Mudas de plantas Brasília, DF

Plantas se desenvolvendo sem solo, raízes absorvendo os nutrientes através de uma solução nutritiva balanceada – isto é Hidroponia. Esta prática é milenar, pois na China era empregada há 2.000 anos. No Brasil começou a tomar vulto a partir de 1990.

Centro de Treinamento Esgrima Brasília
(61) 3242-5497
Sces Tr 1, s/n, lt 3
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Dragon King
(61) 3328-4030
SCN Q 5 BL A, Brasília Shopp Lj 223
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Fuji sushi
(61) 3224-6255
SCS Q 7 BL A, Lj 64
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Aabb-associação Atlética Banco do Brasil
(61) 3223-0078
Sces Tr 2, s/n, lt 16
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Cafe Cancun
(61) 3327-1451
SCN Qd 2 BL D, s/n Lj 52; Liberty Mall
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Aero Clube de Brasília
(61) 3225-9811
Sgas 903, Lt 77
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Haná Japanese Food
(61) 3242-7331
CLS 408 BL B, Lj 35
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Brasília Clube de Xadrez
(61) 3274-5375
Scrn 706/707 Bl D, s/n, en 12, s 301
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Le Français Restaurant
(61) 3225-4583
CLS 404 BL B, Lj 27
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Cantina Da Massa
(61) 3226-8374
CLS 302 BL A, Lj 4
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Mudas de plantas

"Plantas se desenvolvendo sem solo, raízes absorvendo os nutrientes através de uma solução nutritiva balanceada – isto é Hidroponia".
Esta prática é milenar, pois na China era empregada há 2.000 anos. No Brasil começou a tomar vulto a partir de 1990. Podemos usar, também, substratos inertes como: cascalho, areia lavada, lã de rocha, serragem, c asca de árvores.
As plantas são colocadas em canais ou recipientes e recebem uma solução nutritiva balanceada em quantidades individuais, de água e nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. As hortaliças, como alface, brócolis, repolho, pepino, berinjela, tomate e outras hortaliças, plantas ornamentais, mudas de árvores, etc... São produtos que não precisam de aração, gradagem, capinas. Os desperdícios com fertilizantes são muito menores, pois os nutrientes são balanceados para cada planta. O número de pulverizações contra pragas e doenças é bem menor. Como são cultivadas sem solo, as plantas estão isentas de contaminação como bactérias, fungos, lesmas, insetos. O controle de doenças e pragas, se bem que mais baixo, é muito mais fácil de executar. O produto é vendido embalado não sofrendo o contato com as mãos, com caixas, caminhões. Na embalagem você pode identificar marca, cidade onde foi produzida, nome do produtor ou do responsável técnico, características do produto e telefone para contato. Os produtos hidropônicos duram mais na geladeira. Para o produtor, os custos iniciais são bem elevados devido à necessidade de terraplanagens, construção de estufas, mesas, bancadas, tubulações com orifícios para as plantas, sistemas hidráulicos para movimentar a água e sistema elétrico. Os custos com energia são altos e não pode faltar. A hidroponia apresenta uma série de vantagens :
1 - A produção pode ser feita durante todo o ano;
2 - O controle dos nutrientes é muito melhor. É possível ajustar o balanceamento de nutrientes;
3 - A quantidade e disponibilidade de nutrientes é homogênea para todas as plantas. As plantas absorvem a quantidade de nutrientes que realmente elas precisam;
4 - O controle de doenças e pragas é facilmente realizada;
5 - O custo com mão de obra é menor. Um homem cuida de 10.000 pés de alface;
6 - Não há desperdício de água e nutrientes. A economia é de 70%
7 - A produtividade, em relação ao plantio tradicional, é 30% maior;
8 - Por ser colhida com raiz, a sobrevida da planta é maior;
9 - Um plantio de 3.400 pés de alface requer 140 m²;
10 - Não há preocupação com rotação de cultura;

No Brasil, o cultivo predominante é o NFT (nutrient film technique) ou técnica do fluxo laminar de nutrientes. Este sistema é composto por um tanque de solução nutritiva , um sistema de bombeamento, canais de cultiv o. A solução nutritiva é bombeada para os canais e volta, por gravidade, ao tanque, formando uma fina lâmina de solução que irriga as raízes. Outro sistema o DFT (desp film technique) cultivo na água ou floating, a solução nutritiva forma uma lâmina profunda (5 a 20 cm), na qual as raízes ficam submersas. Não existem canais, mas uma mesa plana por onde a água circula por meio de um sistema de entrada e drenagem. Outro sistema, com substratos, é usado materiais inertes. A solução nutritiva percola através do material e é drenada na parte inferior retornando ao tanque com solução.
Cuidados com a água
A água que vai ser usada deve ser analisada para verificar a existência de nutrientes, metais pesados, salinidade, presença de fungos e bactérias. Se a água apresentar macronutrientes deve-se descontar da quantidade de adubo que vai ser adicionada. Este desconto deve prevalecer quando os macros forem maiores do que 25% que vão ser adicionados. Para os micronutrientes, 50%. As águas de poços subterrâneos são ricas em cálcio (Ca) e magnésio (Mg). Águas com cloreto de sódio (NaCl) acima de 50 ppm (50g/1.000L) começam a causar problemas de fitotoxidez e podem não ser usadas. As águas subterrâneas de rochas calcáreas ou dolomíticas contêm bons teores de Ca e Mg. Se a água for dura (elevado teor de carbonatos HCO3), causam elevação do pH e indisponibilidade do ferro (Fe). Águas com condutividade elétrica (indica o teor de sais dissolvidos) superior a 0,75 mS/cm não é recomendada para uso em hidroponia.
Huett (1994), plantas de alface cultivadas em soluções nutritivas com baixa condutividade elétrica (0,4 mS/cm) apresentaram deficiências de N e K e altores teores de Ca nas folhas novas. Com o aumento da condutividade elétrica da solução nutritiva, as deficiências desapareceram. Paulo César Costa e outros da FCA/UNESP verificaram que a condutividade elétrica da solução nutritiva influenciou o peso do material fresco e seco da cabeça de alface, sendo maior na condutividade de 2,4 ± 0,24 mS/cm.
A água potável, isenta de microorganismos e metais pesados, contribui para a formação de plantas mais saudáveis .
Consumo de água
Uma alface hidropônica consome de 75ml a 100ml de água por dia. Um projeto de 10.000 pés de alface poderá consumir de 750 a 1.000 litros de água por dia.
Um reservatório de solução nutritiva no sistema NFT deverá ter a capacidade de armazenar 500ml a 1 litro de solução por dia. Para este projeto de 10.000 pés de alface, o reservatório deverá armazenar de 5.000 a 10.000 litros de solução nutritiva.
Na solução, os nutrientes macro e micro devem ter alta solubilidade em água e alta pureza. O cultivo de plantas hidropônicas é bastante complexo e exige conhecimentos. O produtor deve ter a assistência de um responsável técnico para ter sucesso no empreendimento.

Fontes: Revista terra, Portal São Francisco

Clique aqui para ler este artigo na Agronomia Com Gismonti