Como manter seus clientes Barbacena, Minas Gerais

O investimento no atendimento ao consumidor é uma necessidade das empresas na atualdiade. O objetivo é não apenas atender as necessidades dos clientes mas superar suas expectativas e agregar valor ao que é oferecido. Aprenda mais no artigo abaixo.

Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A
(80) 0541-8855
r Rio de Janeiro, 927, An 8, Centro
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Cred Mig
(31) 3391-8387
av Londres, 27 sl 305, Novo Eldorado
Contagem, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Associacao dos Gerentes da Caixa Economica Federal do Triangulo Mineiro(agecef/tm
(34) 3235-9347
pça Oswaldo Cruz, 390, Centro
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Fininvest Negócios de Varejo Ltda
(34) 2101-1800
av Afonso Pena, 491, Centro
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Unibanco - União de Bancos Brasileiros S/A
(32) 3215-5841
r Halfeld, 788, Centro
Juiz de Fora, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Unibanco - União de Bancos Brasileiros S/A
(34) 3214-4999
av Afonso Pena, 492, Centro
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Banco BMG S/A
(31) 3290-3000
av Álvares Cabral, 1707, An 1, Lourdes
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Kamilla Fashion
(31) 3825-9508
Av. Selim Jose De Sales 1815 Canaa
Ipatinga, Minas Gerais
 
Banco Citibank S/A
8009-92484
r Espírito Santo, 871, Centro
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Banco ABN Amro Real S/A
(80) 0770-2001
av Afonso Pena, 2497, Aparecida
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
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Como manter seus clientes

A ampliação dos resultados, faturamento e rentabilidade pode ser obtida através de várias ações, entre elas otimização de custos, adequação logística, alterações de embalagens, estreitamento de parcerias junto a fornecedores e, normalmente, a busca por novos mercados e clientes.

A prospecção de clientes é uma entre várias ações existentes nas estratégias de marketing e vendas. Tão importante quanto prospectar novos clientes, é manter os clientes atuais.

Algumas décadas atrás, o foco do mercado era o produto/serviço, ou seja, o mercado era "obrigado" a aceitar o que era oferecido e pagar o valor cobrado. Atualmente, a situação é totalmente inversa, sendo os clientes o foco de tudo que venha a ser produzido. O objetivo é não apenas atender as necessidades dos clientes mas superar suas expectativas e agregar valor ao que é oferecido, pois o mercado (seus clientes) é que define quanto deseja pagar por seu produto/serviço e somente agregando valor você poderá se diferenciar da maioria de seus concorrentes.

Existem incontáveis formas de agregar valor aos produtos/serviços. A mais barata é a que gera maior resultado e fidelização dos clientes. O ATENDIMENTO! O excelente atendimento exige pouco investimento, no entanto, a ausência dele leva a grandes investimentos e esforços de marketing para conquistar novos clientes e reter os clientes atuais.

Com um atendimento diferenciado e perfeita comunicação entre todas as áreas da empresa, é muito mais fácil manter os clientes atuais e rentabilizá-los a depender exclusivamente de novos clientes.

Em sua edição de Dezembro de 2008 a Revista Consumidor Moderno apresentou matéria sobre o que os consumidores consideram como maior demonstração de respeito e 95% dos entrevistados afirmaram ser o atendimento.

A razão é óbvia. Todos querem atenção e serem respeitados, ouvidos e atendidos. As empresas que focarem o quesito Excelência no Atendimento como sua maior responsabilidade irão se diferenciar no mercado, manter uma maior quantidade de clientes e prospectar muito mais facilmente novos clientes. Obviamente, a partir do momento que se consegue um excelente atendimento e superação das expectativas dos clientes, as demais características necessárias para uma competitividade adequada passam a ser supridas.

A rotina dos consumidores é muito diferente da existente há algumas décadas. Hoje todos têm opção de escolha, meios de desenvolver pesquisas rapidamente, podem expressar suas opiniões e carregam percepções sobre experiências anteriores, que auxiliarão em suas tomadas de decisões.

Lembre-se, um bom atendimento, depende de um excelente relacionamento. Relacionamentos conturbados ou frustrantes têm curta duração. Para que ocorra um excelente relacionamento sua empresa deve ter como missão, superar as expectativas de seus clientes.

18/02/09 | Artigos, Atendimento | Site do Autor