Crematório de animais Rio Branco, Acre

Estudiosos tentam explicar as origens da transmissão da vaca louca. Entenda quais são as teorias acerca da encefalopatia espongiforme bovina (BSE). "O estudo, recebido com ceticismo por muitos cientistas, inverte a idéia de que os bovinos sejam a origem da contaminação dos humanos. Sugere que pessoas com a doença de Creutzfeldt-Jakob, versão humana da BSE, tenham sido mal cremados e que seus restos tenham contaminado os animais", destaca o autor.

G L Silva - Me
(68) 2240-2998
r Sergipe, 174, Cerâmica
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Consultorio Veterinario Pet Horse
(68) 3224-3595
r Rio De Janeiro 742 Rio Branco
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
R. F. C. Dutra
(68) 3224-4784
r Seis de Agosto, 872, Seis de Agosto
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Luis Marcelo H.garrido (me
(68) 3224-3090
r Aviário, 499, Aviário
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
J. M. de Souza Junior Me
(68) 3223-2479
r Francisco Mangabeira, 285, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
S. Gomes de Oliveira Me
(68) 3222-7272
r Quintino Bocaiúva, 407, Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Emporio Animal Ltda
(68) 3223-8847
r Floriano Peixoto, 815, Lj B, Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Sales & Silva Clinica Veterinaria Ltda
(68) 3223-3536
r Aviário, 918, Aviário
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Agroeste
(68) 3221-0955
r Via Chico Mendes 1114 Triangulo Velho
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Pet Shopp Ltda
(68) 3223-3026
r Terra, 60, Adalberto Aragão
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Crematório de animais

Editoria: Vininha F. Carvalho10/11/2005

Corpos mal cremados teriam gerado vaca louca

O mal da vaca louca - encefalopatia espongiforme bovina (BSE) -, que afetou a Europa, teria chegado à Grã-Bretanha por meio de ossos e carcaças importadas para produzir fertilizantes e ração para gado. Segundo um estudo publicado na The Lancet, restos humanos contaminados podem ter sido usados na fabricação de ração.

As importações ocorreram com freqüência nos anos 1960 e 1970, e cerca de 50% delas saíram de Bangladesh, Índia e Paquistão, onde a coleta de ossos e carcaças no interior e em rios é uma prática comum. E ali é tradição hindu, nos funerais, despejar os restos humanos em um rio, de preferência o Ganges.

O estudo, recebido com ceticismo por muitos cientistas, inverte a idéia de que os bovinos sejam a origem da contaminação dos humanos. Sugere que pessoas com a doença de Creutzfeldt-Jakob - versão humana da BSE - tenham sido mal cremados após a morte e que seus restos tenham contaminado os animais.

Depois disso, segundo os pesquisadores, a versão bovina da doença começou a afetar as pessoas. A BSE foi identificada no gado britânico no final dos anos 80, e muitos cientistas estimam que a doença atingeiu pessoas que consumiram carne contaminada. Na Grã-Bretanha, 157 casos em humanos foram registrados, e na França, 14.

Transmissão :

Alan Colchester, professor de Saúde na Universidade de Kent, e Nancy Colchester, da Faculdade de Medicina e Veterinária da Universidade de Edimburgo, afirmam no estudo que os príons, proteínas anormais que causam a doença em suas versões em pessoas, bovinos e ovelhas, são altamente resistentes tanto à desintegração natural quanto à esterilização.

Em 1980 foi evidenciado que a forma infecciosa dessas proteínas pode sobreviver uma cadeia inteira de processamento que leva à produção de ração animal.

Eles lembram que muitas pessoas naqueles países não têm recursos para pagar madeira suficiente para a cremação dos mortos. Em alguns casos seria suficiente esfumaçar a pélvis das mulheres e o torso dos homens. Muitas vezes, cadáveres intactos são jogados no Ganges, segundo os pesquisadores.

Pesquisa em laboratório mostrou, porém, que é necessária uma quantidade mínima de tecido cerebral contaminado para transmitir a forma humana a primatas não-humanos.

Probabilidades :

"Certamente é uma possibilidade que não se pode descartar completamente, mas eu diria que ela está bem baixa na escala de probabilidades", disse à BBC o professor da Universidade de Bath David Brown, especialista em doenças causadas por príons.

Brown observa que os mais pobres, que correspondem a muitos dos corpos no Ganges, têm expectativa de vida mais baixa. As doenças de prions surgem predominantemente em pessoas mais velhas.

Para o professor Susarla Shankar, chefe de Neurologia do Instituto Nacional de Doenças Mentais e Neurociências de Bangalore, na Índia, a teoria não se sustenta. "Se fosse assim, deveríamos encontrar mais casos de BSE no gado na Índia. No momento, o centro de controle não registra um único caso", disse ele à BBC.

Ração proibida :

O uso de ração animal para alimentar animais de fazenda está proibido desde 1996 na Europa e as regulamentações de alimentos de origem animal foram apertadas.

Mesmo assim, casos esporádicos de BSE foram registrados na Grã-Bretanha e outros países da Europa depois disso e não há explicação para eles. A incidência da doença vem caindo e especialistas esperam que a BSE possa ser erradicada se forem mantidas as medidas sanitárias adotadas para controlar a doença.

Fonte: BBC Brasil

Clique aqui para ler este artigo na Animalivre