Boa nutrição influencia vida saudável Brasília, DF

Na literatura de ecologia é muito comum o uso do termo "nutriente". No entanto, o conceito claro do que essa palavra significa fica restrito, geralmente, aos alunos do ensino superior. Aprenda você também o que é nutrientes no artigo abaixo.

CFC-B Teka Auto Escola
(61) 3327-4938
SCLM Qd 703 Bl A Sl 2, s/n Asa Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Traduções Aildasani Ltda
(61) 3223-7000
SHS Quadra 6, s/n, An 18 Sl 1801, Asa Su
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Aprovação
(61) 3225-3073
Sds Bl P, s/n Ed. Venâncio III Sala 212 Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola F&M
(61) 3323-9637
SDS, Bl O Te Lj 59 Ed. Venancio VI Conic Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Aprenda Fácil
(61) 3468-6600
Shin Ca 7, s/n Bl G7 Lj 100 Largo Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Wizard
(61) 3322-1214
CLS-102, s/n, Qd 102 Bl D Lj 35, Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Ativa Ltda
(61) 3301-5414
Sds Bl H, s 506 Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercia
(61) 3313-8877
SCS Quadra 6, s/n, A Lj 246, St Coml Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Auto Escola Octogonal
(61) 3361-1581
R AOS 4/5, S/N Bl B Lj 15 Sub Solo Área Octagonal
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Wizard
(61) 3322-1214
CLS-102, s/n, Qd 102 Bl D Lj 35, Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Boa nutrição influencia vida saudável

Na literatura de ecologia é muitocomum o uso do termo "nutriente". No entanto, o conceito claro do que essapalavra significa fica restrito, geralmente, aos alunos do ensino superior,ficando os alunos de ensino médio com pouca clareza a respeito desse termo.

Para entendermos a definição denutriente(s) precisamos ter claro o que é um soluto. Soluto(s) é todo materialdissolvido na água. Assim, ao adicionar sal de cozinha (NaCl) a um copo deágua, após a dissolução desse sal, podemos dizer que foi adicionado solutos àágua. Nesse caso os solutos são o sódio (Na+) e o cloreto (Cl-).

Agora que conseguimos visualizar oque é um soluto podemos definir nutriente. Nutriente são os solutos que possuemuma função fisiológica para algum organismo vivo. Ou seja, são solutosessenciais para o crescimento, manutenção e reprodução de organismos. Por essemotivo, os nutrientes são altamente absorvidos pelos seres vivos.

No nosso dia-a-dia os nutrientes queprecisamos estão contidos em nossos alimentos. Por exemplo, para obtermos onutriente nitrogênio (N) que fará parte de nossas proteínas, ingerimos váriostipos de carne que são ricas nesse nutriente. Outro exemplo são os saisminerais que vêm descritos em muitas embalagens de alimentos. Esses saisminerais nada mais são do que nutrientes. Se olharmos na tabela nutricional dosalimentos, veremos vários nutrientes como fósforo (P), potássio (K), magnésio(Mg), sódio (Na) entre muitos outros.

A utilização de nutrientes é mais comumdo que se pensa. A título de exemplo, um agrônomo adiciona fertilizantes(adubos) ao solo (geralmente a base de nitrogênio, fósforo e potássio), paraque as plantas que ele está cultivando absorvam-nos para poderemcrescer, frutificar e se reproduzir. Assim, o agrônomo está adicionandonutrientes ao solo por meio da adubação. Outro exemplo pode ser a água de lagose rios. Ao analisarmos, em um equipamento apropriado, uma amostra de água dealgum rio, notaremos que haverá a presença de nutrientes. Nesse sentido, écomum encontrarmos, em regiões agrícolas, lagos com cor esverdeada devido aoexcesso de algas. Essa superpopulação de algas do lago só consegue existir alidevido aos nutrientes presentes na água da enxurrada que vem das plantações.Essa água está enriquecida em nutrientes, pois ela entra em contato com osadubos (nutrientes!) aplicados no solo da plantação, transportando boa partedeles para o lago. Com isso, as algas presentes no lago absorvem essesnutrientes e podem assim crescer e se proliferar, conferindo o aspecto esverdeadodesses lagos.

Dessa maneira, fica nítida aimportância desse conceito para a área ambiental (popularmente chamada de "meioambiente"), na agricultura e em muitas outras áreas do conhecimento humano.

Preparado a partir de:

WEBSTER, J.R.; VALETT, H.M. Solute dynamics. In:HAUER, F.R.; LAMBERTI, G.A. (Eds). Second Edition. Methods in StreamEcology. London: Elsevier, 1996. p.169-185.

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com