Combatendo a insônia Manaus, Amazonas

Para 35% dos brasileiros, o simples ato de deitar na cama, por a cabeça no travesseiro e fechar os olhos, torna-se um verdadeiro pesadelo. São os que sofrem dos conhecidos distúrbios do sono. Saiba como você pode se livrar da insônia abaixo.

João BL Botelho
(92) 234-5609
bc Ribeiro, 520, sl 705, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
Wellington Sampaio
(92) 236-1672
r Acre, 31, bl 31 b ap 3, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
João LP Machado
(92) 232-4559
bc Ribeiro, 620, sl 203, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
Paulo MG Lobo
(92) 633-1764
r Ramos, 89, São José Operário
Manaus, Amazonas
 
Antônio Lg Matos
(92) 236-7505
av C Nery, 2240
Manaus, Amazonas
 
Roberto O Mello
(92) 232-3915
r C Azevedo, 9, sl 206
Manaus, Amazonas
 
Luciana SM Vieira
(92) 233-1878
r Ferreira, 1297
Manaus, Amazonas
 

Combatendo a insônia

Uma boa noite de sono não tem preço! É o momento propício para relaxar, colocar de lado os problemas e as tensões, mergulhar no mundo desconhecido dos sonhos e, se possível, transformá-los em realidade ao despertar.

Entretanto, para 35% dos brasileiros, o simples ato de deitar na cama, por a cabeça no travesseiro e fechar os olhos, torna-se um verdadeiro pesadelo. São os que sofrem dos conhecidos distúrbios do sono.

SONO QUE TE QUERO SONO

Sono: estado de repouso normal e periódico, que se caracteriza pela supressão da atividade perceptiva e motora voluntária, ou seja, é o desligamento da percepção do ambiente, com modificações do nível de consciência a estímulos internos e externos.

É um processo que envolve tanto mecanismos fisiológicos quanto comportamentais.
São várias as funções atribuídas ao sono, sendo a principal, a recuperação pelo organismo, da energia que foi gasta durante o dia, nas mais diversas atividades.

Dormir é essencial para a saúde física e emocional, quem é que nunca se deparou com alguém que, não dormindo bem, reclamou de mau humor, dores de cabeça e cansaço? A perda de horas de sono pode comprometer, em muito, as habilidades para realizar atividades que envolvam raciocínio, memória e aprendizagem. Pode-se também prejudicar relacionamentos interpessoais.

DICAS PARA NUTRIR O BOM SONO

* Como não se deve dormir com fome, à noite prefira alimentos leves e ricos em triptofano, aminoácido que induz naturalmente o sono, o leite é um ótimo exemplo;

* Evite cafeína e demais bebidas estimulantes, nicotina e álcool. Estes são ricos em xantina, substância que estimula o sistema nervoso central;

* Alimentos gordurosos não são, com certeza, boas escolhas, afinal, provocam azia e má digestão, inquietando o sono;

* Se você gosta de chás, delicie-se com eles, ótima opção;

* São alimentos indutores do sono: abacate, pêssego, cereja, maçã, banana, passas, nozes, aveia, batata, alface, brócolis, beterraba, ovos, iogurte e requeijão.

Vale lembrar que criar uma rotina de horários, realizar atividade física durante o dia, ouvir uma música relaxante e dormir em um ambiente agradável, são dicas de ouro para uma boa noite de sono.

Boa noite e bons sonhos!

Izaara Alvarenga
Nutricionista

Sobre o Autor
Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Cursa Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Com passagem por empresas de porte nacional e multinacional da Alimentação Empresarial, adquiriu extensos conhecimentos neste ramo. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e "Jornal Agora" da cidade de Lavras e "Jornal O Movimento" da cidade de Carrancas, com a coluna “Vida Saudável”.

Artigos.com