Como desenvolver uma Avaliação interna Caucaia, Ceará

Muitos são os modelos de avaliação existentes no mercado. No entanto, o mais eficiente é o que foi criado dentro das expectativas de sua empresa. Um fato de que devemos sempre lembrar é que é preciso inicialmente conquistar o mercado interno para então se lançar ao mercado externo.

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Como desenvolver uma Avaliação interna

"A harmonia é sempre o resultado da capacidade de administrar bem os interesses divergentes e, às vezes, até conflitantes"

- Bekin

Só uma avaliação interna permite nos anteciparmos aos fatos e saber como anda o moral do pessoal da organização, além de permitir identificarmos as necessidades não satisfeitas e em que medida a cultura da organização entra em conflito com os objetivos estratégicos da empresa. Neste momento também verificamos se há pontos de vista e interesses divergentes; estes conflitos devem ser identificados e administrados para que a cooperação prevaleça.

Portanto, para que tomemos conhecimento do pensamento individual e coletivo de um grupo, é importante considerar três premissas, a partir das quais deve ser criado o processo de avaliação interna:

1º) o cliente só pode ser conquistado e retido com um serviço excelente

2º) os funcionários devem ser tratados como clientes e valorizados como pessoas

3º) os funcionários devem estar envolvidos e comprometidos com os objetivos e decisões da empresa

Se estas três premissas forem entendidas e absorvidas pela empresa, identificar problemas e traçar ações corretivas conta com uma nova ótica, pois temos clareza a respeito de onde devemos atuar.

Muitos são os modelos de avaliação existentes no mercado. No entanto, o mais eficiente é o que foi criado dentro das expectativas de sua empresa. Um fato de que devemos sempre lembrar é que é preciso inicialmente conquistar o mercado interno para então se lançar ao mercado externo.

Em geral as premissas nos levam a refletir sobre: os funcionários "compraram" a empresa?

O sucesso de um programa de avaliação interna não está na implantação de um questionário, e sim na maneira de executá-lo, interpretá-lo e gerenciá-lo.

Sobre o Autor

Sou jornalista, consultora e palestrante. Especialista no gerenciamento das relações entre empresas e clientes. Escrevo artigos e ministro cursos e palestras sobre atendimento, vendas, motivação e liderança.


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