Tratamento de estresse Cuiabá, Mato Grosso

Saiba quais são os alimentos que ajudam a reduzir a sensação de estresse. “Uma das substâncias tidas como relaxantes é a biotina, uma vitamina hidrossolúvel que faz parte do complexo B, bastante estável aos processos de cozimento e industrialização alimentar, porém, suscetível à oxidação”, destaca o autor. Confira a descrição dos alimentos que contém nutrientes importantes para o bem-estar.

Academia Equilibrio
(65) 3628-1445
av Tancredo Neves 464 B.Jardim Tropical
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Academia Danc'art
(65) 3322-8069
r Sirio Libanesa 48 B.Popular
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Academia Golfinho Azul
(65) 3623-4008
av São Sebastião, 835 B.Porto
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Academia reginástica Ltda
(65) 3621-1930
av Senador Filinto Müller, 1181 B.Quilombo
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Academia Bio ritmo
(65) 3663-2764
r 10 34 r 09 Qd 34 B.revanto Dos Pássatos
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Academia Mergulho Fitness
(65) 3321-9380
av Hist rubens De Mendonça, 865 B.Baú
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Zanca Dojo
(65) 3627-6242
r 38, 895 B. Boa Esperança
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Academia De Dança De Salão Ana Sabóia
(65) 3023-8816
r Floriano Peixoto, 1392 B.Goiabeiras
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Academia Dancando A Dois
(65) 3634-1316
av Carmindo De Campos 2486 B.Dom Aquino
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Academia Corpus
(65) 3322-7707
av General Vale 662 B.Pocao
Cuiaba, Mato Grosso

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Tratamento de estresse

Estresse pode ser causado por má alimentação.
Quando o organismo não está bem, ele libera milhares de reações que afetam diretamente o cérebro.
Aí tudo fica mais complicado e até mesmo tarefas simples do dia a dia começam a dar nos nervos.
Ainda bem que existem alimentos que ajudam a deixar o corpo e a mente calmos.


A alimentação entra na jogada quando o organismo produz a serotonina, uma substância reconhecida cientificamente como uma das responsáveis pelo sentimento de bem-estar.
"Ela atua de forma eficiente no nosso sistema nervoso central, fazendo que os níveis de estresse e agitação se equilibrem", diz Roseli Rossi.


MANTENHA A CALMA
Dentre as substâncias tidas como relaxantes, outra que se destaca é a biotina.
Ela é uma vitamina hidrossolúvel que faz parte do complexo B, bastante estável aos processos de cozimento e industrialização alimentar, porém, suscetível à oxidação.
Esse nutriente (encontrado na gema do ovo) também age diretamente no cérebro como um tipo de calmante, fazendo que o órgão funcione numa boa.
A melhor notícia, entretanto, é que há estudos que demonstram, ainda, sua função no tratamento do mal de Alzheimer.


E se você está estressado e costuma dispensar aquela saladinha na refeição, é melhor reconsiderar.
Na alface está presente a lactucina, um composto reconhecido por induzir o sono.
"Claro que a simples ingestão do alimento pode não fazer qualquer efeito caso a pessoa esteja cercada de comportamentos estressantes", explica a nutricionista Roseli Rossi.
Em outras palavras, a alimentação pode auxiliar (bastante) a promover a tranquilidade, mas isso também depende dos hábitos de cada um.


Quem pratica exercícios físicos, por exemplo, tem ótimas chances de manter o corpo relaxado.
É claro que tudo depende da intensidade e duração dos movimentos, mas, no geral, são bem-vindos.
Para os adeptos de atividade, aqui vai uma dica: coma mais magnésio.
Ele é um mineral que ajuda no relaxamento muscular e nervoso.
A sugestão também vale para os menos esportistas, portanto, castanha-do-pará, soja e brócolis são boas fontes dessa substância.


Outro mineral que também tem ação calmante é o selênio (considerado um antioxidante, aliado no combate dos radicais livres).
Isso porque ele é convertido em triptofano, que, por sua vez, é transformado em serotonina.
"Baixos níveis de serotonina podem estar relacionados a alterações no sono", conta Bottoni.


E o maracujá?
O maracujá, não, mas as folhas e a raiz possuem isovitexina e crisina, flavonoides que possuem efeito calmante sobre o sistema nervoso central.
O chá da folha, inclusive, é muito indicado para controlar a ansiedade.


CHÁ PARA RELAXAR
Há milênios a bebida é utilizada para acalmar os ânimos.
O chá de camomila (Matricaria chamomilla L.) é um dos mais conhecidos pela medicina popular.
De acordo com a nutricionista Maria Alice Raya, da Clínica Aluani (SP), "a ação tranquilizante da planta é derivada da epigenina, um tipo de flavonoide".
Duas xícaras da bebida por dia são o suficiente para sentir o efeito (o mesmo para o chá de erva-cidreira).


O preparado de raiz valeriana (Valeriana Officinalis), muito utilizado no tratamento de fadiga e insônia, é outra opção relaxante.
Aqui, contudo, é necessário atenção.
O tubérculo possui atividade sedativa devido à presença de sesquiterpênicos, por isso, seu uso só deve ser feito sob prescrição médica.


E quanto ao ginseng, é verdade que ele tem efeito calmante?
"Tradicionalmente, a raiz ajuda o organismo a adaptar-se ao estresse e melhorar o cansaço", afirma o nutrólogo Bottoni.
O alimento tem substâncias que podem favorecer um efeito relaxante, melhorando a disposição.


Estresse exagerado é o seu caso?
Bom, se você chegou até aqui, esperamos que, a partir de hoje, não seja mais.


Suco calmante
Ingredientes

1 copo de água

½ maçã

1 talo de salsão

4 folhas de alface


Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe.



Rendimento

1 copo
Fonte: Revista Vida Natural e Equilíbrio

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