Como manter-se motivado no trabalho Brusque, Santa Catarina

Para estarmos motivados no ambiente de trabalho precisamos desenvolver cinco fatores fundamentais para contribuir em nossa motivação:recompensa as necessidades pessoais,adequação das atividades ao seu perfil comportamental,empatia com a liderança,expectativa de crescimento e compromisso com o objetivo.

Mestra Consultoria e Assessoria S/S Ltda
(48) 3223-7129
r Silveira,Tte, 225, An 4 Sl 405, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Accord Consultoria Ltda
(48) 3733-7181
r Hermínio Jacques,Prof, 180, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
NEMUS CONSASS
(49) 8815-5548
R. Gov. Pedro Ivo Campos, 1.262
Abelardo Luz, Santa Catarina
 
Ativa Consultoria Empresarial
(48) 3438-5316
Rua Raymundo Pucher 910
criciumna, Santa Catarina
 
Sebrae Santa Catarina
(48) 3221-0812
av Rio Branco, 611, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Pires e Associados Assessoria Ltda
(48) 3248-5155
r Fúlvio Aducci, 280, An 2, Estreito
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
actributaria-assessoria e Consultoria Limitada
(48) 3222-5761
r Inácio de Loyola,Sto, 124, Ap 603, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Campos Pereira Consultoria e Investimentos Limitada
(48) 3324-0445
r Coutinho,Pres, 311, Cob Sl 1201, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Biancamano Consultores Associados Ltda
(48) 3225-7943
av Rio Branco, 817, Cj 801, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Cardoso Consultoria Ltda
(48) 3025-5566
r Jaime Câmara,Dom, 179, Sl 1105, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Como manter-se motivado no trabalho

Estar inspirado, entusiasmado e motivado é um ciclo que tem início, meio e fim, portanto recomenda-se: como o banho devemos nos proporcionar fatores para nos manter motivados diariamente.

Muitas pessoas reclamam da falta de motivação, mas poucas compreendem que boa parte deste processo depende dela mesmo e não apenas de seu líder.

Dizem os grandes autores: motivação é algo pessoal e intransferível, a maior parte dela vem de dentro e não de fora como estamos acostumados a entender.

Concordo que a nossa liderança tem uma parcela de responsabilidade neste processo, mas entendendo que a motivação é um estado pessoal, a maior responsabilidade é de cada um individualmente.

Livros especializados e sérios, em relação a esta matéria, nos mostram que para estarmos motivados no ambiente de trabalho precisamos desenvolver cinco fatores fundamentais para contribuir em nossa motivação:

1. Recompensa as necessidades pessoais: Para que o processo de motivação se inicie, o funcionário deve ter suas necessidades pessoais básicas atendidas, portanto salários e benefícios condizentes a estas necessidades são importantes, pois preciso de casa, comida e roupa lavada para viver dignamente.

2. Adequação das atividades ao seu perfil comportamental: De nada adianta eu ter minhas necessidades básicas atendidas se meu perfil comportamental ( energético, popular, sereno ou perfeccionista ) não está alinhado com as atividades que exerço. Um exemplo claro é uma pessoa "popular", um relações pública em potencial, trabalhar na área financeira ou um "energético" desenvolver atividades que necessitam de atenção redobradas em detalhes.

3. Empatia com a Liderança: Ter um relacionamento saudável com seu líder é um dos fatores primordiais da motivação, aqui vale lembrar a célebre pesquisa do Gallup: 66% das pessoas se demitem de seus chefes e não da organização que trabalham.

4. Expectativa de crescimento: As pessoas gostam de crescer, serem melhores a cada dia que passa, e a empresa é um local que pode ou não proporcionar isto para ela, portanto perceber que num futuro próximo ela possa subir nos escalões da organização é importante para a motivação.

5. Compromisso com o objetivo: estar comprometido com a missão da empresa, estar alinhado com o motivo principal da corporação é fator relevante na motivação. Uma pesquisa feita pela revista exame apresentou este quesito em quarto lugar entre os fatores que trazem satisfação e alegria no trabalho.

Líderes e liderados que conseguirem alinhar estes cinco fatores, estão a um passo para estarem motivados em seus trabalhos, entende-se que o não cumprimento de um dos itens acima, contamina os outros pontos e a motivação pode estar em xeque.

A questão principal de tudo isso é diariamente trabalhar estes fatores, seja o equilíbrio do orçamento familiar para a satisfação das necessidades básicas ou a busca de melhores recompensas, seja o bom relacionamento entre líder, liderados e pares ou trabalhar em algo que realmente goste e consiga aproveitar todos os seus talentos pessoais para dar resultados a companhia e principalmente se sentir um profissional extraordinário.

E você ? O que você está fazendo para se motivar ? Que ações você está fazendo para se adequar aos cinco fatores apresentados ?

Até a próxima.

Ricardo Piovan

Palestrante e Consultor Organizacional

ricardo.piovan@portalfox.com.br

Sobre o Autor
Consultor Organizacional e Administrador de Empresas com especialização na área de bancos e finanças. Atuou como diretor de projetos na área da tecnologia da informação por 18 anos. Formação em técnicas de Expansão de Consciência, programação neurolinguística, comportamento humano e liderança situacional. 

Palestrante focado no desenvolvimento humano, onde defende que a competência, pessoal e/ou profissional do indivíduo, é a soma de vários hábitos e características, sejam elas, físicas, emocionais ou espirituais. Atua principalmente na conscientização do indivíduo, dando-lhe maior compreensão do meio em que está inserido, auxiliando na sua evolução nos grupos e organizações que pertence. 

“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência não é um feito, mas sim um hábito”. 

Aristóteles

Artigos.com