Conseguindo um trabalho através do marketing pessoal Brasília, DF

O marketing pessoal é uma importante ferramenta para conseguir-se uma vaga de trabalho.Existem uma série de ações que poderão ajudar neste empreendimento,e neste artigo citaremos as principais delas.

Agencia de Conforto
(61) 3223-2008
scs Qd 2 Bl C, s/n s 309 Asa Sul - Brasília
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Agencia de Empregos Glamour
(61) 3202-4403
w 3 Norte, s/n Qd 710 Bl A Ent 37 Sl 101 Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Pedi Dieesi
(61) 3322-7045
scs Qd 1 Bl K, s/n an 903 Asa Sul -
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Soma Desenvolvimento
(61) 3963-9523
cln 403 Bl A, s/n bl A sl 812 A Sul -
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Sport Representaçoes e Serviços
(61) 3424-3100
scrn 702/703 Bl C, s/n lj 49 Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Adservis
(61) 3327-3485
scn Qd 6 Bl A, s/n cj A sl 309 Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Agencia de Empregos Asa Norte
(61) 3347-3006
sepn 509 Bl D, s/n sl 33 Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Agencia de Empregos Vip
(61) 3475-5896
qnj 26 Lt 14 Sl 102 Taquatinga Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Oliveira
(61) 3346-1802
sqs 214 Bl B, ap 402 Brasília
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Dados Divulgados por
Agencia Vaga de Empregos
(61) 3468-5839
shin QI 2 Cj 9, s/n c 20 Brazilia
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Dados Divulgados por
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Conseguindo um trabalho através do marketing pessoal

Marketing Pessoal na Hora de Procurar Emprego

Um momento crítico na vida de qualquer profissional é quando ele está desempregado e precisa procurar com urgência uma recolocação no mercado de trabalho. É nesta hora que o marketing pessoal poderá se tornar fundamental para vencer esta situação de forma satisfatória e rápida.

Existem uma série de ações que poderão ajudar neste empreendimento, todas elas relacionadas a um planejamento estratégico de marketing pessoal. É essencial elaborar um plano contendo as seguintes etapas:

· estudo de suas habilidades naturais, competências técnicas, experiências profissionais e áreas de interesse;

· conhecimento do mercado de trabalho em que estiver inserido, e quais são as empresas que poderiam ter interesse pelo seu trabalho, baseado em suas habilidades e talentos;

· desenvolver um produto pessoal para oferecer a estas empresas, tendo em vista não as suas necessidades, mas as necessidades destas empresas;

· elaborar um plano de venda para o produto (seu trabalho) que irá oferecer a estas organizações;

· preparar-se para possíveis e prováveis entrevistas de emprego, elas serão fundamentais neste processo de recolocação;

· elaborar um cronograma de atividades e executá-lo prontamente.

A seguir vamos analisar mais detalhadamente cada um destes tópicos.

Para elaborar um estudo de suas habilidades e talentos é preciso colocar no papel tudo que possa julgar como virtude pessoal. Liste suas qualidades como: senso de organização; capacidade de comunicação interpessoal; aparência; iniciativa; cursos que realizou; toda sua experiência profissional formal e informal; áreas de interesse como leitura, artes, esportes, etc.

Pense em todo trabalho que realizou nas empresas que passou, e tente descobrir algo que foi excepcionalmente relevante, que recebeu elogios e que tenha sido de grande ajuda naquela empresa. Enfim, relacione tudo, pois estas informações serão a base para que você possa desenvolver o produto ou serviço que irá oferecer ao mercado de trabalho.

O segundo passo é o conhecimento do mercado de trabalho. Inicialmente relacione todas as empresas que trabalhou, e tente imaginar as principais carências destas empresas que não estão sendo satisfeitas, e áreas dentro destas organizações que estão sendo negligenciadas. Posteriormente, descubra se há dentro destas empresas um trabalho relevante que não está sendo desenvolvido de maneira adequada. Relacione e coloque tudo no papel, estas informações são importantes.

"É preciso encontrar o trabalho que precisa ser feito"

O terceiro passo, após analisar suas aptidões e relacioná-las ao mercado de trabalho, crie algumas soluções para estas empresas, baseando-se em suas habilidades pessoais e profissionais. Descubra as áreas negligenciadas dentro destas empresas, e desenvolva um produto ou serviço para atender as necessidades destas organizações.

Na quarta etapa elabore um "currículo" e um "perfil profissional" orientado para vender este produto que você desenvolveu junto ao mercado de trabalho. Destaque tanto no currículo como no seu perfil profissional, o produto ou serviço que tem a oferecer, salientando os benefícios e sua importância para estas empresas.

O seu perfil profissional é uma espécie de biografia. Ela dirá de maneira clara e objetiva, a seu futuro empregador, aquilo que nenhum currículo poderá fazer. Apresentará o trabalho que você realizará, o produto ou serviço que estará vendendo, e sua real capacidade de ser útil a esta empresa.

No quinto passo, prepare-se para as entrevistas, tanto na apresentação pessoal, de acordo com o cargo que pretende exercer, como também na venda do produto e do trabalho que a empresa poderá contratar. Exponha todas as possíveis qualidades de seu produto, os benefícios que eles trarão para quem o contratar, seu conhecimento específico do mercado, da empresa e do serviço a ser realizado. Procure estar seguro, motivado e disposto a iniciar o quanto antes.

A sexta etapa é o momento de ação. Você mesmo terá que sair para vender seu produto. O objetivo é conseguir marcar entrevistas para que possa expor suas idéias e seu produto. Mande currículo e perfil profissional, tanto respondendo a anúncios de empregos, como também para as empresas que poderão precisar de seu trabalho, independente de anúncios. Depois faça contato, ofereça-se para uma entrevista, demonstre que tem interesse em trabalhar nestas empresas, e fale com as pessoas responsáveis pelo setor de contratações.

Com certeza se você realizou um bom trabalho nas etapas anteriores, irá despertar bastante interesse em muitas empresas, e estará abrindo as portas para uma possível contratação. Este é certamente um processo incomum, porém dinâmico e baseado na forma de agir de empresas que procuram promover seus produtos no mercado. Se o profissional agir como uma empresa, oferecendo um bom produto ao mercado e promovendo-o dessa forma, obterá ótimos resultados, assim como uma empresa consegue bons resultados quando promove adequadamente seus produtos e sua marca.

Ari Lima

Empresário, engenheiro, consultor

e especialista em marketing e vendas

Contato (031) 9187 7121

e-mail jari_limaj@yahoo.com.br

http://groups.google.com.br/group/marketing-pessoal-brasil

Sobre o Autor
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica, possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a clientes. Veja mais informações em www.arilima.com

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