Estudando os benefícios ecológicos do Biodiesel e Etanol Brasília, DF

Estude sobre os efeitos da emissão de biocombustíveis no meio ambiente. O autor lista as vantagens e desvantagens da utilização dessa energia renovável. Analise a eficiência ecológica, mecânica e até mesmo política do Biodisel e do Etanol.

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Estudando os benefícios ecológicos do Biodiesel e Etanol

Biocombustíveis Muito se tem falado sobre biodiesel e etanol, principalmente a importância em território brasileiro. Vale lembrar que o biodiesel é uma alternativa aos combustíveis derivados do petróleo, sendo que pode ser usado em carros e qualquer outro veículo com motor diesel. Fabricado a partir de fontes renováveis (girassol, soja, mamona), é um combustível que emite menos poluentes que o diesel.

Este biocombustível apresenta inúmeras vantagens, como pode ser conferido no quadro abaixo:

Vantagens na utilização do Biodiesel:

• É energia renovável. No Brasil há muitas terras cultiváveis que podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas, principalmente nos solos menos produtivos, com um baixo custo de produção;
• O biodiesel é um ótimo lubrificante e pode aumentar a vida útil do motor;
• O biodiesel tem risco de explosão baixo. Ele precisa de uma fonte de calor acima de 150 graus Celsius para explodir;
• Tem fácil transporte e fácil armazenamento, devido ao seu menor risco de explosão;
• O uso como combustível proporciona ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa;
• A viabilidade do uso direto foi comprovada na avaliação dos componentes do motor, que não apresentou qualquer tipo de resíduo que comprometesse o desempenho;
• Para a utilização do biocombustível, não precisa de nenhuma adaptação em caminhões, tratores ou máquinas;
• O biodiesel é uma fonte limpa e renovável de energia que vai gerar emprego e renda para o campo, pois o país abriga o maior território tropical do planeta, com solos de alta qualidade que permitem uma agricultura auto-sustentável do plantio direto; topografia favorável à mecanização e é a nação mais rica em água doce do mundo, com clima e tecnologia que permitem a produção de duas safras ao ano;
• Por outro lado, o diesel do petróleo é um combustível não-renovável. O petróleo leva milhões de anos para se formar;
• Substitui o diesel nos motores sem necessidade de ajustes;
• O produtor rural estará produzindo seu combustível;
• Diminuição da poluição atmosférica;
• Redução de custos na propriedade;
• No caso do biodiesel Eco Óleo o produtor não compra o biodiesel, a comercialização será por meio de permuta, ou seja: troca de mercadorias como, por exemplo, o produtor entrega o girassol e recebe o Eco Óleo. Será o uso cativo;
• O produtor estará fazendo rotação de culturas em sua propriedade, incorporando nutrientes na sua lavoura;
• O biodiesel é usado puro nos motores, porém aceita qualquer percentual de mistura com o diesel, pois é um produto miscível;
• Outra grande vantagem é que, na formação das sementes, o gás carbônico do ar é absorvido pela planta;
• O calor produzido por litro é quase igual ao do diesel;
• Pouca emissão de partículas de carvão. O biodiesel é um éster e, por isso, já tem dois átomos de oxigênio na molécula;
• Na queima do biodiesel, ocorre a combustão completa;
• É necessária uma quantidade de oxigênio menor que a do diesel;
• É uma fonte de energética renovável, a exemplo de todos os produtos originários do ciclo produtivo da agroindústria. Nesse ciclo, a energia que está armazenada nos vegetais, no caso o grão da soja, é transformada em combustível e depois da combustão uma parte destina-se à operação de um sistema como um motor, e outra retorna para a nova plantação na forma de CO2, o CO2 combinado com a energia solar realimenta o ciclo;
• Não são necessárias alterações na tecnologia (peças e componentes) e de regulagem. Apenas é preciso que o biodiesel tenha uma qualidade definida. Por ser um produto natural e biodegradável, surgem problemas de degradação natural. Ao utilizar biodiesel você estará utilizando qualidade;
• Os óleos vegetais usados na produção do biodiesel podem ser obtidos do girassol, nabo forrageiro, algodão, mamona, soja, canola… Qualquer oleaginosa;
• É constituído de carbono neutro. As plantas capturam todo o CO2 emitido pela queima do biodiesel e separam o CO2 em Carbono e Oxigênio, neutralizando suas emissões;
• Contribui ainda para a geração de empregos no setor primário, que no Brasil é de suma importância para o desenvolvimento social e prioridade de nosso atual governo. Com isso, segura o trabalhador no campo, reduzindo o inchaço das grandes cidades e favorecendo o ciclo da economia auto-sustentável essencial para a autonomia do país;
• Muito dinheiro é gasto para a pesquisa e prospecção do petróleo. O capital pode ter um fim social melhor para o país, visto que o biodiesel não requer esse tipo de investimento;
• Podemos prever claramente os efeitos positivos do biodiesel, analisando os benefícios da adição do etanol na gasolina. O etanol vem da indústria do álcool, uma indústria forte e que faz circular um grande volume de capital, gera empregos e ainda gera dinheiro para o governo através dos impostos, ajudando a reduzir o déficit público;
• A maior parte dos veículos da indústria de transporte e da agricultura usam atualmente o diesel. O biodiesel é uma alternativa econômica, tendo a vantagem de ser confiável, renovável e fortalecer a economia do país gerando mais empregos;
• Como combustível já é uma realidade em expansão;
• Beneficia os agricultores e contribui para o crescimento econômico dos municípios, pois reduz a exportação de divisas e permite a redução de custo desse insumo;
• Preservar o interesse nacional;
• Promover o desenvolvimento, ampliar o mercado de trabalho e valorizar os recursos energéticos;
• Proteger os interesses do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos;
• Proteger o meio ambiente e promover a conservação de energia;
• Utilizar fontes alternativas de energia, mediante o aproveitamento econômico dos insumos disponíveis e das tecnologias aplicáveis;
• Redução da emissão de poluentes locais com melhorias na qualidade de vida e da saúde pública;
• Possibilidade de utilização dos créditos de carbono vinculados ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo decorrentes do Protocolo de Kioto;
• Sedimentação da tecnologia de produção agrícola e industrial;
• Lubricidade otimizada;
• Número de cetano mínimo 51;
• Sem a presença de aromáticos (benzeno);
• Estável e com boa atividade;
• Ajuda na eficiência de catalisadores;
• tecnologia atual permite aos veículos Diesel atender a norma EURO III, dispositivos de retenção de particulados - filtros regenerativos (com B100 poderão operar melhor pela ausência de enxofre e material particulado);
• Melhora o número de cetano (melhoria no desempenho da ignição) e lubricidade (redução de desgaste, especialmente do sistema de ignição);
• Ampliação da vida útil do catalisador do sistema de escapamento de automóveis;
• O biodiesel é uma alternativa tecnicamente viável para o diesel mineral, mas seu custo hoje, de 1,5 a 3 vezes maior, o torna não competitivo, se externalidades positivas, como meio ambiente local, clima global, geração e manutenção de emprego, balanço de pagamentos não forem consideradas. Esses custos já consideram todos os créditos por subprodutos (uso da torta residual; glicerina). Não são previstas possibilidades de reduções significativas no custo de produção, para os óleos vegetais usados na Europa para biodiesel. Trata-se de processos agrícolas e industriais muito conhecidos, “maduros” e eficientes. O custo de referência, de diesel mineral, sem impostos, utilizado nesta análise é de US$ 0.22/ litro.
Desvantagens:
• Os grandes volumes de glicerina previstos (subproduto) só poderão ter mercado a preços muito inferiores aos atuais; todo o mercado de óleo-químicos poderá ser afetado. Não há uma visão clara sobre os possíveis impactos potenciais desta oferta de glicerina.
• No Brasil e na Ásia, lavouras de soja e dendê, cujos óleos são fontes potencialmente importantes de biodiesel, estão invadindo florestas tropicais, importantes bolsões de biodiversidade. Embora, aqui no Brasil, essas lovouras não tenham o objetivo de serem usadas para biodiesel, essa preocupação deve ser considerada.

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