Branding - Marca Brasília, DF

A prática de branding – marcar a ferro - nos leva as civilizações antigas. Alguns séculos adiante, na época da exploração do oeste americano, fazendeiros transportavam seus gados identificados por marcas. Isso era feito para determinar o que pertencia a eles e prevenir qualquer confusão com as propriedades de gado.

Agencia Comunica Publicidade
(61) 3964-1500
Scln, s/n Qd 110, Bl A, Sl-102 Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Decisiva Agencia de Publicidade
(61) 3202-0912
r Setor Habitacional Taquari, s/n sl 114 A Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Couto Propaganda e Marketing
(61) 3447-4477
cln 111 Bl C, s/n s 110 sl 109
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Central Midia
(61) 3322-5707
srtvs 70 bl 2/4 sl 324 Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Agencia de Publicidade Dois Nove Meia
(61) 3307-1793
UNB, s/n bl A s 661/8 Campus Universitário
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Agencia Neuronio Publicidade
(61) 3349-1373
cln 116 Bl F, s/n sl 105 Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Montadon
(61) 3327-7762
scrn 702/703 Bl C, s/n en 12 s 101Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Diart Agencia de Publicidade
(61) 3202-2490
cln 116 Bl D, s/n lj 102 A Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
DSP
(61) 3963-2929
snc 116 Bl E, s/n sl 111 A Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Oitonos Propaganda e Marketing
(61) 9206-0738
r Quadra 08, 155 Condominio Parque Jardim Paineiras
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Branding - Marca

Visão Geral

A prática de branding – marcar a ferro - nos leva as civilizações antigas. Alguns séculos adiante, na época da exploração do oeste americano, fazendeiros transportavam seus gados identificados por marcas. Isso era feito para determinar o que pertencia a eles e prevenir qualquer confusão com as propriedades de gado. O resultado era um desenho particularmente memorável, queimado na pele dos animais a ferro e fogo, criando uma marca personalizada e distinta. Os fazendeiros, eram, então, capazes de identificar qual era seu rebanho e a quem pertenciam as outras vacas. Tudo dependendo da marcação que seus animais tinham ou não.

Atualmente, branding ainda envolve marcas distintas. Embora, representem produtos e serviços muito mais diversificados do que o gado. O que as marcas representam hoje? O que era antes denominado uma marca em bovinos para indicar posse, é nesses dias descrito em termos como logo ou identidade corporativa. Mas os princípios fundamentais de diferenciação e identidade permanecem. Como dizem "a marca é a promessa que você faz para o seu cliente".

Independentemente da forma como é definida, uma marca é de extrema importância para as empresas produzirem bens e serviços com a intenção de adquirir uma vantagem sobre os concorrentes. O que intensifica a concorrência no setor. A manutenção de uma poderosa marca permite que uma empresa de produtos ganhe destaque. Assim, uma idéia de estratégia de branding é essencial, a fim de estabelecer fortes produtos e linhas de produtos. Há vários elementos chaves para o sucesso de uma marca.

Escolha um nome para a sua empresa ou produto

É crucial para uma marca a escolha de um nome que é simultaneamente simples e memorável. E, especial para a sua empresa e produto. Este nome deve ser curto - talvez até mesmo restrito a três palavras ou menos. Isto é necessário porque nomes compridos tendem a serem difíceis para os consumidores recordarem fácil o suficiente. O que é, obviamente, prejudicial à sua imagem corporativa. Esta etapa no processo de criação da marca pode exigir trabalho de investigação e análise jurídica, a fim de garantir a disponibilidade e a singularidade do nome. Nesta fase de desenvolvimento, pode ser útil procurar um grupo de pesquisa - focus groups - para medir reações de seus clientes em potencial quanto à conveniência e adequação da marca escolhida.

É fundamental nesta fase refletir sobre o modo como o seu nome irá funcionar em um contexto online. Incapazes de tocar o produto, e com milhares de sites semelhantes para escolher, os consumidores online têm muito pouco para se basearem , exceto pela familiaridade da marca. No web, uma dificuldade para as empresas de criação de marcas é que não há referências físicas que permitem aos clientes lembrar quando, e em que área geral que você pode encontrar o produto. No mundo ‘real’, se um cliente têm uma loja favorita ou ele nem sequer sabe o nome da loja, ele não precisa ser persuadido pela sua marca, de modo a decidir comprar seu produto. Ele têm a oportunidade de estar em frente ao produto e de poder tocá-lo. O fato destas vantagens não existirem para as empresas online, faz a escolha de um nome memorável e uma estratégia de marca mais importante.

Crie um Slogan

Depois de selecionar um nome apropriado a próxima etapa deste processo é criar um slogan (uma frase de impacto) declarando as intenções e pontos fortes da marca. Para resultados mais eficazes, o slogan que você selecionar deve ser uma frase curta, que é memorável ou atraente e fácil de ser lembrada pelos clientes. Combinando com o seu nome para reforçar as estruturas da marca de trabalho para o seu produto. Slogans podem ser tão difíceis como nomes pra criar. Dizer uma coisa poderosa e original em um pequeno número de palavras é uma parte dura do processo de branding.

A fim de gerar idéias para slogans para conduzir sua marca, você deve sempre focalizar no cliente em potencial. O que eles estão procurando em um produto como o seu? Que valores e aspirações eles esperam da empresa? Porquê eles deveriam comprar o seu produto em particular? Qual o significado dos produtos de seus rivais e o que os slogans representam? O slogan escolhido deve levar em consideração uma forte resposta a cada uma dessas questões. Para ajudar a compreender o porquê esta fase do processo de criação da marca é tão importante; pense nos slogans que permanecem na cultura popular até hoje. A expressão "Just do it”, que representa uma atitude energética perante a vida, instantaneamente recorda a marca da Nike. Quando visto, mesmo em cartazes ou nas roupas da Nike, o cliente leva em consideração estes valores representados ao nome Nike. Esta eficiência da marca e é o que qualquer pessoa ou empresa escolhendo um slogan deve procurar igualar.

Criar um logotipo

Para uma marca ser eficaz, um nome memorável e um slogan onipresente devem serem combinados com um logotipo que se identifique imediatamente como sendo do seu produto. Um logotipo é uma arte gráfica que permite a sua empresa ou produto ser reconhecido pelo cliente. Tal como nos outros elementos da marca, a simplicidade pode ser a melhor estratégia. Seu logotipo pode ser tão simples como uma forma geométrica, a silhueta de uma pessoa ou um objeto. Em contraste com outros elementos da marca, o logotipo em si mesmo, não precisa ser uma representação do que a empresa faz, ou qual é o seu produto. O fator mais importante é ser reconhecível e único.

Para utilizar outro dos mais famosos exemplos de marcas populares, Kentucky Fried Chicken (KFC) têm no logotipo um desenho com uma sorridente imagem do rosto do fundador da empresa, o Coronel Sanders. Em si mesmo, este emblemático logo não representa galinha, ou qualquer tipo de alimento. Mas é lembrado em associação com o nome da empresa. O que significa que o pacote como um todo, mantém com sucesso a imagem corporativa da empresa, na memória dos seus clientes. Quando o logotipo for definido deverá ser utilizado regularmente e ser consistente em toda a estratégia da marca, a fim de representar a sua empresa ou produto, sempre que possível. Você deve combinar os elementos da sua marca – nome da empresa, logotipo e slogan - em cada peça de correspondência que você faz ou espaços publicitários que compra relacionados ao seu produto. Isto significa que os e-mails, papéis timbrados, cartões de visita e de faturas, de promoção e de publicidade, devem suportar os principais elementos da sua marca. Ao fazê-lo, sua marca será estendida ao alcance de tudo que você e seus produtos fazem, e vai continuar a espalhar a notícia de seu crescente sucesso.

Divulgação

Depois que os elementos de sua marca estão prontos devem serem postos em prática. Comece a pensar sobre onde orientar às marcas da campanha. Quais as áreas e qual o tipo de público você quer alcançar com sua marca? Nesta etapa, você deve procurar analisar todas as possibilidades em aberto para o seu produto e quais as possibilidades da sua empresa ganhar uma presença nestes domínios. À semelhança da seleção da sua própria marca em geral, a seleção de potenciais localizações para a publicidade da sua marca dependem fortemente do perfil do seu cliente desejado. O perfil é definido na etapa inicial do desenvolvimento de uma estratégia da marca. Pense sobre o que seu cliente faz no quotidiano. O que é que eles lêem? Websites que eles visitam? Onde é que eles vão? Quais filmes e programas de televisão eles assistem? Onde eles comem e bebem? Uma vez que têm uma visão mais clara dessas coisas, você deve começar a preparar um material de divulgação e a mensagem dentro de sua marca para atingir estas áreas. A marca precisa se adaptar as diferentes mídias para ser eficaz. Analise exemplos de publicidade que você sabe ter dado resultado e tente entender o porquê. Nesta altura do processo de implantação da marca contrate um profissional. Online, impressão, outdoor e outros veículos de comunicação podem divulgar as mensagens do produto da sua marca a seus clientes em potencial, informando que seu produto está disponível e atraíndo a quem quiser.

Consolidar e integrar as suas mensagens

Cada vez que um cliente interage com qualquer parte da sua estratégia de marca, ele deve saber o que esperar. Deve ser uma mensagem absolutamente coerente. É da máxima importância que sua estratégia de marca seja uniforme em todos os canais de publicidade. Acompanhe os resultados de sua campanha e, sempre que necessário reavalie criticamente as suas estratégias.

Com que frequência a sua mensagem é divulgada? Os diferentes veículos ultilizados estão funcionando para promover a sua marca?

Um exemplo óbvio é estreita integração da web e "mundo real" elementos da sua marca. Claramente, a estratégia de marca online - a partir de seu site principal e do conteúdo de e-mail solicitando respostas - deve ser completamente integrado com o seu off-line, "mundo real" estratégia de marca. Apresentando, assim, uma mensagem unificada da marca, incorporando os mesmo logotipo, slogans e concepção dos elementos gerais através de uma variedade de formatos publicitários. Esta abordagem é vital para obter o máximo de cada um dos elementos da sua estratégia. Esteja aberto para fazer os ajustes necessários a sua estratégia de marketing. Analise os pós e contras e pense em maneiras de tornar sua marca mais eficaz e bem sucedida.

Analisar a Concorrência e realinhar Sua marca

Com os elementos básicos de sua estratégia de marca no lugar, você deve começar a expandir a sua marca em todo o mercado. Isto é importante porque parte da eficácia da estratégia reside na sua consistência. Para garantir que este objetivo seja alcançado, pense que cada vez que um cliente regular ou um novo tiver algum tipo de contato com sua empresa, seja através de visitas ao site ou simplesmente vendo um anúncio impresso, ele deve entender a sua marca como sendo experiente e de fundamento. Aprimorar as estratégias da marca é crucial para melhor atender os desejos de seus clientes.

Num mercado competitivo, é a sua marca que irá separar o seu produto dos da concorrência. Os seus rivais atestam fazer aquilo que você faz e, possivelmente, ainda melhor, através da marca deles. Para garantir a estabilidade da marca e para que ela continue a se diferenciar de seus rivais, é necessário ficar atento aos adversários dentro do seu mercado. Para realizar o que chamamos de análise concorrencial. Por exemplo, tenha recortes dos anúncios deles, pesquise a presença deles online através do website da companhia, reveja qualquer material divulgado na imprensa ou até mesmo experimente os produtos e serviços deles. Especialmente, se eles introduziram novos produtos ou estratégias de marketing. Então decida o que continua a diferenciar o seu produto do restante. Será sempre este aspecto que permitirá criar uma imagem que permaneça na mente dos seus consumidores. Portanto, continue disposto a reestruturar sua estratégia de marketing para atingir este objetivo.

Analisar seus Clientes

Uma coisa é analisar a estratégia de marca dos seus rivais para diferenciar o seu trabalho a partir do deles. Outra é ter a certeza de que reestruturar a estratégia de marca será algo eficaz. Uma vez que você sabe o que separa, em especial o seu produto a partir de seus concorrentes, então você deve tentar descobrir se esta colocação na vanguarda da sua estratégia continuará a ser popular entre os seus consumidores. De outro modo, o que na realidade irá. A partir destes passos a sua marca pode ser reestruturada.

Importante, por exemplo, é descobrir o quão bem você conhece o seu publico e compreende suas aspirações. Ao investigar minuciosamente – através de fóruns online, pesquisas, grupos de pesquisa, etc - e criando um retrato claro do que seus consumidores querem, você será capaz de orientar melhor os esforços de mudanças em sua marca. Dando enfoque a sua estratégia de marca irá permitir transmitir sua mensagem para o público fiel ao original ou para os elementos únicos do seu produto.

No entanto, nesta fase do processo branding, é importante ter em mente que você não pode agradar todos os consumidores no mercado. Na verdade, a tentativa de fazer você ou seu produto "todas as coisas para todas as pessoas" vai só resultar em algo diluído e uma marca bastante fraca. Definir a diferenciação de branding, com base no que seus consumidores mais valiosos desejam, precisam e, geralmente validam irá resultar em uma forte marca e forte vendas.

Jus a sua marca e comece a inovar

Cumprir as estratégias de marca ajudará a mantêr a tradição e fidelidade de seus consumidores. Mas, para garantir a lealdade e fé em seus produtos, e continuar o sucesso de sua marca, ela deve parecer ser verdadeira e honesta. A marca deve cumprir a expectativa criada por suas estratégias e campanhas. Por exemplo, não é aconselhável promover um produto como sendo superior, quando na realiade é inferior ao de vários outros concorrentes. Neste sentido, desde que você faça jus aos esforços da sua marca, o seu consumidor irá permitir que você triunfe competitivamente ou até mesmo se torne líder do mercado. Mas isto, por si só, traz exigências.

Atuar como um líder e refletir isto em sua imagem corporativa, significa fazer uso de suas promessas. Isto exige inovação. Seja através de novas tecnologias dentro da sua indústria ou permanecer à frente de competidores lançando uma série de produtos diferenciados.

Os consumidores levam em conta a experiência e os benefícios com um produto antes comprar. Especialmente, quando o custo é significativo.

Os consumidores pesquisam as avaliaço?s dos produtos online, lêem em profundidade informaço?s sobre os produtos concorrentes e prestam mais atenção a uma série de testemunhos de consumidores. Tudo para que eles possam se sentir confiantes de que sua compra vai estar à altura das expectativas produzidas pela campanha da marca. Em conclusão, isto faz com que

os resultados correspondam a importância da verdade em sua estratégia de marca. O produto é eficaz para marca em si, na medida em que os consumidores comparam experiências e criam mais tradição e lealdade para a sua marca.