Escolas de gastronomia Brasília, DF

Conheça os segredos da gastronomia funcional e quais são os seus alicerces. Os alicerces desta nova tendência busca materializar, sob forma especial, os protocolos de nutrição funcional. O grande desafio é sua aplicabilidade no dia a dia, em diferentes tipos de serviços.

Aabb-associação Atlética Banco do Brasil
(61) 3223-0078
Sces Tr 2, s/n, lt 16
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Brasília Clube de Xadrez
(61) 3274-5375
Scrn 706/707 Bl D, s/n, en 12, s 301
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Aero Clube de Brasília
(61) 3225-9811
Sgas 903, Lt 77
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Le Français Restaurant
(61) 3225-4583
CLS 404 BL B, Lj 27
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Cantina Da Massa
(61) 3226-8374
CLS 302 BL A, Lj 4
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Cafe Cancun
(61) 3327-1451
SCN Qd 2 BL D, s/n Lj 52; Liberty Mall
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Dragon King
(61) 3328-4030
SCN Q 5 BL A, Brasília Shopp Lj 223
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Centro de Treinamento Esgrima Brasília
(61) 3242-5497
Sces Tr 1, s/n, lt 3
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Fuji sushi
(61) 3224-6255
SCS Q 7 BL A, Lj 64
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Haná Japanese Food
(61) 3242-7331
CLS 408 BL B, Lj 35
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Escolas de gastronomia

Equipe Portal Orgânico
Chef Renato Caleffi

O conceito de gastronomia funcional, que tem como base a importância da interação multidisciplinar da Nutrição, Gastronomia, Hospitalidade Brasileira e suas interfaces.

Os alicerces desta nova tendência busca materializar, sob forma especial, os protocolos de nutrição funcional. O grande desafio é sua aplicabilidade no dia a dia, em diferentes tipos de serviços. A gastronomia funcional, portanto, deve ser estudada sob diferentes focos de aplicabilidades e funções, sempre lembrando que o estilo gastronômico firmado pela gastronomia fundamental deve prevalecer em qualquer tendência, dessa forma, a aplicação da gastronomia funcional é motivada por profissionais seriamente envolvidos, dotados de conhecimento teórico e prático, e atuação multidisciplinar.

Aplicar o conhecimento interdisciplinar com uma linguagem globalizada, simples e inevitavelmente técnica, de como viabilizar os estudos da alimentação funcional, entendendo a alimentação funcional e a sua aplicabilidade sob o foco de diferentes ciências, finalidades e compreensão a fim de se criar uma elo para o futuro da alimentação funcional e a aplicabilidade para a preservação dos macronutrientes, micronutrientes, oligoelementos, substâncias fitoquímicas e fitoterápicas na busca da prevenção, combate e manutenção de uma qualidade de vida ótima.

É de suma prioridade demonstrar como deve ser a postura do chef de cozinha "moderno" e atual; a busca pelo conhecimento básico da nutrição, o comprometimento com a saúde e qualidade do comensal, o respeito do trabalho e desempenho do nutricionista, o zelo para a aplicabilidade e manutenção do trabalho, a preocupação com os aspectos sensoriais convencionais, com o diferencial de buscar novas alternativas para mantê-los com a garantia da preservação nutricional e funcional.

O trabalho do nutricionista vai além de garantir a segurança alimentar, preocupando-se com fatores de prevenção e minimização de tratamentos dolorosos como quimioterapia, dietas de destoxificação. O chef por outro lado, assume o papel de contribuir na associação e combinação de alimentos específicos aplicando tendências e alegoria para garantir uma preparação personalizada capaz de desencadear sensações ligadas à memória de infância.

A grande dificuldade ainda são as restrições para se manter a segurança alimentar e pontos críticos que geram conflitos, no entanto cresce o número de pacientes que poderiam melhorar seus quadros clínicos com a ingestão apropriada de alimentos específicos, muitas vezes rejeitados pelo simples desconhecimento dos profissionais da área de alimentação na fisiologia do gosto e dos fatores responsáveis pela percepção dos alimentos

A solução passa a ser o conhecimento e o aperfeiçoamento; a fusão de conhecimentos técnicos do nutricionista e do chef de cozinha, a fim de produzirem um alimento saboroso, saudável e preventivo. O aperfeiçoamento de técnicas e critérios resultará na capacidade e discernimento para minimizar os impactos negativos e prejudiciais da gastronomia convencional ou clássica, criação de novas regras e receitas para o nascimento de uma gastronomia equilibrada.

Fonte: Chef Renato Caleffi

Clique aqui para ler este artigo na Portal Gastronomia