Como manter seus clientes Barbacena, Minas Gerais

O investimento no atendimento ao consumidor é uma necessidade das empresas na atualdiade. O objetivo é não apenas atender as necessidades dos clientes mas superar suas expectativas e agregar valor ao que é oferecido. Aprenda mais no artigo abaixo.

Banco BMG S/A
(31) 3290-3000
av Álvares Cabral, 1707, An 1, Lourdes
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Capital Brasil Empréstimo Pessoal
(32) 3215-0897
av Br do Rio Branco, 2231 sl 14 Centro
Juiz de Fora, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Cred-Fácil
(31) 3382-5969
r Wilma Andrade, 297, Parque Durval de Barros
Contagem, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Banco Pottencial S/A
(80) 0704-4545
av Álvares Cabral, 1740, An 11, Lourdes
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Fininvest Negócios de Varejo Ltda
(31) 3079-2050
av João César de Oliveira, 2956, Eldorado
Contagem, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Banco Safra S/A
8001-51234
av Afonso Pena, 778, Centro
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Fininvest Negócios de Varejo Ltda
(31) 2112-4150
r Carijós, 156, Centro
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Banco Cacique
(32) 3212-0128
r Batista Oliveira, 470 sl 603 Centro
Juiz de Fora, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Banco Credit Lyonais Brasil S/A
(31) 3264-0944
av Contorno, 5926, Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Tri Banco
(34) 3218-1400
av Cesário Alvim, 2209, S Terezinha
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Como manter seus clientes

A ampliação dos resultados, faturamento e rentabilidade pode ser obtida através de várias ações, entre elas otimização de custos, adequação logística, alterações de embalagens, estreitamento de parcerias junto a fornecedores e, normalmente, a busca por novos mercados e clientes.

A prospecção de clientes é uma entre várias ações existentes nas estratégias de marketing e vendas. Tão importante quanto prospectar novos clientes, é manter os clientes atuais.

Algumas décadas atrás, o foco do mercado era o produto/serviço, ou seja, o mercado era "obrigado" a aceitar o que era oferecido e pagar o valor cobrado. Atualmente, a situação é totalmente inversa, sendo os clientes o foco de tudo que venha a ser produzido. O objetivo é não apenas atender as necessidades dos clientes mas superar suas expectativas e agregar valor ao que é oferecido, pois o mercado (seus clientes) é que define quanto deseja pagar por seu produto/serviço e somente agregando valor você poderá se diferenciar da maioria de seus concorrentes.

Existem incontáveis formas de agregar valor aos produtos/serviços. A mais barata é a que gera maior resultado e fidelização dos clientes. O ATENDIMENTO! O excelente atendimento exige pouco investimento, no entanto, a ausência dele leva a grandes investimentos e esforços de marketing para conquistar novos clientes e reter os clientes atuais.

Com um atendimento diferenciado e perfeita comunicação entre todas as áreas da empresa, é muito mais fácil manter os clientes atuais e rentabilizá-los a depender exclusivamente de novos clientes.

Em sua edição de Dezembro de 2008 a Revista Consumidor Moderno apresentou matéria sobre o que os consumidores consideram como maior demonstração de respeito e 95% dos entrevistados afirmaram ser o atendimento.

A razão é óbvia. Todos querem atenção e serem respeitados, ouvidos e atendidos. As empresas que focarem o quesito Excelência no Atendimento como sua maior responsabilidade irão se diferenciar no mercado, manter uma maior quantidade de clientes e prospectar muito mais facilmente novos clientes. Obviamente, a partir do momento que se consegue um excelente atendimento e superação das expectativas dos clientes, as demais características necessárias para uma competitividade adequada passam a ser supridas.

A rotina dos consumidores é muito diferente da existente há algumas décadas. Hoje todos têm opção de escolha, meios de desenvolver pesquisas rapidamente, podem expressar suas opiniões e carregam percepções sobre experiências anteriores, que auxiliarão em suas tomadas de decisões.

Lembre-se, um bom atendimento, depende de um excelente relacionamento. Relacionamentos conturbados ou frustrantes têm curta duração. Para que ocorra um excelente relacionamento sua empresa deve ter como missão, superar as expectativas de seus clientes.

18/02/09 | Artigos, Atendimento | Site do Autor