Como combater a insônia Cuiabá, Mato Grosso

A insônia pode ser causada por vários fatores,dentre eles estresse,trânsito,qualidade do colchão,ventilação,temperatura e ruídos do ambiente.As pessoas que trabalham em turnos noturnos também dificultam ou impedem totalmente o ato de dormir bem.

Naíra Domingos Sé
(65) 3322-2504
Rua Rua dos Líriosº 525
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Clínica Genus Ltda
(65) 3642-4742
av Aclimação, 508, Bsq da Saúde
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Cecan
(65) 3623-7032
Pc Do Seminário, 141
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Ângela Cristina Fanzeres Monteiro Fortes
(65) 3621-1806
r Dr Clóvis Corrêa Costa, s/n c 201
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Audimet Auditoria em Saúde e Medicina do Trabalho
(65) 3321-8725
r Des José Mesquita, 303 Araés
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Eliane Solange de Souza Pires
(65) 3617-1688
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Medicina de Família e Comunidade

Dados Divulgados por
Cardioclin
(65) 3027-3040
r Joaquim Murtinho, 551
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Clínica Médica Mady Ltda
(65) 3625-1491
r Manoel Ramos Lino, 223, Coophamil
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Center Clin
(65) 3321-5658
r Br de Melgaço, 2403
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Antônio M Silva
(65) 3321-4451
r Joaquim Murtinho, 940 Centro Sul
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Como combater a insônia

Um dos grandes problemas da atualidade, diante de estresse, trânsito e outros fatores infelizmente resultam em grande maioria da população a famosa "insônia".

É preciso que nós reconheçamos a existência do nosso próprio relógio biológico e assim respeitar seu funcionamento natural, ajudar o próprio organismo a manter um sono melhor. Situação difícil, mas não impossível.

Embora atinja homens e mulheres de todas as faixas etárias, a insônia é mais freqüente em mulheres da terceira idade (após a menopausa)

As pessoas que trabalham em turnos noturnos também dificultam ou impedem totalmente o ato de dormir bem.

Mas afinal, quantas horas de sono são necessárias para seu repouso? 5 horas? 8 horas?

O ambiente do quarto e da cama influenciam realmente no sono?

Qual o melhor horário para praticar os exercícios que favorecem o sono e a alimentação adequada antes de dormir?

Para responder estas e outras, é preciso saber que a insônia não é definida pela duração do sono.

Insônia é a dificuldade de iniciar ou manter o sono, que acarreta a diminuição da quantidade de horas dormida.

Pode levar à sonolência diurna, reduzir o rendimento do trabalho, causar acidentes de transito, afetar o convívio social e afetivo, prejudicar a aparência por deteriorar a pele e provocar olheiras.

Existem dois tipos de insônia:

a) Mais branda: ocasional, que aparece e desaparece de tempos em tempos.

b) Transitória: que dura de três a quatro semanas, sintoma muito preocupante, persiste por mais de 1 mês e pode estar relacionada a graves distúrbios psicológicos.

Além disso, outros fatores podem bloquear o sono, como:

- Qualidade do colchão, a ventilação, temperatura e ruídos do ambiente.

O sono tem poder restaurador, no sentido de repor as energias e garantir bem estar no dia seguinte, e que a falta de sono acarreta inúmeros problemas.

A insônia é desencadeada, geralmente por aborrecimentos, sofrimentos e ou perdas, problemas financeiros, saúde ou falta de segurança.

A atividade física regular (3 ou 4 vezes semanais) ou a realização de tarefas relaxantes, como leituras e pintura. Exercitar o corpo é um dos melhores antídotos no combate ao estresse.

Dicas para dormir melhor (verdades e mentiras)

- bebida alcoólica: mentira, além de o álcool fazer mal a saúde, o sono pode demorar em chegar ou chegar com má qualidade;

- televisão: mentira, a tv é hipnótica e pode demorar mais a ver o programa e pegar no sono.

- leite - verdade, de preferência morno, mas cuidado com os excessos;

- livros - verdade, mas cuidado ao empolgar-se e só dormir 3 horas depois do que pretendia.

- cigarro, mentira, assim como a bebida, deve ser evitado.

- horas de sono: durma apenas o suficiente para se sentir bem

- horários, procure manter horários regulares.

- ambiente: os sons e a luminosidade interferem no sono

- exercícios: pratique regularmente exercícios físicos

Em casos em que persistam tais sintomas, é preciso que procure um médico e verifique os cuidados necessários a serem realizados.

Boa Sorte

Sobre o Autor

 * Graduado pela USP em Licenciatura em Educação Física (Aluno-especial - 1996)







Artigos.com