Edredom de Penugem Colatina, Espírito Santo

A escolha de um edredom de penugem requer um pouco de conhecimento sobre o produto. Descubra todos os detalhes sobre edredons de penugem antes de escolher alguns para a cama de sua casa.

Casas Bahia
(80) 0888-8008
av Getúlio Vargas, 346, , Centro
Colatina, Espírito Santo

Dados Divulgados por
R G Coméercio de Móveis Ltda Me
(27) 3711-0802
r Cassiano Castelo, 26, Centro
Colatina, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Casa Radar Acessórios Ltda-me
(27) 3711-8548
r Cassiano Castelo, 36, Centro
Colatina, Espírito Santo

Dados Divulgados por
G. V. Móveis Ltda - Me
(27) 3721-1322
av Getúlio Vargas, 508, Centro
Colatina, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Comercial Tocantins Ltda
(27) 3721-1853
av Getúlio Vargas, 256, Centro
Colatina, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Decorum Móveis e Decorações Ltda. Epp
(27) 3177-7344
av Getúlio Vargas, 624, Centro
Colatina, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Escricenter Móveis Para Escritório Ltda Me
(27) 3711-1202
av Getúlio Vargas, 169, Lj A, Centro
Colatina, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Brasmóveis Mobiliadora Ltda
(27) 3721-5171
av Getúlio Vargas, 374, Centro
Colatina, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Bomlar Móveis e Eletrodomésticos Ltda-epp
(27) 3721-0555
av Getúlio Vargas, 412, Centro
Colatina, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Casabilio Móveis & Decorações Ltda. Me
(27) 3721-7211
av Sílvio Ávidos, 194, São Silvano
Colatina, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Edredom de Penugem

Tipos de penugem

Um edredom de penugem é preenchido pela parte inferior das penas (em inglês, Down). Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a penugem de um edredom não é totalmente feita de penas. A penugem dos edredons é na verdade um agrupamento de filamentos encontrado embaixo das penas de pássaros aquáticos como os patos e gansos. Essa penugem inferior aprisiona o calor próximo a pele do pássaro, mantendo o animal quente mesmo em águas bem geladas. Como essa penugem é um isolador de temperatura muito eficiente, ele é um enchimento muito bom para os edredons. Além disso, essa penugem é um tipo de enchimento leve, fazendo com que um edredom de penugem seja um ótimo cobertor leve para os climas quentes também. A maioria dos edredons de penugem é preenchido com penas e penugem. Aqueles edredons que são rotulados como sendo preenchidos somente com penugem (em inglês, All Down) possuem somente 75% de penugem em seus enchimentos.

Alguns edredons são preenchidos com uma penugem sintética, ou feito pelo homem, mas a maioria deles é preenchida com penugem natural. Existem tipos diferentes de penugem que estão disponíveis, cada uma com propriedades singulares de isolação térmica. A penugem do pato é normalmente a mais acessível em termos de preço, mas a de ganso tende a isolar com mais eficiência. A penugem do pato tem um odor mais forte do que a do ganso. A penugem de gansos maduros produz um cobertor que é mais quente do que um feito com a penugem de pássaros novos. O tipo de penugem mais luxuoso disponível é o que vem do ganso branco. A penugem do ganso branco é a melhor para cobertores leves porque é bastante macia e quente sem ser pesada. Existe um tipo especial de penugem criada para pessoas alérgicas (em inglês Hypodown). Esse consiste de uma combinação entre a penugem tradicional e fibras encontradas nas plantas do gênero botânico Asclepias.

Os benefícios em se utilizar penugem natural

A maioria dos edredons é feita com penugem natural. Existem muitos benefícios na utilização de um edredom com penugem natural ao invés da sintética. Como a penugem é tridimensional, cria espaços vazios e se expande, ela forma bolsas de ar dentro do cobertor que aprisionam o ar. Essa estrutura única faz com que a penugem natural aprisione um volume maior de ar em comparação com o próprio filamento. A penugem é muito mais eficiente no aprisionamento de ar do que os materiais sintéticos. Quando o ar penetra, os filamentos se prendem um com o outro a fim de manter o ar quente próximo ao seu corpo, e o ar gelado fora. Edredons de penugem são incrivelmente mais leves do que os de material sintético. Essa propriedade foi o que deu aos edredons de penugem a reputação de serem leves e fofos.

Outro beneficio de um edredom de penugem é que os filamentos da penugem naturalmente bloqueiam a umidade e a mantém longe do seu corpo. Mesmo que você esteja com muito calor sob o edredom, você provavelmente não acordará molhado porque o edredom irá mantê-lo seco. Por esse motivo, muitas pessoas estão preferindo os edredons feitos com penugem de ganso para cobrir suas camas, permitindo que eles tenham camas quentes em climas frios. Os cobertores de penugem funcionam em praticamente todos os climas porque eles respiram. Isso permite que o edredom de penugem naturalmente regule o calor da pessoa sob a coberta, assim fazendo com que as camas não fiquem quentes demais.

Compreendendo a forca do enchimento

Quando estiver pesquisando por travesseiros ou cobertores de pena e penugem, você verá que eles são rotulados com uma força do enchimento (em inglês, fill power). A compreensão desse número é essencial para que você possa encontrar o edredom mais apropriado as suas necessidades. A força do enchimento indica, em termos gerais, qual macio e fofo é o edredom. Esse número mostra quanto de penugem está sendo utilizado por volume e como tal se comporta em um laboratório. Uma forca do enchimento alta indica que os agrupamentos de penugem são grandes e fortes, e por isso essa penugem irá criar bolsas de ar que são melhores, assim fornecendo um isolamento térmico mais eficiente. Além disso, um índice de força alto do enchimento indica que o a penugem irá durar por mais tempo e respirar melhor do que um cobertor com uma força de enchimento baixa.

Um edredom de qualidade terá sua força do enchimento na casa dos quinhentos, quase chegando a seiscentos. Os edredons de boa qualidade passam dos seiscentos em sua força do enchimento. A força do enchimento de um edredom pode chegar até oitocentos. Quanto maior for o número, maior será a maciez e isolamento do edredom. Entretanto, aqueles que procuram por um cobertor mais leve podem ainda comprar um edredom com um índice de força alto. Esses consumidores devem procurar um edredom que tenha um índice de força alto e uma quantidade total de penugem pequena. O cobertor ainda será fofo e macio, mas não será quente demais.

Compreendendo o índice de limpeza

Outro aspecto que deve ser considerado quando estiver pesquisando por um edredom de penugem é o índice de limpeza do cobertor. Quando um edredom de penugem recebe uma avaliação, ele passa por dois tipos de teste: um teste de oxigênio, e o outro teste para se saber qual turvo o cobertor é. O teste de oxigênio mostra quanto de matéria orgânica é deixada no cobertor depois que foi lavado. O governo requer que qualquer cobertor vendido nas EUA tenha um índice de limpeza no teste de oxigênio que seja de 10 ou menos. Os melhores cobertores terão o menor número possível.

O outro teste é para se saber qual turvo é o cobertor (em inglês, turbidity test). Esse teste indica quando sólidos suspensos estão no material do edredom de penugem. Diferentemente do teste de oxigênio, esse índice precisa ser alto. Um número ao redor de 550 indica que você tem um cobertor de qualidade. Um índice de 60 indica que o cobertor não foi lavado. Ter um cobertor com bom índice de lavagem evitará problemas alérgicos.

Compreendo a contagem de fios e a escolha de tecidos

Outra consideração a se fazer quando estiver comprando um edredom é a contagem de fios do material do cobertor. A contagem de fios para um edredom é a mesma que você encontraria em outros cobertores ou lençóis. Esse número define quantos fios foram utilizados para cada polegada quadrada de tecido. Embora a quantidade de fios não afete o nível de isolação térmica do edredom, ela indica qual macio será o cobertor. Um edredom com uma contagem alta geralmente são mais suaves e delicados ao passar dos dedos sobre sua superfície. Cobertores de luxo normalmente terão uma contagem em torno de 360. Muitas vezes, uma contagem um pouco mais baixa, entre 220-260, tende a ser uma boa opção já que esses edredons são mais acessíveis e duráveis. Isso acontece porque quanto maior o número de fios, mais fino o fio precisa ser. Esses fios finos são realmente suaves e delicados, mas não são tão duráveis quanto os fios mais grossos encontrados em cobertores com uma contagem mais baixa.

Quando o assunto é o tecido utilizado na produção do edredom, você precisa se lembrar que se o algodão não for a prova de penugem ou “down proof” a penugem irá eventualmente passar pelo tecido. Algodão egípcio ou de cambric são boas opções para edredons de penugem porque esses passam por um processo de compressão que preenche os espaços vazios que os olhos não vêem. A escolha de um edredom com um tecido de qualidade não permitirá que os filamentos da penugem vazem sobre a sua cama. O down proof é medido em milímetros. O padrão na indústria de edredons é um índice dez.

Considerações sobre a costura para edredons de penugem

Outra coisa que pode causar o vazamento da penugem é uma técnica de costura inapropriada. Um edredom de penugem pode ser costurado de maneira tradicional ou com uma costura em painel. Costurar um edredom significa ir de uma extremidade até a outra utilizando pontos tradicionais sem qualquer reforço. Com o passar do tempo, isso pode criar espaços permitindo que a penugem vaze. Uma costura em painel é feita internamente, criando uma parede dentro do tecido que permite que a penugem estufe, enquanto previne qualquer vazamento. Essa costura cria “caixas” no cobertor que assim ajuda a mantê-lo no lugar. A costura em painel é feita através da colocação de pedaços de tecido entre as camadas superiores e inferiores do cobertor a fim de criar essas paredes. Isso não só mantém a penugem dentro do edredom, mas também evita que a penugem vá de um lado para o outro no interior do cobertor. Essa técnica é particularmente importante porque, sem ela, a penugem iria se mover livremente dentro do cobertor. Ao se manter a penugem dentro dessas pequenas caixas criadas pela costura em painel, o edredom não fica com área geladas ou área menos isoladas termicamente. Os edredons de boa qualidade são feitos com uma costura em painel.

Edredons de penugem e alergias

Muitas pessoas que sofrem com alergias pensam que seria impossível para elas dormirem sob um edredom de penugem. Essas pessoas ignoram o privilégio de uma cama aquecida porque acham que irão ter um reação alérgica a penugem dentro do edredom. Estudos científicos recentes indicaram que alergias a edredons de penugem é muito mais rara do que se pensa. A maioria das pessoas, que têm uma reação alérgica quando estão utilizando um travesseiro ou cobertor de penugem, estão na verdade reagindo negativamente à poeira no edredom ou a um enchimento de penugem que não tenha sido lavado.

Se você já teve uma reação alérgica quando utilizou um edredom de penugem, existem três opções se você ainda deseja experimentar o calor desses cobertores tão leves. Primeiro, você pode tentar comprar um edredom de penugem sintética. Esses fornecem as mesmas propriedades que um edredom tradicional forneceria sem as alergias. Uma segunda opção é pesquisar por um edredom que tenha um nível de limpeza bem alto. Aqueles, que têm um nível de oxigênio baixo e um nível alto na medição de qual turvo, normalmente não possuem, na penugem, a sujeira e elementos que causam uma reação alérgica. Você pode encontrar esses edredons superlimpos sendo vendidos como hipoalérgicos. A terceira opção é comprar um edredom que seja um mistura de fibras naturais e sintéticas. Esses são conhecidos como hypodown.

Compreendendo Hypodow

Hypodown é criado pela combinação da penugem do ganso branco com fibras de asclepias (em inglês, milkweed). Essa planta se desenvolve bem nos EUA, fazendo com que seja uma substância abundante para a produção de edredons. A fibras criadas pela asclepias ajudam a eliminar a poeira e peles de animais que causam reações alérgicas naqueles que são susceptíveis a problemas com edredons de penugem. Ao se criar um edredom com a mistura de penugem natural que tenha sido bem lavada e esse produto natural, as reações alérgicas são significativamente diminuídas. Além disso, hypodown tende a ser mais quente e respirar melhor do que um edredom criado somente com penugem. De acordo com testes feitos por médicos especializados em asma e alergia nos EUA e Europa, hypodown aparentemente não causa reações alérgicas em pessoas que são genuinamente alérgicas a penugem tradicional.

Limpando um edredom de penugem

A última coisa a se considerar quando estiver pesquisando por um edredom de penugem é o tipo de cuidado você terá que ter com o cobertor. Edredons de penugem requerem métodos de limpeza especiais a fim de manter as costuras no lugar e prolongar a vida do cobertor. Existem cuidados que você precisa tomar em momentos diversos.

A penugem se acomoda com o tempo. Para manter o seu edredom de penugem arejado internamente e fofo, sacuda o edredom diariamente. Em dias ensolarados, você pode cuidadosamente arejar o seu edredom ao ar-livre em uma linha de roupa. Assim, você aumentara os espaços entre as ligas internas de penugem.

O edredom de penugem deve ser lavado somente a cada cinco anos, e somente se necessário. Lavagens freqüentes irão quebrar os agrupamentos internos do cobertor e danificar as propriedades isoladoras de temperatura. Quando o seu edredom precisar ser limpo, leve o edredom a um estabelecimento especializado que tenha experiência com esse tipo de produto. Se você precisa lavar o edredom sem a ajuda de ninguém, faça a limpeza com as mãos, usando uma fórmula que seja feita para a limpeza de penugens. Um sabão que é muito forte irá limpar os óleos que ajudam a mantê-lo sem umidade enquanto você dorme. Deixe a temperatura da secadora no nível médio quando você for secar o edredom, e cheque regularmente para ele não fique quente demais. Entretanto, como a penugem pode mofar, é importantíssimo que o edredom fique totalmente seco. Para evitar lavagens do edredom, considere a utilização de uma cobertura lavável que protegerá o edredom contra qualquer sujeira. Se você evitar que o seu edredom fique sujo, você estará apto a se deliciar em uma cama quente e confortável por muitos anos.