Lan house Brasília, DF

Compreenda o conceito de Podcasting. "A grande diferença entre o Podcasting e as rádios online é que, nele, cada usuário pode personalizar a sua programação", define o autor. Ele ainda esclarece que essa tecnologia permite que, o "ouvinte escolha e ouça a programação, como e quando bem entender", confira outros detalhes do surgimento e operação.

Lan house

Editoria: Vininha F. Carvalho11/7/2006

O que é Podcasting?

O que é Podcasting?

Podcastings são arquivos em MP3 disponibilizados na Internet. Com a vantagem de o próprio programa baixar as atualizações do seu site preferido automaticamente, poupando-lhe um bom trabalho e deixando apenas a decisão de quando você vai querer ouvir o novo arquivo.

A grande diferença entre o Podcasting e as rádios on-line é que nele cada usuário pode personalizar a sua programação. O novo meio permite que o ouvinte faça, escolha e ouça a programação, como e quando bem entender.

Como surgiu o Podcasting:

O Podcasting foi criado em 2004 por Adam Curry, ex-VJ da MTV, que teve também participação na criação do IPodder, um programa de computador conhecido como agregador.

Porém, seria injusto não citar a participação de Dave Winer, criador do RSS (Rich Site Sumary), um protocolo fundamental para o funcionamento do Podcasting que tem como objetivo a atualização automática de arquivos aos quais os usuários têm interesse.

Ambos queriam criar algo onde o rádio pudesse migrar para uma outra mídia. Uma mídia que pudesse ter a programação feita pelo próprio usuário, permitindo que o mesmo fuja das grades de programação radiofônicas e sinta-se à vontade para montar uma outra, selecionando apenas o que se quer ouvir.

Sendo assim, juntando os conhecimentos entre o iPodder (Curry) e o sistema RSS (Winer) surgiu o Podcasting, nome originário da junção entre as palavras IPod (tocador portátil de MP3) com Broadcasting (transmissão de rádio ou TV).

Curry tornou-se o pioneiro da nova mídia com o primeiro programa diário de Podcasting. O “Daily Source Code”, um quadro que se assemelha a um diário, onde Curry toca músicas e fala sobre coisas que aconteceram no seu dia-a-dia e outros temas que surgem aleatoriamente na sua cabeça. O programa, exibido pela primeira vez em 12 de fevereiro de 2004, é até hoje gratuito e conta com uma audiência diária de mais de 50 mil ouvintes.

Hoje, com o “boom” de aceitação em tão pouco tempo de existência, já há mais podcastings do que podemos escutar, com reviews, debates, opiniões pessoais, música entre outros vários programas. Sua arma principal é o poder de pré-download e a mais sedutora é a liberdade que o usuário tem de fazer a sua própria programação.

Fonte Link: http://www.podbrasil.com.br

Clique aqui para ler este artigo na Animalivre