Chef/Cozinheiro São Luís, Maranhão

O mundo das artes culinárias tem muitas oportunidades para chef de cozinha ou cozinheiro. Restaurantes, hotéis, e empresas têm varias necessidades de posições culinárias. Fazer curso para tornar-se um chef de cozinha ou cozinheiro pode ser uma boa decisão para uma careira lucrativa.

Tatiana Lima Santos
(99) 3521-0012
rua santa maria, 1432
caxias, Maranhão
 
Cerealista Aracagi Ltda
(98) 243-1678
r Aracaju, 85
São Luís, Maranhão
 
CR Nunes Neves
(98) 237-4822
r 101, 77
São Luís, Maranhão
 
Bolsa Mercantil do Nordeste Bmn
(98) 243-3047
r Getulio Vargas, 266, João Paulo
São Luís, Maranhão
 
Raimundo Pacheco Franca
(98) 243-0200
r Boa Esperança, 6, Cantinho Do Céu
São Luís, Maranhão
 
Centro de Treinamento Herança Brasil Capoeira
(98) 8802-9139
Elevado da Cohama
São Luis, Maranhão
 
Edmar R Melo
(98) 243-4154
r Bares, 1, Bares
São Luís, Maranhão
 
Cerealista Sol Nascente
(98) 243-7882
r Riachuelo, 1, bl c, João Paulo
São Luís, Maranhão
 
Armazéns Gaspar Ltda
(98) 235-3919
av Colares Moreira, 400, bl a, São Francisco
São Luís, Maranhão
 
Maria das Graças Maia Silva
(98) 245-4854
r Conego Tavares Bxs, 29
São Luís, Maranhão
 

Chef/Cozinheiro

Cozinheiro de Frituras

Uma carreira como cozinheiro de frituras pode ser algo a se considerar. Cozinheiro de frituras tem uma função extremamente importante no local de trabalho. A descrição do cargo parece simples, e de certo modo, pode até ser. Como é insinuado pelo título, a principal função de um cozinheiro de frituras é a de fritar comidas.

Cozinheiros de frituras podem trabalhar em qualquer tipo de restaurante. O trabalho de cozinheiro de frituras é bem comum em restaurantes de fast food onde batatinhas e anéis de cebola são fritos praticamente o tempo todo. Muitos restaurantes oferecem aperitivos de frituras, acompanhamentos fritos, e até mesmo entradas principais fritas, as quais exigem um cozinheiro de frituras para efetuá-las. Cozinheiros de frituras podem começar com um salário mínimo, no entanto podem aumentar de salário rapidamente se estiverem empregados no lugar certo. Um cozinheiro de frituras pode ter também outras responsabilidades, como preparação simples de comida, preparação da massa das frituras, e outras. Eles também podem ter deveres de limpeza, especialmente o trabalho de limpar a frigideira e substituir o óleo. Um cozinheiro de frituras quase sempre pode começar sem a necessidade de experiência.

Cozinheiros de Molhos

Cozinheiros de molhos normalmente podem ser encontrados num restaurante mais requintado. Eles são os cozinheiros responsáveis pelo preparo de todos os molhos que complementam as entradas e pratos oferecidos. Podendo ser incluída a preparação de molho alfredo, marinara e molhos de espaguete, pesto, hollandaise, molho duck, molhos de carne, e muito mais. Um cozinheiro de molhos também será responsável pelo preparo de molhos mais simples, como molho branco, molho de manteiga e alho, molhos doce para grelhados, e mais. Os cozinheiros de molhos também podem ser os que fazem a preparação de bases para sopas e agentes engrossantes, para suprir as necessidades culinárias do chef principal.

O cozinheiro de molhos também pode preparar condimentos se estes forem necessários ao restaurante onde trabalha. Estes podem incluir molhos de salada caseiros como italiano e rancheiro. Cozinheiros de molhos podem preparar molhos que vão com sobremesas; por exemplo, molho bordo e molho de chocolate para doces e especiarias. Em alguns restaurantes, o cozinheiro de molhos também prepara as sopas do dia. Um cozinheiro de molhos pode esperar ganhar um bom salário por hora, embora isto pode variar bastante, dependendo do tipo de restaurante onde ele trabalha. Há muitos empregos disponíveis para cozinheiros de molhos e muitos oferecerem um salário competitivo. Aqueles que trabalham num restaurante mais requintado acharão posições melhores e um salário melhor, com a possibilidade para receber promoções e aumentos salariais pela excelência no trabalho.

Chefs Executivos

Carreira de chef executivo pode ser lucrativa e gratificante. Um chef executivo pode ou não passar muito tempo cozinhado, dependendo do restaurante onde trabalha. Chefs executivos normalmente supervisionam o pessoal de cozinha, examinam a preparação de todos os pratos, e executam função de gerência. Eles geralmente mantêm a cozinha e o pessoal operando eficazmente e suavemente, e atentam para que os pratos servidos estejam dentro das especificações. Eles também podem ter grande variedade de outras responsabilidades. Eles podem ser responsáveis, ou pelo menos fazer parte, no planejamento e elaboração de cardápios. Chefs executivos podem ajudar com o orçamento e estabelecimento de preços para pratos principais e outros pratos que serão servidos. Eles podem não somente supervisionar o pessoal de cozinha, como também participar do recrutamento, contratação e demissão deste pessoal. O chef executivo também pode manter arquivos detalhados de despesas com alimentos, ajudar com a folha de pagamento e participar ativamente na pesquisa das tendências dinâmicas da indústria culinária.

Uma carreira de chef executivo pode ser muito boa. É necessário que um chef executivo tenha habilidade de lidar com empregados. É imperativo que tenha boa capacidade de comunicação e habilidade de liderança, como também a capacidade de cumprir várias tarefas ao mesmo tempo. É vantajoso ter conhecimentos em contabilidade se a descrição do cargo requerer trabalho no orçamento de alimentos. Empregos para chefs executivos também podem requerer graduação de escola culinária, ou ao menos experiência como cozinheiro ou chef de cozinha. Chefs executivos podem ser empregados por restaurantes requintados, hotéis, ou country clubs. Seus salários também podem ser substanciais, dependendo da experiência e local de trabalho. Uma carreira como chef executivo quase sempre requer graduação em artes culinárias.

Cozinheiros de Preparo

Cozinheiro de preparo é uma posição de nível iniciante no mundo de cozinheiros e restaurantes. Cozinheiros de preparo normalmente tomam conta da preparação dos alimentos do dia e tipicamente trabalham pela manhã. Porém, em restaurantes mais movimentados e mais finos, um cozinheiro de preparo pode enfrentar muitas horas de trabalho ao longo do dia. Eles podem ajudar no preparo de molhos. Em restaurantes pequenos, o cozinheiro de preparo pode até assumir a posição de cozinheiro de molhos. Eles podem fazer a sopa do dia e outros molhos. As vezes eles fazem a salada da casa para o restaurante, ou ao menos preparam o alface e outros legumes para que a salada seja feita. Muitos cozinheiros de preparo não cozinham nada para o restaurante e seus clientes; eles apenas preparam todos os ingredientes para os outros chefs cozinharem.

Um cozinheiro de preparo pode ganhar entre um salário mínimo a uma média de US$10.00 por hora. Porém, dependendo da qualidade do restaurante, eles podem ganhar muito mais. Também há a possibilidade de avanço a cozinheiro ou chef de cozinha quando ele mantém uma reputação excelente de cozinheiro de preparo. A carreira de cozinheiro de preparo pode ou não requerer instrução formal, dependendo do restaurante.

Cozinheiros de Pratos Rápidos

Os cozinheiros de pratos rápidos diferem dos chefs de cozinha porque eles geralmente preparam comidas de um modo rápido, no estilo fast food. Eles são os cozinheiros que preparam por exemplo, hambúrgueres, sanduíches, pizzas ou ovos. Eles podem trabalhar ao lado de um chef de cozinha num restaurante, cozinhando a comida que é mais fácil e mais rápida de preparar. Empregos para cozinheiros de pratos rápidos podem ser encontrados principalmente em cafés, lanchonetes e pequenos restaurantes, onde o foco está em refeições rápidas e serviço de mesa rápido. O cozinheiro de pratos rápidos deve poder preencher vários pedidos ao mesmo tempo e ser capaz de efetuar várias tarefas ao mesmo tempo. Eles podem precisar executar muitas tarefas, como trabalhar na grelha, enquanto ao mesmo tempo fritar e cozinhar. Este tipo de cozinheiro também pode ser conhecido como cozinheiro de grelha. Cozinheiros que começam como cozinheiros de pratos rápidos, além de preparar os pratos, podem também estar encarregados de fazer a limpeza geral de sua área de trabalho.

De acordo com vários sites da Web, o salário comum de um cozinheiro de pratos rápidos, de tempo integral, nos Estados Unidos, fica em torno de US$28.000 por ano. Um aspecto de trabalhar como cozinheiro de pratos rápidos é a possibilidade de ser promovido para uma posição melhor. Graduação de faculdade não é tipicamente necessária para os que querem fazer carreira como cozinheiro de pratos rápidos.

Chef Pessoal

A popularidade de chefs domésticos ou chefs pessoais, está aumentando rapidamente nesta sociedade atual de ritmo intenso. Um chef pessoal pode ser empregado por qualquer um que tem o dinheiro para os pagar, de famílias que têm ambos os pais trabalhando fora, a cidadãos sêniores, a pessoas que simplesmente não querem cozinhar para si próprios. Chefs domésticos também são populares para pessoas que têm uma dieta restringida ou incomum, está seguindo um regime de dieta rígido ou que simplesmente gostam que outra pessoa cozinhe para eles. Muitos artistas, atores e atrizes têm chefs pessoais.

Aqueles que trabalham como cozinheiros domésticos, podem ter outras responsabilidades além de cozinhar. Eles colaborarão com seus empregadores na formulação de um cardápio, e podem também ser encarregados das compras domésticas para os mantimentos. Os chefs pessoais podem prover toda a informação nutricional sobre a dieta de seu cliente e certificar, se necessário, que as refeições fiquem dentro de uma certa quantidade calórica. Empregar cozinheiros pessoais pode ser um bom luxo para o que dispõe das finanças para fazê-lo, e pode poupar bastante tempo para aqueles que precisam.

Cozinheiros domésticos podem ganhar muito dinheiro, especialmente aqueles que suprem aos ricos e famosos. Um chef pessoal pode ganhar entre US$25 a US$50 por hora, alguns também recebem benefícios. Tornar-se um chef pessoal requer instrução formal e graduação.

Chef de Sobremesas

Você gosta de sobremesas? Então uma carreira como chef de sobremesas poderia ser certa para você. Um emprego na área de chef de sobremesas pode não somente ser lucrativo, como ao mesmo tempo divertido. Esta carreira focaliza na criação de massas assadas e doces, inclusive tortas, pudins, bolos, massas dinamarquesas, strudel e muitos outros doces deliciosos. Porém não se deve confundir um chef de sobremesas com um padeiro; porque eles requerem muito mais treinamento para projetar e criar sobremesas espetaculares. Chefs de sobremesa são populares em hotéis cinco estrelas e restaurantes requintados, que orgulham-se de criar sobremesas especiais feitas no local. Chefs de sobremesas podem orgulhar-se na satisfação de seus clientes com as belas sobremesas que eles criam.

Chefs de sobremesas devem ser artísticos, ter uma mão firme, muita paciência e boa imaginação. Não devem temer a tentativa de coisas novas. Empregos na área de chef de sobremesas podem ser difíceis de encontrar, porém o salário vale a pena. Alguns chefs de sobremesas em restaurantes finos podem ganhar até US$56.000 ou mais como salário anual, trabalhando tempo integral. É fácil de achar cursos para chef de sobremesas procurando na área de artes culinárias.

Tornando-se um Chef de Cozinha

Para aqueles que querem uma carreira como chef de cozinha, há muitas maneiras de começar. As vezes é difícil saber o que fazer primeiro. Deve fazer um curso? Ir para a faculdade? Ou simplesmente tentar achar emprego que lhe ajude a alcançar a posição de chef? Todos estes passos são maneiras válidas de começar no mundo empolgante de cozinhar e criar.

Estudar numa boa escola de culinária pode ser a melhor maneira de assegurar uma boa educação, e possivelmente, adquirir um bom emprego depois de obter as habilidades necessárias. Trabalho de cozinha pode ser duro e sempre haverá posições que precisam ser preenchidas, daqueles que pediram demissão, foram embora ou mudaram de emprego. Um bom treinamento culinário pode fazer maravilhas em aplicações e ofertas de trabalho em muitos restaurantes.

Uma posição de estagiário pode ser uma boa opção para alguns. Muitos optam por começar de baixo, como cozinheiro de preparo ou cozinheiro de frituras e ir subindo devagar. As vezes, até um lavador de pratos em um restaurante pode subir ao cargo de cozinheiro, se ele tiver as habilidades necessárias e vontade de avançar. Aprendizagem no emprego é uma das melhores maneiras se tornar-se um chef, pois o trabalho é todo em vivência.

Carreiras Culinárias Relacionadas

Existem muitas outras carreiras relacionadas as artes culinárias. Não é necessário ser chef ou cozinheiro para trabalhar na área de gastronomia. Se você é uma pessoa que gosta de um estilo de trabalho dinâmico, e gosta de envolvimento com outras pessoas, poderá encontrar um bom emprego no setor de gastronomia.

Para alguém com habilidades sólidas em serviços e gerência, tornar-se um gerente de restaurante pode ser uma boa opção de carreira. Um serviço de bufet também pode ser um bom negócio, com o potencial de expandir rapidamente. Donos de bufet podem ganhar bem, se manterem uma boa reputação e bom desempenho. Se você gosta da área de restaurantes, a posição de garçom/garçonete também é boa. Muitos ganham mais do que se imagina, e este tipo de trabalho não requer educação formal.

Estes são apenas poucos exemplos de trabalhos que são relacionados as artes culinárias. Encontrar o nicho certo pode trazer um vida repleta de trabalho empolgante com boa remuneração e benefícios.