Definindo Cultura e Clima Organizacional Barbacena, Minas Gerais

O CCO,Cultura e Clima Organizacional,possui diferentes definiçoes,mas neste artigo abordaremos as principais delas.Como tangente,podemos dizer que cultura é o conjunto de crenças, valores, princípios, costumes que determina a identificação da empresa e o clima é a qualidade do ambiente de trabalho, a própria motivação dos funcionários.

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Definindo Cultura e Clima Organizacional

Para quem não sabe o que seja as siglas C.C.O., elas significam: Cultura e Clima Organizacional. Neste artigo estarei abordando apenas a sua definição.

A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, normas e princípios que são definidos através das ações do homem, pelo fundador, pelo ramo de atividade, localização da empresa. A cultura pode ser vista através do comportamento dos funcionários, o ambiente interno da empresa, as decisões tomadas, o modo de administrar, o seu processo de comunicação interna e externamente. A cultura precisa ser inventada, transmitida e perpetuada pelo homem.

De acordo com Ricardo Luz (2003, p. 16): "A cultura organizacional é o conjunto de crenças, valores, costumes, rituais, slogans, mitos, tabus, tradições, sentimentos e comportamentos compartilhados pelos membros de uma organização".

O clima organizacional é o ambiente que está inserido na organização, que sofre variações e influencias de valores, crenças, normas e princípios, mostrando os pontos necessários de melhoria.

Conforme conceito de Ricardo Luz (apud Roberto Coda, 2003, p. 11); "O clima é o indicador do grau da satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa".

No meu entendimento, a cultura e o clima organizacional é o conjunto único, que ambos se complementam. A cultura é o conjunto de crenças, valores, princípios, costumes que determina a identificação da empresa e o clima é a qualidade do ambiente de trabalho, a própria motivação dos funcionários.

REFERÊNCIA:

Luz, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

Graciele Gessner.

Sobre o Autor

Sou uma vivente do amor que escreve com a alma e com o coração. Sou a expressão dos sentimentos inspirados na minha vida e nas vidas de outras pessoas.


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