Definindo Cultura e Clima Organizacional Barbacena, Minas Gerais

O CCO,Cultura e Clima Organizacional,possui diferentes definiçoes,mas neste artigo abordaremos as principais delas.Como tangente,podemos dizer que cultura é o conjunto de crenças, valores, princípios, costumes que determina a identificação da empresa e o clima é a qualidade do ambiente de trabalho, a própria motivação dos funcionários.

Crh Gerencia de Negocios Limitada
(31) 3477-9490
r Ipaussu, 49, Vl Pérola
Contagem, Minas Gerais

Dados Divulgados por
AdvanceConsultoria.com
(34) 9106-5485
Rua Tenente Virmondes, 226 - Centro
Uberlândia, Minas Gerais
 
Elo Contabilidade e Assessoria Ltda
(31) 3351-0933
av José Faria da Rocha, 1876, Lj 6, Eldorado
Contagem, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Amando Prates e Ivan Duque Assessoria e Consultoria Ltda
(31) 3292-0356
r Ten Brito Melo, 433 sl 804, Barro Preto
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Íntegra Soluções Empresariais
(35) 8414-9149
Av Antonio Januario 124 - Belo Horizonte
Pouso Alegre, Minas Gerais
 
Airtrade Services Ltda ME
(31) 3332-1032
r Ataliba Lago, 136, Nova Suissa
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
BH Consultoria e Auditoria
(31) 3271-7093
r Guajajaras, 880 sl 1608, Centro
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Eude Consultoria e Assessoria Comercial Ltda
(31) 3398-1500
r Randolfo Rocha, 615, Alvorada
Contagem, Minas Gerais

Dados Divulgados por
AÇÃO Consultoria de Mercado
(35) 9802-5872
www.acaoconsultores.com.br
Varginha, Minas Gerais
 
Concreta Assessoria Empresarial Ltda
(31) 2191-4000
r Marte, 297, Jd Riacho das Pedras
Contagem, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Definindo Cultura e Clima Organizacional

Para quem não sabe o que seja as siglas C.C.O., elas significam: Cultura e Clima Organizacional. Neste artigo estarei abordando apenas a sua definição.

A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, normas e princípios que são definidos através das ações do homem, pelo fundador, pelo ramo de atividade, localização da empresa. A cultura pode ser vista através do comportamento dos funcionários, o ambiente interno da empresa, as decisões tomadas, o modo de administrar, o seu processo de comunicação interna e externamente. A cultura precisa ser inventada, transmitida e perpetuada pelo homem.

De acordo com Ricardo Luz (2003, p. 16): "A cultura organizacional é o conjunto de crenças, valores, costumes, rituais, slogans, mitos, tabus, tradições, sentimentos e comportamentos compartilhados pelos membros de uma organização".

O clima organizacional é o ambiente que está inserido na organização, que sofre variações e influencias de valores, crenças, normas e princípios, mostrando os pontos necessários de melhoria.

Conforme conceito de Ricardo Luz (apud Roberto Coda, 2003, p. 11); "O clima é o indicador do grau da satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa".

No meu entendimento, a cultura e o clima organizacional é o conjunto único, que ambos se complementam. A cultura é o conjunto de crenças, valores, princípios, costumes que determina a identificação da empresa e o clima é a qualidade do ambiente de trabalho, a própria motivação dos funcionários.

REFERÊNCIA:

Luz, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

Graciele Gessner.

Sobre o Autor

Sou uma vivente do amor que escreve com a alma e com o coração. Sou a expressão dos sentimentos inspirados na minha vida e nas vidas de outras pessoas.


Artigos.com