Ltda
(68) 3223-6272
av Getúlio Vargas, 98 Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Amoreco Tudo para Criança
(68) 224-7779
pc Catraeiros, 28, Centro
Rio Branco, Acre
 
Luiz M Chaves
(68) 224-3088
tr Capitania, 78
Rio Branco, Acre
 
Feito Gente Grande
(68) 223-3660
tv Julio Cesar, 36, Cerâmica
Rio Branco, Acre
 
Guri Modas
(68) 224-6044
r Riachuelo, 101, José Augusto
Rio Branco, Acre
 
Dados Divulgados por

Benefícios dos jogos na clínica psicopedagógica

O jogo na psicoterapia e na psicopedagogia

Os jogos e as brincadeiras são recursos indispensáveis naterapia de crianças e adolescentes. É através do brincar e jogar que se cria umambiente de significação da aprendizagem e dos conteúdos emocionais.

Quebra-cabeça de números

Este é um jogo que estimula o raciocínio lógico-matemático.A criança, ao se deparar com as peças embaralhadas, deve criar uma estratégiade ação que será observada pelo profissional:

Qual pegará primeiro?

Observará os números e sua seqüência?

Começará com peças maiores?

Ao levantar hipóteses estará elaborando estratégias eestimulando suas habilidades mentais.

O profissional sabe a hora exata de interferir, de modo aajudar a criança a conhecer outras possibilidades de aprendizagem e de resolveruma situação-problema. A criança aprende a perguntar e a buscar soluções.

A intervenção do profissional pode estar baseada nasolicitação da justificativa de uma peça colocada.

Esse conhecimento das estratégias usadas pela criançaproporciona conhecimento de si mesma e um modelo para resolver outras situaçõesvividas no dia-a-dia.

Aprendendo a pensar

Com diferentes desafios a criança aprende a pensar sobrecomo superá-los. Esse exercício se estende para todas as outras situações quesão vivenciadas pela criança na escola e em família, por exemplo.

Montagem de cenas

Esse é um jogo de montagem de cenas e reorganização dosfatos para compor uma história. Ao realizar a atividade, a criança estimula oraciocínio de elaboração de seqüência lógica de ações. A intervenção doprofissional está em produzir reflexões na criança, o que a leva a questionar,justificar e organizar suas próprias ações.

Desta forma, o brinquedo não é somente para descontrair, temfunção educativa. Entretanto, a postura do profissional diante da brincadeirada criança, torna-se primordial, pois ele sabe de que maneira intervir a fim deestimular na criança entendimentos e novas ações, tornando-a mais ativa na vidapessoal e escolar.

 www.aldeiadavida.com.br/daniela.htm

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com