Estude as funções do colesterol Cuiabá, Mato Grosso

Entenda como o colesterol é processado no organismo. O colesterol HDL, chamado colesterol bom, possui alta concentração no sangue e está associado com o baixo risco de um ataque do coração. Enquanto o LDL, chamado colesterol ruim, está associado com o alto risco de enfermidades.

Naíra Domingos Sé
(65) 3322-2504
Rua Rua dos Líriosº 525
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Center Clin
(65) 3321-5658
r Br de Melgaço, 2403
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Center Med
(65) 3023-6666
r Gago Coutinho, 359
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Clínica Genus Ltda
(65) 3642-4742
av Aclimação, 508, Bsq da Saúde
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Cardioclin
(65) 3027-3040
r Joaquim Murtinho, 551
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Eliane Solange de Souza Pires
(65) 3617-1688
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Medicina de Família e Comunidade

Dados Divulgados por
Ângela Cristina Fanzeres Monteiro Fortes
(65) 3621-1806
r Dr Clóvis Corrêa Costa, s/n c 201
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Audimet Auditoria em Saúde e Medicina do Trabalho
(65) 3321-8725
r Des José Mesquita, 303 Araés
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Clínica Médica Mady Ltda
(65) 3625-1491
r Manoel Ramos Lino, 223, Coophamil
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Antônio M Silva
(65) 3321-4451
r Joaquim Murtinho, 940 Centro Sul
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Estude as funções do colesterol

Tudo sobre Colesterol By teu-corpo on outubro 31st, 2008

ColesterolO colesterol é essencial no corpo visto que tem funções importantes: Principalmente ajuda a criar células e as reparar. Também produz hormônios como estrogênios e a testosterona. Além disso, se converte em ácidos biliares para ajudar na digestão dos alimentos. Encontra-se em grandes quantidades no cérebro e na malha nervosa. O fígado produz suficiente colesterol para satisfazer as funções do corpo.

Há dois aspectos a considerar, primeiro é a importância que tem nestes processos e o outro, muito diferente, a elevação dos níveis de colesterol no sangue acima dos considerados adequados, o que pode ocasionar importantes problemas de saúde, já que este nível excessivo de colesterol está diretamente relacionado com a aterosclerose.

Os riscos começam quando a ingestão alimentar excede os requerimentos do corpo. O colesterol se obtém de fontes animais como: carne, fígado, rim, ovos e lácteos.

O colesterol não esta presente em fontes vegetais como frutas e verduras, e tampouco pode o colesterol fluir livremente no sangue, mas sim se transporta em lipoproteínas. Estas são células que contêm triglicérides e colesterol no centro, e estão rodeadas de fosfolipídios e proteínas hidrossolúveis. Isto permite aos lipídios mover-se no sangue. As 4 lipoproteínas diferem uma da outra em seu conteúdo de proteína, triglicérides e colesterol. Duas destas, a HDL e LDL, são as mais familiares para as pessoas que estão cientes de sua saúde do coração e casos sangüíneos.

O colesterol HDL é chamado de colesterol bom, porque sua alta concentração no sangue está associada com o baixo risco de um ataque do coração. O HDL contém mais proteínas que triglicérides e colesterol, e ajuda a tirar o colesterol das paredes arteriais. Também leva o colesterol das células ao fígado, para ser reusado, para ser convertido em ácidos biliares ou para ser descartado.

O colesterol LDL é chamado de colesterol ruim, porque esta associada com um alto risco de enfermidades do coração. O LDL se oxida e se deposita nas paredes arteriais e começa o que se conhece como aterosclerose, ou o endurecimento das artérias. Outros fatores de risco são o histórico familiar de enfermidade, a idade, fumar, hipertensão e diabetes mellitus.

As pessoas mais suscetíveis a riscos relacionados a altos níveis de colesterol são aquelas com: pressão alta, obesidade, diabetes, vida sedentária entre outros.

Parâmetros de Cole...

Clique aqui para ler este artigo na Teu Corpo