Casas de repouso para doentes mentais São Gonçalo, Rio de Janeiro

Saiba qual é o especialista indicado para diagnosticar transtornos mentais. Identifique alguns sintomas da depressão. Compreenda também, o que é a distimia.

Casas de repouso para doentes mentais

Sinto muito desejo de morrer para poder descansar
Doutor sempre tive um enorme desejo de morrer, a morte para mim seria como um descanso. Gostaria de dormir e nao acordar mais. Nao gosto e nunca gostei de viver... Às vezes me sinto muito culpada por pensar assim. Por quê?

Resposta: Pela grande duração dos sintomas, você pode estar com um quadro clínico de depressão maior ou mesmo de distimia (uma depressão crônica leve, persistente por pelo menos dois anos, e que também gera incapacitação a longo prazo). Você precisa procurar ajuda de um médico psiquiatra para avaliação do nível de tais sintomas e realização correta do diagnóstico. Há tratamentos tanto de psicoterapia quanto antidepressivos que remitem tais sintomas. Gostaria de saber qual profissional procurar, psicólogo ou psiquiatra
Ela é depressiva, não se importa com a alimentação dos filhos e só pensa em dormir e e ir pra igreja. Mas agora, felizmente, aceitou ir a uma consulta

Resposta: Geralmente, os psicólogos e psiquiatras trabalham em conjunto. Para um diagnóstico diferencial inicial, acredito ser importante a procura do psiquiatra que irá encaminhá-la, posteriormente, ao psicólogo a fim de que seja realizada a psicoterapia.
Da euforia à depressão
Sofro com um problema há algum tempo, estou alegre (eufórico) e de repente fico deprimido

Resposta: Você precisa observar se tais alterações de humor não são compatíveis com o transtorno afetivo bipolar, cujo tema foi alvo das minhas últimas respostas aos internautas (favor lê-las). Vale a pena você ficar muito atento e procurar uma ajuda psiquiátrica. Outra dica é acessar ao site da ABRATA ( www.abrata.org.br ). Admiro muito o trabalho que essas associações de voluntários realizam. Vale a pena conhecer.

Profº Drº Joel Rennó Jr. - Saúde Mental e Cyber Saúde Mental
Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Doutor em Medicina (Psiquiatria) pela Faculdade de Medicina da USP.
Coordenador Geral do Projeto de Atenção à Saúde Mental da Mulher-Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Médico do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein-SP (HIAE).

Fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/deprimido.htm

 

Clique aqui para ler este artigo na O Bipolar