Engenheiro Civil Rio Branco, Acre

Um indivíduo que aspira se tornar um engenheiro pode ter diferentes motivações para perseguir sua carreira. Quaisquer sejam essas motivações, engenheiros civis são tidos como os mais sofisticados, ainda que sejam os engenheiros mais primários ao longo da história. Vamos analisar vários aspectos da engenharia civil.

Albuquerque Engenharia Ltda
(68) 3224-8242
r Minas Gerais, 1186 Ivete Vargas
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
STCP Engenharia de Projetos
(68) 3026-4216
r Franco Ribeiro, 149 sl 103 Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Viza Soluções em Engenharia Ltda
(68) 3223-9343
r José Galdino, 495 s 101 Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Embrace Empresa Brasil Central de Engenharia
(68) 3228-3596
av Antônio Rocha Viana, 2238
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Vetor Projetos e Engenharia
(68) 3223-3300
av Ceará, 612 Cerâmica
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Vetor Projetos e Engenharia
(68) 3223-3300
av Ceará, 612 Cerâmica
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Entel-Engenharia e Tecnologia Ltda
(68) 3223-8586
Est da Usina, 532 qd 37 Aviário
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Selva Construções e Engenharia Ltda
(68) 3242-3336
Est Floresta, 3885 Nova Estação
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Viza Soluções em Engenharia Ltda
(68) 3223-9343
r José Galdino, 495 s 101 Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Albuquerque Engenharia Ltda
(68) 3224-8242
r Minas Gerais, 1186 Ivete Vargas
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Engenheiro Civil

Definindo a Engenharia Civil

A engenharia civil é uma das profissões de engenharia mais estabelecidas atualmente. Ela lida com o design, construção e manutenção de diferentes estruturas. Um engenheiro civil também está envolvido com a manutenção de ambientes construídos naturalmente e projetos de infra-estrutura como represas, estradas, canais, e edifícios. A disciplina é talvez a mais natural de todos os domínios da engenharia. Desde os tempos antigos, o homem pondera questões que permitem a uma nação construir estruturas confiáveis, funcionais, e históricas. Das Pirâmides de Gaza aos grandes templos Gregos, engenheiros civis desempenharam um grande papel no desenvolvimento e identidade das civilizações. Portanto, é a disciplina da engenharia mais antiga ao lado da engenharia militar.

Até a virada do século XIX, não havia uma linha distinta que separasse as aptidões de engenheiros e arquitetos. Entretanto, quando a demanda por infra-estruturas maiores como portos, rodovias, canais e faróis aumentou, a filosofia da construção separou o design da estrutura.

A ciência e filosofia por baixo da engenharia civil descrevem a habilidade e responsabilidade do homem de alterar a natureza para sua conveniência. A construção de infra-estruturas permitiu economias mais largas e trocas mais livres ao custo da transformação do ambiente natural. Por esta razão, há várias escolas de engenharia que buscam apaziguar o poder de engenheiros civis relativos à harmonia ambiental.

Engenheiros Civis e Suas Várias Habilidades

A engenharia civil é uma das disciplinas mais amplas da engenharia. Ela também tem o maior número de especializações. Há os engenheiros civis que cuidam de projetos de construções. Esses engenheiros tendem a trabalhar mais com especialistas. Os engenheiros civis mais bem pagos são aqueles que possuem a habilidade de iniciar e concluir um grande projeto de engenharia, enquanto contam com engenheiros especialistas para realizar certos aspectos do projeto. Se você é um engenheiro aspirante, ter uma visão holística de construção tanto pelo lado técnico quanto pelo lado dos negócios vai lhe render mais oportunidades. Engenheiros com boa experiência em gestão de projetos são muito valorizados e podem exigir um salário maior.

Engenheiros civis capazes de utilizar várias ferramentas de computador para o sucesso do projeto também são buscados por causa da integração entre TI e engenharia da construção. Habilidades intermediárias em programas de escritório, assim como habilidades avançadas em software de engenharia como AutoCad e AutoDesk, devem ser as habilidades básicas para todos os engenheiros civis competitivos. Engenheiros também são aconselhados a inscreverem-se em cursos de arquitetura e design para uma visão multifacetada de construção.

Engenheiros de Construção e Engenheiros Ambientais

O sub-campo mais popular da engenharia civil é a engenharia de construção. Engenheiros de construção primeiramente executam os designs fornecidos por outros engenheiros como de transporte, ambiente, estrutural, e geotécnico. Um engenheiro de construção eficiente deve compreender os riscos de negócios envolvidos na execução de um projeto. Portanto, passam muito tempo redigindo e revisando contratos, estimando logísticas e operações do projeto, e monitorando os preços dos materiais de construção.

No lado verde da escala, engenheiros ambientais lidam com eliminação correta de lixo químico e biológico, purificação do ar e da água, e avaliação de locais contaminados. São especializados nas dinâmicas de poluentes do espaço urbano, tratamento de esgotos, e gestão de lixo perigoso. Decisores políticos empregam engenheiros ambientais como consultores para engenharia verde e implementação de leis verdes. Com a conscientização ambiental em alta, a engenharia ambiental é um buraco que os colegas engenheiros civis podem explorar quando planejam suas carreiras. Engenheiros sanitários podem ser incluídos na engenharia ambiental, embora não se especializem muito em gestão e conservação de lixo perigoso. Engenheiros ambientais também podem ser empregados no setor de saúde pública.

O Híbrido das Disciplinas

O desenvolvimento de sub-campos da engenharia civil é baseado na combinação entre disciplinas nas ciências. Por exemplo, engenheiros ambientais são adeptos das leis geográficas, biológicas, e ambientais. Enquanto isso, a engenharia geotécnica preocupa-se com formações rochosas e solos. Treinamento extenuante em geologia, ciência de materiais, e hidráulica é um pré-requisito para engenheiros geotécnicos. Embora possamos dizer que a engenharia ambiental e a engenharia geotécnica sejam relacionadas, a última se especializa na mecânica do solo e como a fundação natural pode suportar projetos de construção em potencial.

A engenharia hidráulica se preocupa com as tecnicalidades do fluxo de líquidos. Eles lidam com encanamentos, distribuição de água, e instalações de drenagem. Também são encarregados como consultores primários durante a construção de represas e canais. Conhecimento em dinâmica de fluidos, estatística, e hidráulica é essencial para engenheiros hidráulicos. Como a hidráulica é uma disciplina intermediária, é necessário compreender completamente a interação entre ciência ambiental, meteorologia, geologia, e gestão de recursos.

A engenharia estrutural se preocupa com a análise estrutural de edifícios. Isso envolve a avaliação de resultados de diferentes cargas e a habilidade da estrutura de resistir ao stress causado por essas cargas. Engenheiros estruturais são cruciais para a segurança e risco de grandes infra-estruturas. Por exemplo, pontes são expostas a vários pesos e forças como vento, multidões, e cargas de veículos. É seu trabalho garantir que a ponte projetada resistirá a essas forças e proteger a ponte de fraturações. Uma boa compreensão de distribuição de peso é importante para engenheiros estruturais.

Perspectivas de Emprego para Engenheiros Civis

Há uma grande demanda por engenheiros civis mundialmente, mais ainda depois da virada do século. Esta tendência contínua encorajou mais estudantes a considerar a engenharia civil como uma opção séria de carreira. Com a crescente ênfase da economia no meio ambiente e explosões de construção de Dubai a Xangai, a tendência não mostra sinais de diminuir.

Porém, o redimensionamento de empresas de engenharia e construção em busca de novos engenheiros civis tornou-se mais sofisticada. Maior demanda por engenheiros civis não significa que empregadores aceitarão qualquer engenheiro que encontrarem. Empregadores estão muito mais cuidadosos quando contratam - decorrentes de suas experiências com demissões e reduções. Eles não se importam de conduzir mais entrevistas com candidatos em potencial enquanto exploram suas referências.

Outro fator que influencia a demanda por engenheiros civis é a competitividade crescente, não apenas entre graduados americanos e europeus, mas também por graduados de países asiáticos como o Japão, Coréia, Índia, e as Filipinas. O efeito da globalização é evidente na indústria da construção assim como em qualquer outra indústria. Com firmas de construção multinacionais capazes de terceirizar talentos da engenharia, é comum para engenheiros de diferentes centrais desenvolverem projetos de construção. Em adição, a explosão de construção evidente em cidade asiáticas, assim como a habilidade desses países de produzir engenheiros brilhantes, permite a racionalização das oportunidades de emprego num campo de atuação nivelado.

As Melhores Escolas de Engenharia

Nos Estados Unidos, as melhores escolas de engenharia são a Texas A&M University, University of Florida, Pennsylvania State University, Virginia Polytechnic Institute and State University, University of Illinois, Georgia Institute of Technology, e North Carolina State University, para citar algumas. As escolas mencionadas representam os formados em engenharia mais bem pagos do país. Para formados que decidem continuar sua educação em engenharia, a University of California Berkeley, University of Illinois, e Stanford University são as melhores escolhas.

É claro, o nome da sua escola não é o passe final para um bom emprego na sua indústria. Empregadores e engenheiros acreditam que a formação universitária é o básico se você quer ser competitivo. Educação universitária vai melhorar suas habilidades multidisciplinares num tempo onde a crescente demanda por engenheiros inclina-se na direção de amplas habilidades. Enquanto a engenharia tradicional ainda vai prosperar em unidades governamentais e no setor privado, até mesmo engenheiros experientes muitas vezes consideram voltar a estudar. Os cursos de graduação mais comuns preferidos por engenheiros civis são Mestre de Ciência em Engenharia Civil ou Mestre em Administração de Negócios. Um número considerável de formados em engenharia estuda direito. Isso mostra que há várias oportunidades para formados em engenharia civil estenderem sua educação através de outras disciplinas.

Clamando a Vantagem de Emprego

Para conseguir um emprego lucrativo, você precisa lembrar que a sua educação universitária não é o suficiente. A maioria dos recém-formados aprende que precisa explorar outras disciplinar ou freqüentar cursos de graduação para tornarem-se engenheiros hábeis competitivamente. Empregadores estão especialmente interessados em engenheiros jovens com múltiplos históricos acadêmicos.

A visão holística da engenharia não é novidade. Porém, com o advento da tecnologia, mais empregadores preferem engenheiros com históricos fortes em tecnologia da informação. Engenheiros com histórico holístico estão mais preparados para ajustarem-se aos rigores da profissão e lidar com o ciclo crônico da indústria. Não é o suficiente especializar-se em um sub-campo da engenharia civil. Embora ser um especialista pode ser benéfico, uma educação multifacetada irá permitir enfrentar e facilitar grandes projetos de infra-estrutura que requerem campos múltiplos. Mais importante, engenheiros civis com diplomas de negócios estão em alta demanda por sua habilidade de entender o lado técnico do projeto e o lado dos negócios da firma. Engenheiros de gestão podem iniciar contabilidade de custos, marketing, e re-engenharia para fornecer mais impacto e valor a uma empresa.

Engenheiros civis também são encorajados a melhorar suas habilidades em línguas estrangeiras. Engenheiros multilíngües têm mais oportunidades no mercado global. Aprender uma língua lhe dará a habilidade de conversar através de múltiplas culturas e se tornar um prospecto de negócios mais atraente para companhias multinacionais.

Tendências de Negócios Afetando Oportunidades de Engenharia Civil

O aumento de oportunidades para engenheiros civis pode ser atribuído a várias razões. Primeiro, há sempre a necessidade de manter, repor, ou melhorar uma infra-estrutura. Embora fatores econômicos ditem o custo para tais empenhos, a necessidade de repor infra-estruturas envelhecidas é sempre constante. A transferência de benefícios biológicos para a indústria introduziu métodos que permitirá aos engenheiros fazer as coisas mais eficientemente e efetivamente.

Uma política marcante que afetou a demanda por engenheiros civis é a desregularização da indústria de energia. Com mais arranques direcionados à provisão de energia e infra-estrutura, a demanda por todos os tipos de engenheiros civis aumentou. O crescimento da indústria é calcado na iniciativa de setores privados. Empresas também estão desenvolvendo consciência verde, pavimentando o caminho para engenheiros ambientais serem contratados como consultores ou engenheiros de política. A necessidade de engenheiros sanitários para auditar o uso de energia e disposição de resíduos de uma empresa será uma tendência em crescimento por muitos anos.

A maior força por trás do aumento de oportunidades de emprego para engenheiros é a explosão de construção em várias cidades estrangeiras. O crescimento de dois dígitos na China reflete a reestruturação de Xangai, enquanto o dinheiro do petróleo nos Emirados Árabes alimentou o crescimento de Dubai. Engenheiros civis com habilidades eficientes não encontrarão dificuldades em traduzir sua especialização no mercado internacional.