Estudando sobre as mudanças climáticas Rio Branco, Acre

Os efeitos das mudanças climáticas, já não são mais uma ficção futurista e podem ser confirmados por meio de alguns dos principais efeitos adversos observados nos dias atuais. Os estudos atuais sobre o aquecimento ainda não são conclusivos sobre as interferências humanas nas alterações que estão ocorrendo em nível global. Alguns estudos sobre as transformações em outras eras indicam uma variação climática cíclica que passa de períodos úmidos a períodos secos (glaciações).

A C B Diogenes Me
(68) 3224-3887
r Rui Barbosa, 112, Sl 2, Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Amazon Empreendimentos Imobiliarios
(68) 3026-2792
r Quintino Bocaiúva, 238, Cs, Bsq
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
I C Maciel
(68) 3224-2307
r João Donato, 93, Ipase
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Agencia Reguladora dos Servicos Publicos do Estado do Acre
(68) 3211-1800
r Valério Magalhães, 172, Prd, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Cardoso & Rodrigues Ltda
(68) 3227-6200
av Nações Unidas, 1538, Sl B, Abrahão Alab
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Data Control Instituto de Pesquisa Ltda
(68) 3223-9063
tr Antimary, 273, Aviário
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Wolstein & Wolstein Ltda
(68) 3223-3303
cj Xavier Maia, s/n, Qd 23 Lt 7, Vl Ivonete
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Imobiliaria El Elyon Ltda
(68) 3226-1900
etr Dias Martins, 259, Estação Experimental
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Alves Informatica Ltda
(68) 3026-5074
r Bosco,Dom, 290, Tr Ed Lilian Deise, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Ipe Construtora Moura Leite Imp. e Exp. Ltda
(68) 3026-2737
av Nações Unidas, 840, Fds, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Estudando sobre as mudanças climáticas

Editoria: Vininha F. Carvalho30/7/2009

Mudanças climáticas

Os efeitos das mudanças climáticas, já não são mais uma ficção futurista e podem ser confirmados por meio de alguns dos principais efeitos adversos observados nos dias atuais, mostrados em publicação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia : elevação do nível do mar; alteração no suprimento de água doce; maior número de ciclones; tempestades de chuva e neve mais fortes e freqüentes; e intenso e rápido ressecamento do solo. Os estudos atuais sobre o aquecimento ainda não são conclusivos sobre as interferências humanas nas alterações que estão ocorrendo em nível global. Alguns estudos sobre as transformações em outras eras indicam uma variação climática cíclica que passa de períodos úmidos a períodos secos (glaciações). Entretanto, o que se pode afirmar é que em termos de microclimas as alterações são fácilmente comprováveis .

O Furacão Katrina, é conseqüência de que? É um fenômeno natural pura e simplesmente, ou está associado a alguma alteração climática? Ainda que seja um fenômeno natural, por que causou tantos estragos?

Nas alterações globais é grande a probabilidade de ter uma relação com o processo de industrialização que vem ocorrendo nos últimos 200 anos, sobretudo pela transferência do carbono fóssil do presente no subsolo (carvão e petróleo para a atmosfera, mediado pelas transformações industriais).

Contudo ainda não se pode afirmar que as alterações são decorrente diretamente das ações antrópicas. Possivelmente, elas, acentuam as transformações que naturalmente já vem ocorrendo em escala global.

Suspeita-se, até, que os aviões causam impacto sobre a camada de ozônio da terra. As explosões vulcânicas, já foram mencionadas por pesquisadores, como causa do aumento do buraco na camada de ozônio. Existem muitas especulações sobre os impactos do efeito estufa no planeta, mas, certamente, os países em desenvolvimento, como o Brasil, sofrerão mais, pois são mais vulneráveis à escassez de alimento e água, a secas intermitentes e chuvas intensas

Nas questões ambientais, o inesperado pode prejudicar muitas pessoas, e as perdas não serão registradas apenas em valores monetários ou credibilidade de empresas. Neste tema, as perdas serão irreparáveis, pois envolvem vidas, muitas vidas que podem ser destruídas, as vezes de maneira coletiva, como as que foram vítimas das catastrofes climáticas ou até mesmo do recente acidente aéreo.

O clima possui suas variações naturais, sendo que o ser humano pode ainda desconhecer seus reais efeitos. O clima varia de tempos em tempos. Porém, este tempo costuma ser muito longo, cerca de milhares de anos. Cem anos para o planeta não é nada. Mas, alterações significativas podem estar se manifestando. Como no passado não existia uma tecnologia avançada que permitisse registrá-las, precisamos saber identifica-lás e mensurá-las, visando salvar muitas vidas. Sem restrições, somos todos, filhos da natureza e, precisamos aprender a desvendar os seus mistérios.

Fonte: Vininha F. Carvalho - Del Valle Editoria

Clique aqui para ler este artigo na Ecotour