Plantas medicinais Brasília, DF

Conheça os benefícios dos cactus funcionais. Muitas vezes encontramos suplementos com a mistura dos 3, tal como o suplemento chamado Cáctus Diet que tira a fome, impede a formação de gordura e amplia a queima da gordura armazenada. O resultado é a perda desejada de peso e um empuxo na energia disponível para impedir o cansaço e a irritabilidade que acompanham à maioria das dietas.

Haná Japanese Food
(61) 3242-7331
CLS 408 BL B, Lj 35
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Fuji sushi
(61) 3224-6255
SCS Q 7 BL A, Lj 64
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Brasília Clube de Xadrez
(61) 3274-5375
Scrn 706/707 Bl D, s/n, en 12, s 301
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Aero Clube de Brasília
(61) 3225-9811
Sgas 903, Lt 77
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Le Français Restaurant
(61) 3225-4583
CLS 404 BL B, Lj 27
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Centro de Treinamento Esgrima Brasília
(61) 3242-5497
Sces Tr 1, s/n, lt 3
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Dragon King
(61) 3328-4030
SCN Q 5 BL A, Brasília Shopp Lj 223
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Aabb-associação Atlética Banco do Brasil
(61) 3223-0078
Sces Tr 2, s/n, lt 16
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Cantina Da Massa
(61) 3226-8374
CLS 302 BL A, Lj 4
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Cafe Cancun
(61) 3327-1451
SCN Qd 2 BL D, s/n Lj 52; Liberty Mall
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Plantas medicinais

Equipe Portal Orgânico
Chef Renato Caleffi

Encontramos três tipos de plantas pertencentes à família do cactus do deserto: Hoodia gardonii, comum na África, a Caralluma fimbriata, comum na Índia, Africa e Opuntia Picus, no méxico.

O efeito é semelhante, e muitas vezes encontramos suplementos com a mistura dos 3, tal como o suplemento chamado Cáctus Diet que tira a fome, impede a formação de gordura e amplia a queima da gordura armazenada. O resultado é a perda desejada de peso e um empuxo na energia disponível para impedir o cansaço e a irritabilidade que acompanham à maioria das dietas.

Muitas vezes endocrinologistas indicam a mistura de calmante ou antidepressivo com inibidores de apetite para conseguir este efeito. Outros suplementos combinam o cromo, com o cacto e chá verde.

A Hoodia é uma planta da familia Apocynaceae, no grupo Asclepiadaceae. Hoodias possuem talos suculentos, descritos como "Cactiform" por sua notável similaridade com a familia dos Cactos. Podem alcançar um metro de altura e apresenta flores exuberantes, normalmente com cores agradáveis e cheiro forte. Em Março de 2006, Consumer Reports investigou o suplemento alimentar e concluiu: "Esse remédio para perda de peso não oferece evidências clinicas para que os profissionais da Consumer recomendem o produto.

Anvisa proíbe produtos à base de Hoodia gordonii

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição, no país, da manipulação de todos os medicamentos à base do extrato vegetal Hoodia gordonii, originário da África e utilizado como inibidor de fome e sede. A determinação foi publicada dia no Diário Oficial da União. Como os estudos científicos ainda não constataram a eficácia e a segurança do produto, explica nota divulgada pela Anvisa, os registros foram negados. "O produto não possui registro como medicamento em nenhum país. Não há como assegurar a ação do produto, tampouco a ausência de riscos para quem consumir o vegetal", afirma a nota. Também está proibida a propaganda de produtos à base de Hoodia Gordonii em todos os meios de comunicação, incluindo a internet, já que a Anvisa informa ter constatado que alguns sites promovem e vendem o produto como medicamento, "prática que configura crime, do ponto de vista sanitário". A nota informa ainda que os responsáveis pela venda e promoção desses produtos "estarão sujeitos a penalidades previstas na Lei 6.437 de 1977, como multas, interdição do estabelecimento ou cancelamento do alvará de licenciamento". http://pt.wikipedia.org/wiki/Hoodia

Também se encontra no nordeste brasileiro!

A palma, planta forrageira, pertencente à Opuntia fícus-indica, é cultivada nos países semiáridos das Américas, mas se espalhou pelo mundo, Europa, África, e sul da Ásia, destinando-se à alimentação de rebanhos bovinos, caprinos e ovinos.

A palma é utilizada na culinária de vários países devido ao seu valor nutritivo, as propriedades fitoterápicas e funcionais, tais como, ação hipoglicemiante, contribuindo no tratamento dos casos de diabetes. Também é rico em vitamina A e ferro. Rica em fibras e celulose é indicada para tratamento de prisão de ventre e dietas, pois também eleva a saciedade.

O potencial da fibra alimentar FA

A fibra alimentar engloba todo tipo de substância fibrosa ou não, incluindo assim, a celulose, a lignina, a pectina, gomas etc, que possuem ação específica para a saúde.(Alimentos funcionais: introdução às principais substâncias bioativas em alimentos/ Carolina Vieira de Mello Barros Pimentel, Valeska Mangini Francki, Andréa Pittelli Boiago Gollücke, Livraria Varela, 2005; citado como fonte: Márquez, 1999)

Poder da celulose

Retém água nas fezes, aumenta volume e peso das fezes, favorece peristaltismo do cólon, diminui o tempo de trânsito colônico, aumenta o número de evacuações intestinais, reduz a pressão intraluminal, pode aumentar a excreção de zinco, cálcio, magnésio, fósforo e ferro.(http://www.nutricaoclinica.com.br)

A celulose é o polissacarídeo das plantas mais abundantes da natureza. A conformação da molécula explica alguma de suas características físico-químicas, como a força mecânica, a resistência à hidrólise ácida e a degradação microbiana ou enzimática. (Chemin e Mura, 2007)

Sendo um produto barato, é ideal para combater a anemia. Comparado a outros vegetais, como tomate, pimentão, vagem, quiabo, chuchu e couve flor, o broto de palma, ou raquete, quando jovens, possui maiores teores de vitamina A, ferro e cálcio. Sob o ponto de vista orgânico, a vantagem deste cacto é sua resistência a variação de climas e parasitas, portanto encontrado na maioria dos casos sem aplicação de defensivos agrícolas. (Livro Broto de palma sabor e nutrição Sebrae/PE, Recife, 2004)

Preparação

A utilização da raquete de palma é melhor pois significa seu estado jovem, com tamanho aproximado da palma de uma mão, na cor brilhante, sem espinhos formados, no qual as folhas e as raquetes são mais facilmente quebradas.

Pode ser conservada por vários dias, em lugar seco, à temperatura ambiente. Devem-se retirar os espinhos, chamados de acúleos, em seguida deve ser lavada inteira. Seu uso para sucos ou preparações cruas requer a mesma higienização (1 l de água para uma colher de vinagre orgânico) para eliminar possíveis contaminantes pós colheita. As folhas da palma podem ser cortadas em cubos, tiras ou outros formatos. No preparo delas cruas, recomenda-se deixá-las de molho em água com um pouco de vinagre, por 3 minutos e depois escorrê-las. Esse procedimento serve para eliminar a baba, ou secreção viscosa, semelhante ao quiabo.

1 palma pequena = 40,50gramas; 1 palma média=90,110gramas e 1 palma grande = 150,200gramas

A palma pode ser misturada a ervas e quando preparada na forma de picles e bem manipulada, poderá durar até 6 meses na geladeira. Seu preparo poderá ser como um refogado de legumes e servirá de ótima alternativa vegetariana ou na confecção de qualquer prato típico. Poderá ser misturada em geléias para dar consistência, cremes, suflês, omeletes, entre outros.

Nota: Veja no tópico: Receitas do Portal - SUCOS - o título: Suco de Broto de Palma com Chá Verde, Cidreira e Limão, elaborado pelo nosso Chef Renato Caleffi.

Fonte: Chef Renato Caleffi

Clique aqui para ler este artigo na Portal Gastronomia