Professores de artes Rio Branco, Acre

Aprenda no artigo abaixo sobre conceitos de arte. Desenhar é, antes de tudo, na prática, esboçar ou registrar uma idéia apenas com lápis e papel. Idéia esta que, uma vez registrada, será uma útil ferramenta na comunicação entre pessoas.

SESI - Serviço Social da Indústria - AC
(68) 3212-4200
av Nações Unidas, 3727, Estação Experimental
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Instituto de Ensino Superior do Acre
(68) 3244-1282
tr Ponta Pora, 100, Capoeira
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Sociedade Educativa Acreana Ltda
(68) 3026-1717
av Getúlio Vargas, 1268, An 2 Sl 202, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
R. L. P. dos Santos - Me
(68) 3221-2301
r Deodoro,Mal, 236, 2 An, Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
A F Carneiro
(68) 3224-1946
r Bartolomeu Bueno, 163, Cs, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
UFAC
(68) 3901-2571
rdv BR-364, 4000, Km 4, Dis Industrial
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Faculdade da Amazônia Ocidental
(68) 2106-8200
etr Dias Martins, 894, Ch Ipê
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Faculdade Barão do Rio Branco
(68) 3213-7070
rdv BR-364, 2000, Km 2, Dis Industrial
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
M. S. Pre-vestibular Ltda
(68) 3224-0726
r Venezuela, 658, Cerâmica
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
(68) 3223-3678
av Epaminondas Jacome, 1260, Base
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Professores de artes

Por Fátima Seehagen

Desenhar é, antes de tudo, na prática, esboçar ou registrar uma idéia apenas com lápis e papel. Idéia esta que, uma vez registrada, será uma útil ferramenta na comunicação entre pessoas. Inclusive entre aquelas de diferentes lugares, origens e valores. O desenho estimula o diálogo.

A expressão artística através do desenho como forma de exteriorizar e comunicar, atravessa toda a história do homem em todas as culturas.

O fascínio que sentimos perante obras artísticas como um desenho rupestre, gótico, renascentista ou contemporâneo, faz-nos pensar acerca do que estará no cerne destas obras para provocarem tal efeito. Diz-se que só o homem possui este fascínio e capacidade de admiração perante os fenômenos e fatos estéticos e que, portanto os "persegue", procurando exprimir-se através da arte.

O homem pré-histórico marcou na rocha seres humanos, animais, plantas, elementos do seu mundo, expressando de uma forma intensa as suas vivências.

Cada cultura possui saberes, códigos e valores próprios condicionando os sistemas de comunicação.

Também de indivíduo para indivíduo, mesmo sendo contemporâneos, o caráter da arte varia caracterizando a capacidade de representação, sensibilidade, personalidade e interesses de cada um.

Mesmo desenhos do mesmo indivíduo, por vezes variam bastante de acordo com diversas condicionantes, como a experiência, vivências, estados de espírito, etc.

O fato é que a arte do desenho vai transformar ou perpetuar idéias e valores culturais.

Certos analistas da arte referem mesmo o desenho como base das artes visuais mas eu preferiria usar a definição de Marel Toschi e conceituar o desenho como “um diálogo íntimo, revelador de que a construção da linha flui entre incontáveis sins e nãos na mente de quem desenha.”

É com a mão que fazemos os gestos de desenhar. Os instrumentos surgem como objetos que constituem o prolongamento das mãos, materializando visualmente o pensamento.

Com a aplicação de aulas totalmente voltadas ao raciocínio lógico, executado pelo hemisfério esquerdo, as escolas que ainda hoje freqüentamos não de dedicam a ensinar a modalidade de informações características do hemisfério direito. Embora os educadores se mostrem cada vez mais interessados no pensamento intuitivo, os sistemas escolares são estruturados em torno de um padrão seqüencial que ainda perpetua as respostas estereotipadas.

Para muitas pessoas o processo de desenhar parece misterioso e algo além da compreensão humana. Na verdade não é bem assim. A capacidade de desenhar e pintar é algo que pode ser aprendido por qualquer pessoa normal, dotada de visão e coordenação motora mediana, com habilidade suficiente para enfiar uma agulha de costura ou atirar uma bola à distância.

Se você pode escrever, desenhar letras, então pode se expressar através das artes visuais.

......................................................

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. é artista plástica, professora de arte e coordenadora do de Fátima Atelier em Cuiabá, Mato Grosso. O de Fátima Atelier, uma Escola de Artes com mais de 10 anos no mercado, lançou em 2003 o "Curso de Pintura e Desenho on line", um programa de Ensino de Arte a distância, que pode ser visualizado no endereço: http://www.defatima.com.br/saladeaula/

Clique aqui para ler este artigo na SóCultura