Controlador de Tráfego Aéreo Campinas, São Paulo

Se está considerando uma carreira ser um controlador de tráfego aéreo pode ser uma opção. Este é um trabalho extremamente importante e requer muita preparação. É um emprego que têm um salário elevado e muito compensador. Caso queira seguir este caminho há várias coisas que deverá saber.

Liceu de Artes e Ofícios de S Paulo
(11) 3601-7076
av Mauro Lindemberg Monteiro, 451 Parque Santa Fé
Osasco, São Paulo

Dados Divulgados por
Trvisan Escola de Negócios
(16) 3344-3238
r Guedes,Pe, 695,
Ribeirão Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
CCB - Centro de Capacitação e Beleza e Saúde S/C Ltda
(12) 3913-5120
r Rubião Júnior, 84, An 3 Sl 88, Centro
São José dos Campos, São Paulo

Dados Divulgados por
CETEX - Centro Educacional Técnico Expoente
(12) 3913-1445
r Vilaça, 575, Centro
São José dos Campos, São Paulo

Dados Divulgados por
ITS - Instituto de Tecnologia e Saúde
(12) 3947-7699
av Tívoli, 571, Jd São Dimas
São José dos Campos, São Paulo

Dados Divulgados por
Escola Senai Santos Dumont
(12) 3921-0299
r Pedro Rachid, 304, Santana
São José dos Campos, São Paulo

Dados Divulgados por
SESI
(12) 3936-2611
av Cidade Jardim, 4389, Jd Portugal
São José dos Campos, São Paulo

Dados Divulgados por
FDRP - Faculdade de Direito
(16) 3602-3000
av Bandeirantes, 3900, Vl Monte Alegre
Ribeirão Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
Faban - Faculdades Bandeirantes
(80) 0771-5500
r Sebastião,S, 1324, Centro
Ribeirão Preto, São Paulo

Dados Divulgados por
Desenvolvimento e Tecnologia Mentortec Ltda
(12) 3923-9800
r Álvares de Azevedo, 44, Tr, Jd São Dimas
São José dos Campos, São Paulo

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Controlador de Tráfego Aéreo

O que um Controlador de Tráfego Aéreo Faz?

Como o nome já diz, são as pessoas que operam o sistema de controle do tráfego aéreo. Eles asseguram que haja um fluxo ordenado e seguro do tráfego aéreo com o mínimo de atraso possível. São os responsáveis por prevenir as colisões aéreas. Para garantir que haja uma distância entre as aeronaves eles aplicam regras de separação. Estas regras são estabelecidas para mantêr todas as aeronaves e aviões no seu próprio espaço. Asseguram que cada avião fique na sua própria área de responsabilidade seguindo a rota determinada para vôo e aterrizagem.

Um controlador de tráfego aéreo é uma pessoa que têm noção do tamanho da responsabilidade de seu trabalho e a profissão é vista como sendo dificil. É extremamente estressante por que atuam sozinhos e são responsáveis pela segurança de cada avião que está no céu.

Qualificaço?s de um Controlador de Tráfego Aéreo

Um controlador de tráfego aéreo é uma pessoa que deve ter diversas qualificaço?s e utilizá-las diariamente. Têm regulamentos restritos quer no trabalho quer fora dele. A primeira coisa que um controlador de tráfego aéreo deve ter é uma excelente memória. Eles devem serem capazes saber as posições dos aviões o tempo inteiro, assim como as regras e regulamentos que acompanham estes aviões. Também, devem ser organizados uma vez que serão responsáveis por determinar as rotas que todos os aviões tomam. Além disto, devem ter conhecimento de matemática. Isto por que nem sempre podem confiar nas calculadoras e computadores para lhe darem a informação que precisam de ter.

Precisam ser enérgicos, mas também devem permanecer calmos sob qualquer pressão que possam ter. Isto é importante por que não devem entrar em pânico em situações de emergência. Também, devem ter um guia para seguir as regras, mas ter a capacidade de mudar estas regras ou ser flexíveis quando é necessário.

Os controladores de tráfego aéreo não podem estar muito confinados às regras, nem podem esperar sempre que alguém lhes diga o que fazer. Têm de pensar por eles próprios e com consciência. Precisam saber se comunicar com clareza e são treinados para focalizarem nas palavras exatas que os pilotos pronunciam. O mínimo mal entendido acerca de onde um avião possa estar ou o que está fazendo pode levar a uma catástrofe no ar. Por isso, devem ter o entendimento sobre o significado de todas as palavras e devem serem capazes de se comunicar bem.

Um outro atributo que um controlador de tráfego aéreo deve ter é a capacidade de trabalhar em equipe. Como parte de um time dependem do trabalho dos colegas, dos pilotos, engenheiros e dos supervisores. Se uma pessoa não consegue trabalhar com outras, então não será capaz de ser um controlador de tráfego aéreo.

Ambiente de Trabalho de um Controlador de Tráfego Aéreo

Controladores de tráfego aéreo trabalham num aeroporto ou campo aéreo, normalmente num lugar onde são capazes de fiscalizar as chegadas e as partidas dos aviões. Eles se comunicam com os pilotos através de rádios. Este é um sistema que permite a transmissão de uma conversa de cada vez por frequência.

Há duas áreas onde os controladores de tráfego aéreo trabalham. Nos centros de controle de área lidam com aviões de alto nível ou aviões que estão seguindo uma rota. Já nos centros de controle terminal lidam com o controle de aviões a níveis médios, aterrizagem e decolagem.

Com frequência, a língua local é utilizada entre os controladores de tráfego aéreo e os aviões domésticos. No entanto, a língua universal no trabalho deles será sempre o inglês. Por isso, quem quiser ser controlador de tráfego aéreo deve falar inglês e é exigido passar nos exames de proeficiência da língua.

Responsabilidade de um Controlador de Tráfego Aéreo

Um controlador de tráfego aéreo é responsável pela segurança dos aviões que estão dentro da sua jurisdição. Normalmente, o espaço aéreo está dividido em setores. Estes são blocos 3D do espaço aéreo e cada controlador de tráfego aéreo é responsável pelo seu próprio bloco. Um espaço muito grande ou que esteja muito ocupado será normalmente administrado por mais de um controlador de tráfego aéreo.

Os controladores de tráfego aéreo devem serem capazes de trabalhar com ou sem radar. Isto acontece por que em espaços aéreos muito ocupados, o radar é usado para facilitar o controle seguro de muitas aeronaves. No entanto, em alguns aeroportos e em alguns espaços aéreos, o radar não é usado por que não há tráfego aéreo o suficiente para justificar a sua utilização. Assim, os controladores de tráfego aéreo devem serem capazes de operar das duas maneiras.

Educação de um Controlador de Tráfego Aéreo

Na maioria das vezes, os controladores de tráfego aéreo começam a trabalhar em torno dos vinte anos de idade e se aposentam pelos cinqüenta. Isto acontece por que eles têm de se submeter a rígidos testes físicos e psicológicos. Também, devem ter muito boas capacidades de fala e audição. Assim, a maior parte dos controladores de tráfego aéreo trabalha enquanto é jovem e ativo. Precisam cuidar da saúde e devem evitar medicações proibidas de uso dentro desta categoria profissional.

A preparação para o emprego de controlador aéreo é realizada num só lugar. Parte do treinamento analisa a capacidade de assimilarem dados rapidamente e focalizarem em diferentes fontes para obtenção de dados. Também, a aptidão de identificarem aonde os aviões estão localizados, simplesmente, olhando para as fontes de informação e serem capazes de avaliar aonde vão estar dentro de alguns instantes.

Esta capacitação que os controladores de tráfego aéreo devem aprender para o seu trabalho é chamada de consciência situacional. A noção do que esta acontecendo ao seu redor. Requer que os controladores de tráfego aéreo sejam capazes de estarem atentos a todos os aviões que estão no ar, a todas as informações sem necessáriamente se fixarem numa única coisa. Uma vez que tenha dominado esta habilidade estará apto para tomar decisões baseadas nas regras e no que esta acontecendo.

Em muitos países, há escolas preparatórias para a profissão de controlador de tráfego aéreo. Estas escolas aceitam pessoas sem nenhum conhecimento prévio e ensinam exatamente o que é preciso. Depois de concluírem os estudos estarão preparados para fazerem os testes obrigatórios para obter o certificado de controle de tráfego aéreo.

Existem cinco classificações conhecidas internacionalmente para os controladores de tráfico áereo. Eles podem ter habilitação em área; área de radar; aproximação; radar de aproximação e aeródromo. Nos Estados Unidos, as classificações são chamadas de torre, aproximação controle do solo, controle do radar terminal e controle enraizado. A preparação para obter estas classificações pode levar de seis meses à anos.

A preparação não termina mesmo após concluir o curso, receber a licença de controlador de tráfego aéreo e ter começado a trabalhar. O próximo passo será o treino no trabalho, que capacita a pessoa a atuar num determinado aeroporto. Pode demorar alguns meses ou vários anos. Após finalizar todos os estágios de preparação estarão habilitados a trabalhar por eles próprios.

Normas de Trabalho de um Controlador de Tráfego Aéreo

Há diversas coisas que os controladores de tráfego aéreo devem saber sobre as normas e do ambiente do seu trabalho. Na maioria dos aeroportos, o controle de tráfego aéreo é um trabalho que deve ser feito 24 horas por dia, durante o ano inteiro. Significa que operam por turnos. São turnos rotativos que incluem noites, fins-de-semana e férias. Na maioria das vezes, os horários são decididos com um mês de antecedência e são estruturados de modo a acomodar as folgas.

Stress dos Controladores de Tráfego Aéreo

O stress é a principal preocupação no que diz respeito aos controladores de tráfego aéreo. Por este motivo, existem regulamentos em relação ao número de horas que um controlador pode trabalhar com segurança. Pesquisas mostram que se um controlador permanece na mesma posição e trabalha mais de duas horas seguidas, a sua performance pode deteriorar-se rapidamente.

Assim, muitos países exigem que os controladores de tráfego aéreo não trabalhem mais de duas horas sem fazer uma pausa. Também controlam a duração dos turnos e certificam-se de que não haja muitos turnos noturnos consecutivos. Na maior parte das vezes, um controlador de tráfego aéreo trabalha 8 horas por dia, cinco dias por semana. No entanto, cada uma destas horas é rodeada de stress, o que torna a pressão nesta profissão muito maior do que em outras.