Definição de Publicidade e Propaganda Palmas, Tocantins

A palavra publicidade significa genericamente divulgar, tornar público, e propaganda compreende a idéia de implantar, de incutir uma idéia, uma crença na mente alheia.Aprenda mais sobre as diferenças destas duas ferramentas de marketing.

Vp Produçoes
(63) 3414-8699
r Paulo Sales Q 2, s/n lt 14
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
BAZAR E FOGOS TOCANTINS
(63) 3414-7129
RUA 7 Nº 86 BAIRRO SÃO JOÃO
ARAGUAINA, Tocantins
 
Televisao Anhanguera
(63) 3415-4444
rod BR 153, 1103 km 1103
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Rede Brasil
(63) 3415-4459
r Raios Sol, 393
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Tv Girassol
(63) 3415-4292
r Raios Sol, 195
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Radio Boa Sorte
(63) 3411-8978
av Aquarela Musical, 208
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Araguaina Radiodifusao
(63) 3421-4888
r Ademar V Ferreira, 1568
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
SEBRAE
(63) 3414-6104
r 1º Janeiro, 1255
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Radio Tocantins
(63) 3411-8977
av Aquarela Musical, 208
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Tv Palmas
(62) 3201-7670
rod BR 153, 1103
Araguaina, Tocantins

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Definição de Publicidade e Propaganda

Publicidade & Propaganda, termos muito conhecidos atualmente, diria até, midiático. Mas o que é um e, o que é o outro? Embora sejam usados como sinônimos e, que para muitos não há como desmembrá-los, tentarei explicá-los por um novo ponto de vista.

Vamos lá, tentar entender tudo isso.

Tendo em vista a etimologia das palavras Publicidade & Propaganda temos:

"Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, tornar público um fato, uma idéia.

Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias. Foi introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda, com o fito de propagar a fé católica pelo mundo. Deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de mergulhia, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo. Propagare, por sua vez, deriva de pangere, que quer dizer: enterrar, mergulhar, plantar. Seria então a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos de algum partido.

Vemos, pois, que a palavra publicidade significa genericamente divulgar, tornar público, e propaganda compreende a idéia de implantar, de incutir uma idéia, uma crença na mente alheia."

Porém não vivemos só de teorias. Partindo desse presuposto eu cheguei a alguns conceitos, claro que, muito particulares. Vejamos:

Entenda Publicidade como toda a interação e comunicação entre o anunciante e o consumidor final, passando pela ponte da agência de publicidade (ou não), nos seus por menores vemos os links funcionando indo e vindo trazendo feedbacks e levando informações, as idéias fluindo, tomando força, sendo trabalhada, moldadas de um jeito que faça sentido e jus as pretenções do anunciante perante seu público alvo. Seja isso dentro ou fora de uma mera agência de publicidade. Nós, publicitários, somos antes de mais nada comunidadores e temos a (árdua) função de fazer essa interação e comunicação bem feita, simples e eficaz.

Propaganda, por outro lado, concordo que é o ato de tornar a publicidade uma crença na mente alheia, ou seja, fazer você comprar algo mesmo sem ter necessidade aparente; eu digo que, é a parte explicita da publicidade.

Só é uma pena que, hoje em dia, não conseguimos mais dissociar Publicidade & Propaganda de contas gordas e rechonchudas, quando, na realidade, ela é uma das maiores forças da atualidade. Impulsiona o desenvolvimento industrial, o crescimento do comércio e todas as outras atividades que se ligam direta ou indiretamente ao consumo seja de produtos, serviços ou idéias. Também tem grande importância na sugestão e orientação política e religiosa da humanidade. Cria estados de oposição, revoluciona os métodos, difunde aquilo que é mais conveniente, novo ou econômico para a comunidade ajudando na resolução de suas apetências e necessidades.

Como disse, estes são conceitos meus sobre o assunto e, bem particulares. Caso discorde ou concorde comigo deixe seu cometário falando um pouco da sua opnião.

Sobre o Autor
Publicitário, webdesigner, designer gráfico e blogueiro. Esse sou eu, Wilson Melo, com 19 anos e várias pretensões. Estou atualmente dividindo meu tempo entre meu blog e minha agência. O bom disso tudo é, que tudo é meu e ninguém tasca.

Artigos.com