Como obter resultados através da Consultoria Caucaia, Ceará

Os serviços de consultoria só trazem resultados quando empregados na prática. De nada adianta pagar consultorias caríssimas, se a metodologia não é corretamente empregada. De nada adianta criar processos de controle de rotina que ficam apenas no papel.

C. B. Consultoria Empresarial LTDA
(88) 3512-1521
Rua Delmiro Gouveia n° 36/B
Juazeiro do Norte, Ceará
 
Ines Mc Arruda
(85) 342-3212
r Presidente Getulio Vargas, 222, Centro
Caucaia, Ceará
 

Como obter resultados através da Consultoria

Quantas pessoas você conhece que vivem fazendo os mais diversos regimes? Quantas destas se tornaram realmente magras? Quantas empresas você conhece que vivem contratando os mais variados tipos de consultoria? Quantas delas tornaram-se realmente eficientes e lucrativas?

Os princípios básicos para uma coisa ou outra dar certo são muito simples: é necessário que se tenha a metodologia adequada, vontade de mudar, dedicação, persistência e, principalmente, a convicção de que não se está passando por um processo rápido e passageiro e sim alterando a forma de fazer o que era feito até então.

Pensemos na metodologia, um regime deve se basear em uma alimentação balanceada, que forneça à pessoa todos os elementos necessários para emagrecer com saúde e lhe possibilite uma reeducação alimentar. Regimes rápidos, prometem soluções milagrosas que muitas vezes não se realizam, trazendo frustração. Mesmo ocorrendo o emagrecimento rápido anunciado, quem passa por um "milagre" destes tende a voltar a engordar na mesma velocidade que emagreceu e, ainda, costumam ultrapassar o peso que tinham antes. Isso, sem contar que regimes radicais não são balanceados, oferecendo emagrecimento em detrimento da saúde. É fundamental que se escolha um regime adequado ao seu metabolismo e às suas necessidades do momento. Um regime lento e equilibrado que implique em um aprendizado de boa alimentação é, em geral, a opção mais indicada para quem quer reduzir peso, entretanto, existem situações que exigem outro tipo de metodologia. Um atleta ou modelo que tenha um compromisso profissional que exija um peso específico podem precisar de regimes rápidos que lhe possibilitem atender a tais exigências. Obesos com problemas de saúde podem vir a precisar de uma intervenção cirúrgica de redução de estômago. Os riscos que a obesidade lhe proporcionam são maiores do que os de uma cirurgia, então, pode-se optar por esta forma de emagrecimento. Um regime é eficiente quando é adequado às necessidades de quem se submete a ele.

Ainda a respeito de metodologia, pensemos nas consultorias. Por quantas ondas de consultoria as empresas passaram nos últimos anos? Primeiro foi o TQC, metodologia segundo a qual os processos são meticulosamente controlados de forma a atingir a máxima qualidade nos produtos e serviços. Graças a esta metodologia, o Japão saiu de uma guerra atingido por duas bombas nucleares e se tornou uma das maiores potências mundiais. Depois veio a Reengenharia, encarada como remédio milagroso para todos os males das empresas, surgiu no início dos anos 90, tendo como idéia básica "destruir a organização para depois reconstrui-la saudável." Porém poucos aplicaram-na integralmente, deixando de lado alguns de seus preceitos fundamentais, como aumentar vantagens competitivas e eficiência, quase todos se concentram apenas em redução de custos, principalmente os de pessoal, através de demissões em massa. Veio a ISO, normatizando todos os processos da empresa e, infelizmente, engessando alguns processos que deveriam ser revistos e burocratizando o dia a dia de muitas empresas. Hoje vemos o redesenho dos processos, revendo a concepção de negócio, e a forma de gerar os produtos e serviços, e o PMI, com ferramentas que possibilitam uma gestão profissional de projetos. Cada uma destas metodologias possui vantagens e desvantagens, podem transformar uma empresa em um negócio de sucesso, mas podem também arruiná-la, se mal empregadas. Uma metodologia é eficiente quando é adequada às necessidades de quem a aplica.

Entretanto, muito mais importantes do que a metodologia empregada, é a vontade de mudar, a persistência e a dedicação. Por mais eficiente que um regime possa ser, por mais bem balanceado e saudável, ele não adiantará absolutamente nada se a pessoa não estiver realmente disposta a segui-lo, a romper com hábitos que a fizeram uma pessoa gorda e seguir a metodologia do regime escolhido.

Assim também ocorre com as empresas. De nada adianta pagar consultorias caríssimas, se a metodologia não é corretamente empregada. De nada adianta criar processos de controle de rotina que ficam apenas no papel. De nada adianta focar na redução de custos se não existe o objetivo de maximizar resultados. De nada adianta redesenhar ou normatizar processos, se as pessoas continuam a fazer exatamente o que sempre fizeram e, apenas maquiam o que têm feito as vésperas das auditorias. De nada adianta, ter PMPs contratados e continuar gerindo projetos amadoramente. Não é fácil mudar a forma de fazer o que sempre foi feito, principalmente, se funcionava no passado. É necessário muito comprometimento, desejo de mudança e persistência.

Acima de tudo, para alcançar o sucesso, seja em um processo de emagrecimento ou melhoria e/ou reposicionamento de uma empresa, é fundamental que se tenha consciência que a mudança é definitiva. É muito comum pessoas terem força de vontade para seguir um regime, emagrecer vários quilos e, ao alcançarem a meta de peso, resolverem comer tudo o que não comeram durante o processo de emagrecimento. Também vemos empresas pagarem consultorias caras, mudarem sua rotina funcionando exatamente dentro do novo modelo e, passado algum tempo, voltarem a fazer exatamente o que sempre fizeram. Uma mudança exige monitoramento constante para que não voltemos ao estado anterior.

Remédios, ginástica, regimes podem levar uma pessoa a uma vida mais saudável. Cursos, treinamentos, consultorias podem trazer maior eficiência a uma empresa. Mas, qualquer que seja a metodologia empregada, é necessário que haja um objetivo claro, vontade de alcançá-lo e cuidado constante para manutenção das metas alcançadas.

Catarina A Roscoe

Sobre o Autor
Arquitetura / Gestão

Artigos.com